10 cachoeiras incríveis e próximas de Brasília

O turismo na Capital Federal geralmente envolve um passeio nos arredores. E dentre as opções de atrativos próximos de Brasília, as cachoeiras se destacam. Devido aos inúmeros parques e a imensa área rural que circunda a região, Brasília é um destino perfeito para quem busca momentos de conexão com a natureza. 

Cachoeiras próximas a Brasília

Algumas cachoeiras estão dentro do estado de Goiás e outras no Distrito Federal, mas todas tem acessos bem viáveis e dá para fazer um passeio de bate e volta com tranquilidade. Ou seja, é um passeio legal para aquele domingo que prometia ser de tédio. 

Então veja uma lista com 10 cachoeiras incríveis e que ficam pertinho de Brasília. 

Cachoeira do Tororó

Essa é uma das cachoeiras mais próximas do centro de Brasília. Fica em Santa Maria, pouco depois da Papuda. É muito procurada por famílias fazendo piquenique, turmas de jovens que vão para beber, grupos de ciclistas e até mesmo de idosos. Ou seja, é um atrativo bem democrático.


Cachoeiras em Brasília

A trilha é de nível fácil e tem 3km (ida e volta). A entrada é gratuita e há a opção de praticar rapel na Cachoeira. Veja um outro post com mais detalhes sobre a Cachoeira do Tororó.

Cachoeira do JK

A Cachoeira do JK fica no município de Formosa, a 120km de Brasília. É um lugar perfeito para curtir com crianças e também cachorros, já que o local é pet friendly.

Cachoeira do JK

Além da própria Cachoeira do JK, que tem um tom esverdeado maravilhoso, por alí você encontra a Cachoeira das 3 quedas, a Piscina do Lajedo (que é impressionante) e também uma gruta. 

Cachoeira do JK

É um passeio para um dia inteiro, pois são muitos poços para banho. Para mais detalhes, veja o post completo sobre a Cachoeira do JK.

Salto Corumbá

O complexo de cachoeiras conhecido como Salto de Corumbá, localizado em Corumbá de Goiás, está a 119km de Brasília, 123km de Goiânia e apenas 30km de distância da cidade de Pirenópolis. Pode ser uma boa opção de passeio bate e volta para quem está em qualquer uma dessas 3 cidades, mas é também um excelente local para passar uns dias relaxando, hospedado no hotel ou no camping.

Cachoeiras perto de Brasília

Diferente do que muita gente pensa, a Cachoeira do Corumbá, aquela suntuosa queda d’água com 50 metros de altura e que pode ser vista até da rodovia, não é a única do local. Ao todo são 7 cachoeiras e outros atrativos como rapel, tirolesa, boia cross, piscina, toboágua e passeio a cavalo. Para mais detalhes, veja o post completo sobre o Salto Corumbá. 

Salto do Itiquira

A distância entre Brasília e o Salto do Itiquira é de apenas 115km de Brasília. Todo o trecho é asfaltado e até Formosa a pista é toda dupla. Em 1 hora você chega com tranquilidade aos pés de uma das maiores cachoeiras do Brasil, com 168 metros de altura. 

Salto do Itiquira

Para conhecer o Salto do Itiquira não é preciso seguir trilha, escalar, suar. Ou seja, é um passeio para toda a família. Todo o trajeto é calçado, tranquilo, em meio a numerosas árvores que te proporciona uma maravilhosa sombra e aquele ventinho fresco (molhado mesmo!) da cachoeira. Veja um outro post com mais detalhes sobre o Salto do Itiquira.

Cachoeira do Indaiá

A Cachoeira do Indaiá fica em Formosa, a 75km do centro de Brasília. No local você encontra várias pequenas cachoeiras e inúmeros poços para banho. Há uma trilha mais leve, uma média e outra mais pesada, com 7km que leva ao topo da região. Dalí é possível avistar o Salto do Itiquira. 

Paraíso na Terra

A Reserva Ecológica Paraíso na Terra é um passeio imperdível, com 6 cachoeiras incríveis no município de Brazlândia, no Distrito Federal. O Paraíso na Terra fica em uma região belíssima do Cerrado, como uma espécie de mirante para um vale. É uma região conhecida por ser “berço de águas” e possui muitas nascentes.

Cachoeira Alma Gêmea

De cara, tem 6 cachoeiras. Na verdade, tem mais, mas essas são as que está abertas para visitantes. E não 6 pequenas quedas d’água. São cachoeiras belíssimas, com excelente piscinas naturais.Em algumas dessas piscinas, é possível encontrar até borda infinita natural. Veja um outro post com mais detalhes sobre o Paraíso na Terra.

Paraíso na Terra

Ecobocaina

O Parque Ecobocaina fica em Formosa e é famoso pelos mirantes com vista para o Vale do Paranã. É uma paisagem para deixar qualquer um deslumbrado. No local você também encontra paredões altíssimos, poços e cachoeiras de água mineral. O Parque Ecobocaina fica a 85km do Plano Piloto e com pouco mais de 1h você chega até o local. 

Terra Viva

A visita ao Parque Ecológico Terra Viva é um daqueles passeios perfeitos para quem está em Brasília. O parque fica em Brazlândia, a 50km do centro da capital federal. É um espaço para descanso, relaxamento e contemplação da natureza.

Parque Ecológico Terra Viva

O Parque Ecológico Terra Viva é uma área de preservação e recuperação ambiental na Chapada da Contagem, próximo ao Lago Oeste, região de Brazlândia.

Terra Viva

No local há 12 cachoeiras com quedas d’água de até 30m de altura, poços de água azul cristalina, canyons e trilhas percorrendo o cerrado. Veja um outro post com mais detalhes sobre a Parque Ecológico Terra Viva.

Cachoeira do Girassol

Já a Cachoeira do Girassol, fica em Cocalzinho, a 65km do Plano Piloto. Além da cachoeira, o local tem como atrativos uma área de camping, churrasqueiras, restaurante, piscinas abastecidas com água corrente, toboágua e estrutura para arvorismo. O local também é pet friendly. Para mais detalhes, veja o post completo sobre a Cachoeira do Girassol. 

Cachoeiras próximas a Brasília

Chapada Imperial

Já o complexo da Chapada Imperial tem algumas uma das cachoeiras mais conhecidas de Brasília. Fica em uma área de preservação no município de Brazlândia, a 50km de Brasília. Com 40 minutos você chega ao local e desfruta das mais de 7 cachoeiras abertas a visitação. Em um outro post detalhamos as opções de hospedagem e day use da Chapada Imperial

cachoeiras brasília

Conhece outras cachoeiras próximas a Brasília e que deveriam ser incluídas nessa lista? Deixe sua sugestão aí nos comentários. Se procura algo que vá além de ecoturismo, veja 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro. 

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva sobre os Top 10 em várias áreas. Veja o texto dos outros blogs participantes: 

Vamos Por Aí  – O que fazer em Porto Seguro – 10 melhores passeios 
Blog Viagem e Cura, por Luana LôpoTop 10 lugares para viajar sozinha no exterior
Oncotô Travel Top 10 Melhores Destinos de Inverno na Europa
Vamos viajar pra onde agoraTop 10 em Arraial do Cabo
Elizabeth Werneck – Cunha, SP: 10 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS + DICAS DE VIAGEM
Destinos Por Onde Andei…Destinos imperdíveis na Itália – Top 10
Mulher Casada Viaja 10 Coisas para Fazer em Paraty
Uma Viagem Diferente10 Cidades para Conhecer no Uruguai
6 ViajantesTop 10 aplicativos para viajar com crianças
Dani Turismo top 10: o que fazer em Jericoacoara?
T+MConheça as 10 principais vantagens de ter cidadania portuguesa



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Amei as dicas das cachoeiras perto de Brasília. Conheço o Salto Corumbá e amo!!! Agora já anotei as dicas, pois quero conhecer o Parque Terra Viva, entre outras

  2. Caraca. Quanta cachoeira incrível para conhecer perto de Brasília.
    Eu sabia que haviam algumas, mas não imaginei nessa quantidade e tão bonitas. Já quero conhecer!

  3. Uau! Eu estava pesquisando ir para cachoeiras perto de Brasília e não imaginava que teriam tantas opções legais. Adorei. Obrigada por compartilhar.

  4. Hebe
    02 dez 2021

    Cada cachoeira mais linda que a outra. Estou precisando muito ir conhecer Brasília e explorar esses locais. Adorei seu post

  5. Blogs de viagem são tudo de bom! Confesso que antes de começar a ler alguns não tinha ideia de que havia tantas cachoeiras perto de Brasília! E uma mais linda que a outra. Parabéns pelas fotos, estão lindas!

  6. Luana
    08 dez 2021

    Brasília é uma cidade abençoada por ter diversas cachoeiras tão próximas assim! Cada uma mais linda que a outra!

  7. ANGELA MARTINS
    09 dez 2021

    Essas 10 cachoeiras perto de Brasília já são um grande motivo para conhecer a capital federal. Amei!

  8. GISELE PROSDOCIMI
    10 dez 2021

    Acredita que acabei de chegar de Brasília? Fui passar um fim de semana com meu filho lá, e como foi bem corrido, não pudemos visitar algumas das 10 cachoeiras incríveis e próximas de Brasília que você sugeriu. Fica pra próxima oportunidade, valeu pelas dicas.

  9. Marjorie
    10 dez 2021

    Não tinha ideia que tinham tantas cachoeiras assim próximas à Brasília! Fiquei encantada com a do Paraíso na Terra, a água parece uma piscina. Adoro ler sobre rotas menos conhecidas assim, muito bom o post.

  10. CHOCADA que tem tanta cachoeira assim perto de Brasília! Que demais saber que é possível estar em contato com a natureza logo saindo da cidade. Sabe que estou ensaiando conhecer a capital federal há um tempo já e sabe que é possível ter esse contato com a natureza bem pertinho me deu uma motivada a mais. Adorei as dicas!

  11. E tem gente que fala que nao ha nada para fazer perto de Brasilia.. kkk… amei as suas dicas! Da proxima vez que eu visitar meu amigo na capital, irei pegar a sua lista como referencia.

  12. Pingback: O que fazer em Porto Seguro – 10 melhores passeios – vamosporai.com

  13. Pingback: Across the Universe | Chapada Imperial: veja como passar o dia, hospedar ou acampar

  14. Pingback: Across the Universe | 10 cidades próximas a Brasília para você conhecer de carro

  15. Pingback: Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior [2023]

  16. Pingback: Top 10 lugares para viajar sozinha no exterior [2023] - Viagem Pra Dois

  17. Pingback: Across the Universe | O que fazer em Brasília - Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *