Como conhecer o Paraíso Perdido, em Capitólio

O Paraíso Perdido é um dos atrativos mais completos de Capitólio, em Minas Gerais. Se gosta de curtir com calma, sugiro um dia inteiro por lá porque há atração suficiente para isso. Agora, se tem aquela ânsia de conhecer mais da região, dá para encaixar também em meio período do dia. 

Veja também: Onde se hospedar em Capitólio

Poços Paraíso Perdido

Como chegar no Paraíso Perdido

O Paraíso Perdido fica um pouco mais afastado de Capitólio, distante 43km do centro da cidade. Desse total, 4km são de estrada de chão bem conservada. Para chegar até lá, você pega a estrada MG-050 sentido Passos e entra no KM 321. Tem placas indicando o caminho e o waze também leva ao local sem problemas. 

Como chegar no Paraíso Perdido


Estrutura do local

O Paraíso Perdido é uma propriedade privada e abre todos os dias das 8h às 17h. No local eles tem área para camping e uns chalés pequenos de alvenaria para hospedagem.

Casa de alvenaria em Paraíso Perdido

Para apoio, uma área de jantar equipada com geladeira e demais itens de cozinha para o caso de querer fazer suas refeições alí. No local há um restaurante, mas que só funciona nos fins de semana e feriados. Nos outros dias só vendem refrigerante, água e cerveja. 

Veja também: Roteiro de 3 dias em Capitólio

Estrutura do Paraíso Perdido

Atrativos do Paraíso Perdido

Da recepção você segue até a beira do rio e começa a fazer o percurso por baixo. Assim, vai subindo entre as pedras alcançando vários poços para banho.

Trilha Capitólio

Nada de cachoeira com grandes quedas. São pequenas, mas tem um poço mais lindo que o outro. Você fica louco querendo entrar em todos e fotografar tudo. A água é bem transparente e no fundo há pedras que deixam os poços d’água dourados.

Piscinas naturais

Garanto que é uma sensacão bem interessante ir seguindo as quedas d’água entre as pedras, subindo e subindo. Os paredões de pedra ao redor deixam o cenário ainda mais lindo. 

Água Dourada em Capitólio

Sinceramente, não consegui contar os poços para banho não, mas no site do Paraíso Perdido eles falam que tem x pontos. A verdade é que tanto para cima, como para baixo, há várias piscinas excelentes. Então vá com calma, parando aos poucos, mas não se dando por satisfeito antes de conhecer tudo. 

Atrativos do Capitólio

Os melhores poços

Amei a privacidade do Poço da Juventude, a beleza da Cachoeira da Árvore e o Poço das 3 duchas. Mas tem vários pontos imperdíveis que nem tem nome. Então explore bastante. 

Poços do Paraíso Perdido

O maior e mais profundo é o que está no meio do caminho. É fácil perceber, porque é onde a água é mais escura e para continuar o caminho dalí, é preciso seguir meio que grudado na parede, com a ajuda de uma corrente que foi estrategicamente instalada no local.  

Paraíso Perdido em Capitólio

Parece, mas não é difícil passar por alí. Quando vimos a primeira vez, quase não tivemos coragem de seguir, mas perderíamos muitos dos atrativos. Depois que vimos algumas pessoas passando é que criamos coragem. Inclusive, é logo depois desse trecho que tem um ponto para a prática de rapel. 

Poço da Árvore

A trilha do Paraíso Perdido

A trilha é auto guiada, com pegadas pintadas nas pedras para dar a direção correta. O trajeto tem cerca de 1,8km, mas tudo nas pedras, subindo de um poço a outro.

Trilha auto guiada

Esqueça o tênis, a não ser que seja à prova d’água ou que você não se importe de molhar ele o tempo todo. Descalço é muito perigoso e desconfortável. Você pisa em pedras o tempo inteiro, muitas delas molhadas ou mesmo debaixo da água. Fora que você encontra um poço melhor que o outro toda hora. Então é inviável ficar tirando e colocando o tênis a cada 10 minutos. 

Piscinas naturais no Capitólio

O melhor para todos os atrativos de Capitólio e da Serra da Canastra é a sapatilha antiderrapante. Considero como item fundamental para essa viagem. Porque nessa região há muito quartizito, que fica beeeeem escorregadio. E mesmo nos atrativos que não tem tanto ponto que escorrega, tem muitas pedrinhas dentro da água.

Então fica bem incômodo. A sapatilha ajuda demais. Assim, você pode usá-la tanto na trilha, quanto na água. Não precisa ficar tirando e colocando.

Poço da juventude

Se for cedo, dá para fazer o passeio em um meio período do dia. Mas, como disse, fica afastado da cidade de capitólio. Então, se enrolar e chegar tarde, acaba ficando inviável combinar com outro atrativo.

Dica: se organize para chegar lá até umas 9h. Até 13h você já terá visto tudo com tranquilidade. Então de lá, siga para a Cachoeira da Capivara, que não está muito longe e onde servem almoço todos os dias por um preço super justo: R$25 (o prato é individual, mas serve bem duas pessoas). 

Depois de almoçar,  faça a trilha que tem até a 2,4km (ida e volta), mas várias paradas para banho. É levinha, então não será muito esforço para um dia só. 

Cachoeira da Capivara

Outras informações

Ingresso: R$40 por pessoa.
Horário de funcionamento: Das 8h às 17h

Dica: a Fazenda Pé da Serra fica na outra ponta da trilha e tem acesso a todos os mesmos atrativos. Não sei como é a estrutura da recepção e restaurante, mas no dia que for, veja qual está com o preço melhor, pois em termos de atrativo não faz diferença. O acesso ao Pé da Serra é o mesmo para o Paraíso Perdido. Só no finalzinho que você segue mais 2km na estrada de chão até a recepção deles. 

Conhece esse atrativo de Capitólio? Conta para a gente como foi a sua experiência. E não deixe de ver também todos os posts já publicados sobre a Serra da Canastra


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Capitólio - Across the Universe

  2. Pingback: Across the Universe | Roteiro pela Serra da Canastra e Capitólio

  3. Pingback: Across the Universe | Roteiro de 3 dias em Capitólio (com preços)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *