8 destinos de ecoturismo no Brasil

De Norte a Sul, o Brasil tem destinos de natureza incríveis e únicos. Eu já gostava muito de fazer ecoturismo no Brasil, mas agora, com a pandemia e a nova realidade, a tendência é procurar lugares sem aglomerações e com contato próximo às paisagens naturais. Então se você gosta de aventura e do contato com a natureza, veja uma seleção que preparamos com 8 destinos de ecoturismo no Brasil. São destinos que já conhecemos e achamos que valem muuuito a pena.

Jalapão

O Jalapão é um destino perfeito para quem busca ecoturismo no Brasil. Além de dunas douradas e cachoeiras, o maior atrativo por lá são os fervedouros. São nascentes que brotam na areia. Com a pressão, acontece o chamado “fenômeno da ressurgência”, que te empurra para cima e impede que você afunde. Em meio ao cerrado do Tocantins, o destino é ideal para se desligar e curtir intensamente o contato com a natureza. 

Turistas no Fervedouro do Camping do Nô no Jalapão

Tem post sobre o planejamento de uma viagem ao Jalapão e também um roteiro de 5 dias por lá. Não deixe de ler também uma lista com 22 dicas para quem vai para o Jalapão por conta própria. De qualquer forma, para aproveitar bem a viagem, recomendo fortemente que o passeio seja feito com guia local. Recomendo o Oziel, da Buriti Adventure (63) 98424-5822.

Dunas do Jalapão



Onde ficar no Jalapão

A estrutura nas cidades da região do Jalapão são simples. Então não dá para exigir muito das opções de hospedagem. Em Ponte Alta, indico a Pousada Vereda das ÁguasCapim Dourado e a Pousada Diego Tour. Já em Mateiros, veja a Pousada Santa HelenaCristal Dourado e Macedo Hospedagem. Em São Félix, tem a Jalapão Ecolodge que tem uma proposta bem diferente e a pousada Jalapão Ecolodge.

Foz do Iguaçu

Sempre falo que Foz do Iguaçu, no Paraná, é um dos destinos mais singulares do Brasil. Foz do Iguaçu é cheio de atrativos naturais e é um dos lugares mais bonitos do mundo. Com certeza é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. Nós já fomos três vezes em Foz e amamos. E para ter uma experiência completa nas Cataratas do Iguaçu, sugiro que, se for possível, não ignore o lado argentino.

Cataratas do Iguaçu

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Temos um post completinho com dicas sobre onde ficar em Foz do Iguaçu. Mas de maneira geral, entre as opções de hospedagem em Foz, você precisa definir antes se quer ficar no centro ou na estrada, ao longo da Rodovia das Cataratas. Entre as opções com bom custo-benefício no centro estão o San Juan Tour Foz e o Windhan Golden, onde já fiquei e aprovo. Uma opção mais barata que também já experimentei é o Vivere Cataratas, que é simples, mas bem aconchegante. Uma opção de hotel na estrada é o Vivaz Cataratas, que tem uma estrutura completa para crianças com parque aquático. 

Foz do Iguaçu

Chapada dos Veadeiros

Dos meus lugares preferidos no mundo, a Chapada dos Veadeiros, no interior de Goiás, é um destino perfeito para quem quer contato com a natureza. São incontáveis cachoeiras, serras e lugares únicos como o Vale da Lua ou as águas termais. Aqui no blog temos inúmeros posts que podem te ajudar a organizar uma viagem para lá, mas comece lendo o Guia completo da Chapada dos Veadeiros.

Ecoturismo no Brasil

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Temos um post com dicas bem completas sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros. Mas em resumo, para conhecer a Chapada dos Veadeiros você tem quatro cidades como opção de hospedagem: Alto ParaísoVila São JorgeSão João d’Aliança e Cavalcante. Então é preciso decidir o quer ver primeiro e, a partir daí, escolher a cidade.

Vale da Lua em Goiás | Ecoturismo no Brasil

Lençóis Maranhenses

Outro destino único de ecoturismo no Brasil são os Lençóis Maranhenses. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares e o índice de chuvas da região é cinco vezes maior que o normal para regiões desérticas. Daí a paisagem que desafia a lógica.

Lençóis Maranhenses | Destaque

São centenas de quilômetros de dunas com areia branquinha e lagoas de água doce às vezes azul e em outros momentos verde. Há diversas opções de passeios, mas os mais conhecidos são: Lagoa BonitaCaburé e Lagoa Azul. Falei melhor deles aqui.

Lençóis Maranhenses | Ecoturismo no Brasil

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Em Barreirinhas, cidade que funciona como portal dos Lençóis Maranhenses, nos hospedamos na Pousada São José. As opções de hospedagem em Barreirinhas são relativamente baratas, mesmo porque a grande oferta são de pousadas simples e pequenas. A Pousada São José é também uma opção simples, mas com um atendimento excelente, preço justo boa localização.

Fernando de Noronha

Sonho de viagem de muitos brasileiros, Fernando de Noronha, é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. O arquipélago já foi uma prisão e hoje recebe turistas que buscam contato com a natureza e um bom mergulho no mar com águas cristalinas.

Fernando de Noronha - Morro 2 Irmãos e Baia dos Porcos

Aqui no blog tem posts sobre quanto custa uma viagem para Fernando de Noronha. os melhores lugares para comeras praiaslugares para assistir o pôr do sol e o que você precisa saber antes de ir. Então dá uma olhadinha. Tem, inclusive, um guia completo de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha - Caranguejo na Praia do Atalaia

Onde ficar em Fernando de Noronha

Se você deseja um lugar barato, tem a Pousada Noronhas House, onde nos hospedamos (e adoramos). Mas tem um post completo com dicas para escolher a hospedagem em Fernando de Noronha. Umas outra opção em conta é a Casa do Cadu, que tem uma avaliação excelente no Booking. Para quem não se importa em investir um pouco mais em uma hospedagem, a Pousada Maria Bonita, do casal Giovana Ewbanck e Bruno Gagliasso e a Pousada Zé Maria, onde é realizado o festival gastronômico são bons conselhos. Agora, se você exige o melhor, Noronha também oferece pousadas luxuosas como a Pousada Morena e a Pousada Maravilha, que tem uma das maiores estruturas da ilha

Canions do Rio Grande do Sul

Muito além de Gramado e Canela, o interior do Rio Grande do Sul é uma região rica em ecoturismo. São praias, montanhas, florestas, vinhedos, muitas cachoeiras e cânions.

Ecoturismo no Brasil

Três deles são imperdíveis: ItaimbezinhoFortaleza e Monte Negro. Se você tiver disponibilidade de tempo para ir aos três, vá. A paisagem é estonteante.

Cânions do Rio Grande do Sul

Bonito

Sem dúvidas, um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil. É impressionante tanto a riqueza natural quanto a organização turística e a preocupação com o meio ambiente. Alí, os turistas contemplam cenários de natureza praticamente intocados, com cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas e grutas.

Destinos de Ecoturismo no Brasil

O lugar conta com variadas atividades de aventura e lazer, como trilhas, rapel e flutuação. São mais de 40 atrações para conhecer, entre elas a Gruta do Lago Azul, o Aquário Natural e a cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura. Quando estive lá, em 2010, ainda não fazia meus relatos aqui, então não tenho posts mais completos para indicar. 

Ecoturismo no Brasil | Bonito

Chapada Diamantina

No mesmo estilo da Chapada dos Veadeiros, a Chapada Diamantina, na Bahia, é repleta de cachoeiras, rios e poços surpreendentes. Minha experiência na região foi curta e aqui temos post sobre a Cachoeira do Buracão, o Poço Encantado e o Poço do Diabo. Mas é apenas uma amostra grátis do que a região tem a oferecer.

Poço do Diabo na Chapada Diamantina

Onde ficar na Chapada Diamantina

A região da Chapada Diamantina é grande, mas a principal base para os turistas costuma ser a cidade de lençóis. No entanto, eu aconselho dividir a estadia entre diferentes cidades. Se organize de acordo com os atrativos que deseja conhecer. As opções de hospedagem são simples, mas muito aconchegantes. Então veja aqui algumas pousadas em Lençóispousadas em Mucugê e as pousadas no Vale do Capão.

Ecoturismo no Brasil | Poço Encantado

Em resumo, essas foram nossas sugestões de destinos de ecoturismo no Brasil. Afinal, nada melhor que entrar em contato com a natureza e renovar as energias para continuar com a rotina que a vida moderna nos oferece.


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 6 lugares para viajar em julho no Brasil

  2. Pingback: Across the Universe | Cânions do Rio Grande do Sul – Itaimbezinho, Fortaleza ou o Monte Negro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *