A visita ao Mirante dos Cânyons de Capitólio

Entre todos os atrativos da região de Capitólio, um se destaca: o mirante. Conhecido como o Mirante dos Cânyons de Capitólio, é nesse local que você tem aquela vista mais famosa do Instagram enquadrando os cânions e a Represa de Furnas: 

Mirante dos cânyons em Capitólio

Mas calma lá que não se trata mais de apenas um ponto na beira da estrada. O Mirante dos Cânyons de Capitólio agora tem administração. Desse modo, o que antes representava um perigo aos turistas mais afoitos, agora foi organizado, com limites e regras. 

A nova estrutura do Mirante dos Cânyons de Capitólio

Obviamente as melhorias tiveram um preço. O ingresso para entrar no Mirante dos Cânyons de Capitólio agora custa R$40 (valor de setembro/21). No local foi colocada uma estrutura com estacionamento, banheiros, uma ponte charmosa, uma tirolesa e um novo mirante suspenso com vista para a famosa Cachoeira do Cânion. 

Veja também: Onde ficar em Capitólio


Mirante Escondido em Capitólio

Antes, a Cachoeira do Cânion só era vista ao fazer o passeio de lancha em Capitólio. Então, da forma como os turistas acessavam antes, não tinha como avistar a cachoeira, já que o ponto perfeito para as fotos do Mirante dos Cânyons de Capitólio fica em cima dela.  

Agora, pegando uma trilha no sentido oposto, você chega a uma estrutura de ferro, suspensa, de onde você tem uma vista igualmente impressionante dos cânions e ainda vê a cachoeira do alto. É quase um camarote e se chama Mirante Escondido. É uma pena que fomos na época de extrema seca e a cachoeira não estava tão volumosa.

Veja também: Roteiro de 3 dias em Capitólio

Cachoeira do Cânion na seca

Mais ou menos embaixo desse mirante há uma escada que serve de apoio para quem se aventura no rapel. Já do lado esquerdo do mirante, você avista a tirolesa que atravessa os cânions. “Tá passada?”. Eu também fiquei, mas não me aventurei. 

Fotos

Além do novo mirante e da estrutura de apoio com banheiros e vários bancos para descanso, a administração do local colocou monitores para garantir a segurança do local. Assim, no ponto mais famoso, fica um monitor tanto para ajudar a tirar sua foto, como para garantir que ninguém se coloque em situação de risco. 

Fotos no mirante de Capitólio

Como é de se imaginar, uma fila se forma no local. Se estiver muito grande, dá para tirar fotos em outros pontos que também dão uma boa visão dos cânions. Do lado esquerdo do ponto principal tem alguns trechos legais. 

Cânion na Serra da Canastra

Outros atrativos

Outro ponto legal para foto e também contemplação é a ponte suspensa (ou ponte pênsil). É daquelas que podem causar um certo frio na barriga na hora de atravessar, pois ela fica balançando.

Ponte suspensa

Inclusive, há uma placa logo na entrada sinalizando algumas regras, como o número limite de pessoas e algumas normas de segurança. 

Ponte pênsil do Mirante dos Cânyons em Capitólio

Da ponte, é possível ver as piscinas naturais com algumas pequenas quedas d’água que se formam na parte de cima da Cachoeira do Cânion. É um ponto bem legal para banho, principalmente com crianças. Para chegar até lá, é só seguir uma pequena trilha que começa ao lado da ponte. 

Piscinas naturais

Na verdade, o percurso para percorrer todos os atrativos do Mirante dos Cânyons em Capitólio é tranquilo. Ao todo, você deve andar aproximadamente 1km entre a ida ao mirante principal, a descida até as piscinas e a ida ao outro lado, no Mirante Escondido.

Trilha para o Mirante Escondido

Na verdade, para chegar até o novo mirante tem duas ladeiras que vão te exigir um pouco mais de fôlego. Mas nada que inviabilize o passeio. 

Horário de funcionamento do Mirante dos Cânyons de Capitólio

De segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h. Sábado, domingo e feriados das 8h às 18h. A bilheteria se encerra às 17h, todos os dias. Desse modo, depois desse horário, ninguém mais entra. 

Mas para fazer o circuito da tirolesa, os horários são diferentes:  de segunda a sexta-feira das 9h30 às 16h30 (com intervalo das 11h30 às 13h30). Já nos sábados, domingos e feriados, funciona das 9h30 às 16h30. 

Por outro lado, o rapel ou canionismo precisa de agendamento prévio através do número (37) 99841-8139. 

O mirante fica no KM 315 da rodovia MG-050, entre a Cachoeira Lagoa Azul e a Cascata Eco Parque. 

Conhece o mirante? Então conta para a gente como foi a sua experiência por lá. Não deixe de ver também todos os posts já publicados sobre Capitólio



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Capitólio - Across the Universe

  2. Pingback: Across the Universe | Tudo sobre a Cachoeira da Capivara | Capitólio

  3. Pingback: Across the Universe | Eco parque Capitólio: o que ver por lá?

  4. Pingback: Across the Universe | Roteiro de 3 dias em Capitólio (com preços)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *