O que levar na bagagem de mão

Na hora de arrumar as malas para uma viagem de avião é comum bater aquela dúvida sobre o que levar na bagagem de mão. Na verdade esse item sempre é motivo de incertezas, seja sobre as regras, sobre como funciona ou mesmo quanto ao que levar nessa mala diminuta.

Nesse post resolvi enumerar alguns dos itens que devem sempre ser levados na bagagem de mão e ainda outros que, por regra, não podem. E, como sempre digo, planejamento é a regra de ouro para uma viagem perfeita. Em um outro texto, já havia explicado como funciona a bagagem de mão, então agora segue a lista dos 12 itens que é sempre bom ter sempre por perto para enfrentar horas no avião e em aeroportos.

1 – Necessaire 

Item de primeira necessidade na sua bagagem de mão, é na necessaire que você vai levar os itens básicos de higiene. Então coloque aí shampoo, condicionador, hidratante, protetor solar, repelente, escova de cabelo, álcool em gel, sabonete, desodorante, cortador e lixa de unha. Mas lembrando que todos os itens devem ter embalagens com no máximo 100ml. A minha necessaire é desse modelo que dá para pendurar no banheiro do hotel e ter tudo a mão. 

Necessaire de viagem da gocase

Se não tem um daqueles porta escova de dente que cabem também a pasta também (recomendo esse que tenho há anos ou esse mais basiquinho), é bom colocar na necessaire esses itens. Também costumo levar separado meus remédios de rotina (que coloco em porta pílulas assim) e outros para o caso de emergência.

O que levar na Bagagem de mão | Porta pílulas

2 – Carteira

Outro item básico em uma bagagem de mão. É bom conferir a carteira 1, 2, 3 ou quantas vezes for antes de sair de casa, verificando se está com documentos pessoais, cartões e dinheiro.

O que levar na bagagem de mão | carteira

Para o caso de viagem internacional, não esqueça o passaporte (e é bom ter uma case só para ele e o certificado de vacinação). Quem prefere usar doleira, tem essas da Amazon com preço ótimo.

Porta Passaporte

3 – Pasta com todos os vouchers e reservas

Sim, sim. Não confie apenas nos prints e PDF’s que estão no seu celular. Muita coisa pode acontecer, como vc ficar sem bateria, seu celular dar pau e o mais comum em uma viagem internacional: as autoridades da imigração proibirem o uso do celular nessa área e se recusarem a conferir as informações com o seu celular. A regra é clara em todas as imigrações internacionais: leve tudo impresso. Acontece muito de nem pedirem, mas se pedirem e você não tiver em mãos, pode ser um grande problema.

4 – Casaco

Não importa se você está indo para Salvador, Rio de Janeiro ou qualquer outro destino quente, não confie no técnico que regula o ar condicionado dos aeroportos. Todo avião e aeroporto é gelado e se você precisar esperar muito, vai passar frio. Então sempre leve um casaquinho para se prevenir. Uma outra opção é um cachecol, que é pequeno, leve, ocupa menos espaço e ajuda a espantar o frio também.

5 – Máscara para os olhos

Já a máscara para os olhos eu não abro mão, porque sempre tem aquele colega de assento que não quer fechar a janela nunca e eu não sou obrigada a ficar sofrendo com a claridade. Na Amazon tem baratinho e de diversas cores. 

Máscara para dormir durante viagem

6 – Travesseiro de pescoço

Particularmente eu nutro um caso de amor e ódio com o travesseiro de pescoço, porque ele ocupa muito espaço e nem sempre impede que meu pescoço fique dolorido depois de um cochilo pesado. Mas não dá para negar que ele nos salva muito. O melhor é comprar desse aqui que tem uma cordinha para unir as duas pontas, então você só encaixa ele na bagagem de mão e não ocupa tanto espaço. Esse também tem uma bolsinha para carregar ele. 

7 – Adaptador Universal

Item de necessidade básica também em uma viagem. Você pode pensar que dá para levar na bagagem despachada, mas ele pode fazer falta principalmente nos aeroportos e até mesmo dentro do voo. Tem desse adaptador universal (que se encaixa em todas as tomadas do mundo) baratinho aqui.

O que levar na Bagagem de mão | adaptador universal

8 – Fone de ouvido

Não esqueça também do fone de ouvido, já que nem toda companhia aérea fornece e nada melhor que ter o seu próprio. Bom para assistir besteira no celular, filmes ou mesmo um som relaxante para dormir. No caso daqueles headset com cancelador de ruídos, ajudam até a ter um ambiente mais adequado para seu sono.

9 – Carregador portátil 

Tenha sempre a mão um carregador portátil com carga para não correr o risco de ficar sem bateria no celular, tablet, kindle e outros. Mas não esqueça também dos cabos.

Carregador portátil

10 – Uma roupa extra

É sempre bom ter ao menos um look completo na bagagem de mão para o caso da sua mala ser extraviada, ou ter atraso de voos ou mesmo um incidente com a roupa que você está usando.

11 – Kindle ou livros 

Um texto com dicas sobre o que levar na bagagem de mão não pode deixar de citar também as opções de entretenimento durante a viagem. Eu carrego sempre o meu Kindle com alguns livros já baixados. O bom é que ele não pesa na mala como os livros físicos. Também deixo sempre a mão um caderninho de anotações e uma caneta, que sempre me ajuda também a preencher os formulários de imigração. Tenho tudo isso no celular e nos aplicativos de viagem, mas acontece de ficar sem bateria e internet e aí complica. 

Kindle na bagagem de mão

12- Meia de compressão

É bom para aquecer e também para prevenir problemas de saúde. Após um longo período sentado na mesma posição, os pés costumam inchar. As meias de compressão ajudam a normalizar o funcionamento das veias e evita a sensação de peso nas pernas.

Agora que você já sabe o que levar na bagagem de mão, veja o que não é permitido levar em um voo:

– Líquidos com mais de 100ml
– Explosivos e inflamáveis
– Objetos pontiagudos
– Embalagens Aerosol

Ficou alguma dúvida? Deixe aí nos comentários que respondemos rapidinho. 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Bagagem de mão: como funciona? | Across the Universe

  2. Adorei o post e sugestões de o que levar na mala de mão. Algumas dicas eu ainda não experimentei como a meia de compressão. Achei bem útil a sugestão!

  3. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional | Across the Universe

  4. Ana Cristina dos Santos Rodrigues
    24 set 2023

    Posso levar ferro de passar roupa portátil na mala de mão? E meu adaptador não recolhe os pinos esses ficam pra fora. Pode ser levado em mala de mão?

    • Oi, Ana. Os pinos do adaptador não são um problema. Mas o ferro de passar sim. Ele não é aceito na bagagem de mão, mesmo que portátil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *