Costa Rica: conhecendo a Cachoeira do Rio Celeste por conta própria

Depois de curtir La Fortuna, fomos para a Cachoeira do Rio Celeste por conta própria. O atrativo fica dentro do Parque Nacional Vulcão Tenório, que é bem estruturado, com restaurantes, banheiro e estacionamento.

Parque Nacional Vulcão Tenório

Como chegar

Se você não quiser alugar um carro, tours diários saem de La Fortuna (1h30 de trajeto) e Tamarindo (3h de trajeto). Os valores saem em torno de U$70 a U$160 por pessoa e as vezes combinam mais de um atrativo. Acho o bate-e-volta de Tamarindo bem puxado, mas muita gente faz.

Alugamos um carro para irmos para Cachoeira do Rio Celeste por conta própria. Saindo de La Fortuna o acesso mais comum é pela Rota 4 até San Rafael e de lá pela Calle la Paz, o que dá uma distância de cerca de 1h30 até a entrada do parque. Mas eis que decidimos seguir o GPS e ele nos mandou por um caminho alternativo. Seguimos via Rota 142 e 143. Incialmente foi legal, porque fomos margeando o Lago Arenal e a vista do Vulcão Arenal é estonteante.

No entanto, depois pegamos uma longa estrada de terra em péssimas condições, o que aumentou o nosso tempo de percurso. Além disso, ainda ficamos perdidos algumas vezes. Ou seja, essa segunda opção é para os aventureiros e só recomendo para quem não tem muita pressa.

A Trilha

Uma vez dentro do parque, pegamos a única trilha, chamada de Misterios del Tenorio. Ela é autoguiada e tem 5 km de extensão ida e volta. O primeiro atrativo, a 1,5 km da portaria, é a Cachoeira do Rio Celeste. Até ela a trilha é bem tranquila e plana. A trilha chega por cima, sendo necessário descer alguns degraus até a base da cachoeira. Na escadaria os funcionários fazem o controle. Como o deck para observar a cachoeira é pequeno, limitam o número de pessoas. Além disso, dentro do parque não é permitido nadar. Funciona apenas como um atrativo para contemplação.

Cachoeira do Rio Celeste por conta própria

Depois de mil suspiros (e fotos) é hora de subir as escadarias para seguir para os próximos atrativos. Mas a partir daí a trilha exibe mais pontos íngremes e trechos bem enlameados e escorregadios.

Trilha da Cachoeira do Rio Celeste

O próximo atrativo da lista é o mirante para os vulcões (500m adiante) e é bem bonito. Lembrando que já tem post sobre o Vulcão Poás.

Mirante para Vulcão

Seguindo a trilha, 150 m a frente, você chega na Laguna Azul, onde o cheiro de enxofre começa a se intensificar.

Laguna Azul na Costa Rica

Mais 50 metros e se chega nos Borbollones, aqui dá vontade de sair correndo porque o cheiro é realmente muito forte. Os Borbollones é o único ponto do parque onde as águas são quentes. Lá é onde se tem o escape dos gases do vulcão.

Borbollones

Teñidero

Continuando a trilha por mais 300 metros, se chega ao atrativo final, chamado Teñidero, onde temos o encontro de dois afluentes: o Rio Buenavista com o Quebrada Agria e a formação do Rio Celeste. As diferenças de composição química entre os dois afluentes possibilitam a formação de compostos chamados aluminosilicatos, onde parte se precipita (a parte branca) e parte fica em suspensão. Quando a luz incide sobre a parte suspensa, há o fenômeno óptico chamado dispersão da luz, que sob essas partículas se desdobra em vários tons de azuis. A transição de cores é surreal de linda.

Além da paisagem estonteante e da floresta densa e úmida, tivemos a oportunidade de ver vários animais ao longo da trilha. A Cachoeira do Rio Celeste, sem dúvidas, foi o ponto alto da viagem a Costa Rica.

Teñidero na Costa Rica

Valores e horário de funcionamento

Estrangeiros pagam U$12 e o tíquete pode ser comprado na hora ou pelo site do Sistema de Parques da Costa Rica

A entrada ao parque é das 8h às 14h e o visitante pode permanecer até as 16h.