Cânion Monte Negro no Rio Grande do Sul

Dando continuidade à nossa série sobre os Cânions do Rio Grande do Sul, hoje vamos falar sobre o Cânion Monte Negro. Nós o visitamos no dia seguinte à nossa ida ao Cânion Fortaleza. O Monte Negro também fica na região conhecida como Campos de Cima da Serra, mas é o mais afastado.

Então depois de visitar o Cânion Fortaleza, dormimos em Cambará do Sul e só fizemos o passeio ao outro cânion no dia seguinte. Outra opção de cidade para se hospedar é São José dos Ausentes. Assim dá para aproveitar tudo com calma e sem correria. 

Então acordamos cedo em Cambará e percorremos aproximadamente 56 quilômetros pela RS-020 até chegar na entrada de São José dos Ausentes. De lá seguimos pela mesma rodovia estadual por mais 43 km.

Ao longo do caminho, principalmente após São José, há placas indicativas e achei que as vias de acesso estavam em boas condições (mesmo sendo estradas de terra). Mas, ainda que os trechos sejam curtos, demoramos quase umas três horas para chegar devido aos segmentos íngremes e sinuosos do trajeto.



Como o Fortaleza, o Monte Negro também não tem estrutura – mas diferente do primeiro, esse não tem nem portaria, nem banheiro. Ainda assim é bem sinalizado e autoguiado. O Monte Negro pertence a uma propriedade particular de mesmo nome, mas quando fomos não tinha ninguém na entrada, não sendo cobrada taxa de visitação. Por um tempo fomos os únicos visitantes do local.

De onde se deixa o carro até a borda é preciso percorrer uma trilha curta e plana, bem tranquila. Assim que o vi, tive a impressão que ele possuía uma maior profundidade, bem mais imponente, mas chequei a informação e vi que ele tem a mesma profundidade dos outros cânions– cerca de 700 m.

Se tiver a chance de pegar um dia com alta visibilidade é possível enxergar de longe o vale com o litoral de Santa Catarina. Assim como para os outros cânions, recomendo que visite o Monte Negro no período da manhã, antes que as nuvens cheguem. É do lado desse cânion que também se encontra o pico Monte Negro, o mais alto do Rio Grande do Sul com 1.403 metros.

Geralmente os visitantes costumam combinar a visita ao Monte Negro com a Cachoeira dos Rodrigues e o Desnível dos Rios, mas precisávamos retornar para Canela/RS e deixamos para visitá-los numa próxima vez.

Em suma, dá para perceber que os três cânions (Itaimbezinho, Fortaleza e Monte Negro) possuem belezas diferentes e complementares e por isso disse no post introdutório da série que cada um atende a um perfil diferente de viajante. Se você gostar de viagens menos estruturadas, como eu, vai querer ir nos três. Assim, reserve pelo menos um dia para cada cânion.

Leia sobre os outros cânions:
Cânion do Itaimbezinho
Cânion do Fortaleza


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Cânions do Rio Grande do Sul: Fortaleza | Across the Universe

  2. Pingback: Cânion Fortaleza em Cambará do Sul RS - Blog de Viagem

  3. Os Cânions do Rio Grande do Sul são realmente incríveis. Quando estive na Serra Gaucha, conheci apenas o Cânion Fortaleza mas na próxima, irei incluir o Monte Negro no roteiro. Lindo demais. Amei sua dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *