Realizando o sonho de tirar uma foto com o Papa

Fotografo? Filmo? Faço selfie? Ou aproveito a energia singular que é estar no mesmo ambiente que o Papa Francisco? São as principais dúvidas que passam pela cabeça quando ele se aproxima. No fim das contas, você não consegue fazer nada, a não ser chorar, sorrir, se emocionar e agradecer.

 

Quando decidimos passar as férias de 2017 na Itália, sabíamos que Roma seria um de nossos destinos e que nos organizaríamos  para ir ao Vaticano em um dia em que fosse possível ver, ainda que de longe, o Papa Francisco. Nas nossas pesquisas, observamos que às quartas-feiras, dia de audiência, seria mais fácil. E assim fizemos. Fomos no verão. Era 23 de agosto. E, meses antes, quando pesquisamos sobre a visita, identificamos que não seria necessário reservar convites. E que a audiência seria realmente pública.

No dia marcado, chegamos cedo – por volta das 7h da manhã (para ir ao Vaticano, como era bem cedo, nós fomos de metrô, mas, para voltar, voltamos a pé – estávamos hospedados bem próximo da Fontana di Trevi). Esta era a principal recomendação de quem já tinha ido e que lemos em todos os blogs que tratavam do assunto. Mas não foi cedo o suficiente para pegar um lugar privilegiado dentro da Sala Paulo VI, onde foi realizada a cerimônia neste dia. Foi um misto de frustração e tristeza, quando vimos o salão lotado e que teríamos de nos contentar em ver o Papa pelos televisores instalados do lado de fora do salão principal, em uma espécie de foyer. Pelo menos, pegamos um lugar próximo à grade de contenção, pensamos.



A surpresa veio quando vimos a guarda se posicionando e, quase uma hora antes do horário marcado para a audiência, que começou às 10h30, enxergamos os passos calmos e silenciosos que se aproximavam. Os presentes ainda estavam incrédulos, quando os argentinos – que não eram numerosos, mas bem barulhentos – começaram a gritar. Sim, era o Papa Francisco. E, com o mais largo sorriso possível, estendia a mão a quem encontrava espaço na contenção. Nós éramos os próximos.

Nesta hora, aparecem mãos de todos os cantos e em todos os espaços possíveis. E a disputa foi grande. Mas ele é tão calmo, tão sereno, tão sorridente, tão anjo… que paralisa qualquer agitação. Pegamos nas mãos dele várias vezes. Pelo menos umas três… rs. E foi uma das emoções mais lindas que já vivemos.

Sabe aquele negócio que dá quando você acha que cada esforço na vida vale a pena? Foi, sem dúvida nenhuma, a viagem dos nossos sonhos. E Roma ficará para sempre gravada nas nossas melhores recordações.

E a foto? 

E é aí nessa hora que todas as dúvidas vêm. Precisamos registrar. Precisamos filmar, fotografar, fazer uma selfie. Meu Deus! É ele! O desepero é tão grande, que você não consegue fazer nada direito. A sorte da vida é que, junto com o Papa, vem um fotógrafo oficial do Vaticano, clicando todos os momentos, todos os passos, todos os sorrisos e todos os apertos de mão.

Depois, você consegue comprar os retratos, que custam a partir de 2,50 Euros, se forem impressos. Em formato digital, eles são um pouco mais caros. Antes de a audiência começar, eles passam distribuindo folhetos de propaganda do Serviço de Fotografia do Vaticano, onde tem o endereço e o site. Vale a pena ficar por ali, esperando as fotos. Enquanto isso, dá para visitar a Basílica de San Pietro e até ir aos Museus do Vaticano.

Dicas

Se você vai a Roma e vai estar numa quarta-feira por lá, antes de ir, veja a agenda do Papa Francisco no site da Prefeitura do Vaticano. É lá onde informam se as audiências precisam de bilhete para ingresso ou não. E, se forem necessários, é lá também onde é possível solicitá-los. Nesse outro post aqui explicamos direitinho como funciona o processo.

No dia de ir ao Vaticano, escolha roupas que escondam os ombros e os joelhos. Do contrário, será necessário comprar um lenço que cubra “as partes”. Ou você não conseguirá nem entrar dentro do Serviço Fotográfico. É possível entrar na sala para a audiência com o Papa com um vestido mostrando os joelhos, mas não o será para resgatar os retratos, por exemplo.

A audiência com o Papa é gratuita e super fácil de conseguir ir. Nós garantimos que não há dificuldade alguma. Portanto, não confie em sites que oferecem tour para esta visita. Além de serem ilegais (o próprio Vaticano propaga isso o tempo todo), enganam aos turistas. Você consegue. Não há dificuldade alguma, basta planejar a ida, verificar sobre a necessidade do convite e chegar cedo.

Explicamos neste outro post aqui como participar de uma audiência com o Papa Francisco.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Gabriela
    11 jul 2019

    Puedo obtener la información en español? No entendí nada en portugués

  2. Pingback: O dia que o Papa Francisco abençoou minha filha | Across the Universe

  3. Bom dia e bom domingo com a paz de Deus ,
    ai que lindo ler tudo isso , muita emoção .
    meu irmão gostaria de saber se e possível fazer a foto com o Papa , porque ele festeja 25 anos de casamento .
    tem a possibilidade??
    onde posso pedir um encontro .
    e muito importante pra nos .
    obrigada
    Sandra

  4. Pingback: Across the Universe | Como participar de uma audiência com o Papa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *