Circuito da Cachoeira Bonsucesso em Pirenópolis
Pirenópolis fica localizada a cerca de 130 km de Goiânia e a 150 km de Brasília e, dada essa curta distância, há tempos foi eleita como um refúgio da vida urbana pelos habitantes dessas duas cidades. A combinação cidade histórica + cachoeiras é, inegavelmente, muito charmosa e não é à toa Pirenópolis é uma das cidades mais visitadas do estado de Goiás. Já escrevemos alguns posts sobre hospedagens, restaurantes e alguns atrativos naturais e hoje falo sobre a Cachoeira Bonsucesso.
O circuito de seis cachoeiras é um atrativo muito procurado em Pirenópolis. O que talvez justifique a grande procura (além de sua beleza, claro), é a curta distância de 5 km desde o centro da cidade. O trecho é de estrada de chão, que agora está em bom estado, mas no período de chuvas pode ficar sofrida.
Chegando na sede da Fazenda Bonsucesso é necessário estacionar o carro e pagar uma taxa de R$30 por pessoa, o que te dá o direito de usufruir das seis cachoeiras no período entre as 7h30 e 16h. Se precisar usar o banheiro (e até fazer algumas comprinhas alí na recepção), esse é o momento ideal. Depois dalí é só trilha de chão batido e cachoeiras. Na sede, aos finais de semana, também funciona o restaurante da fazenda, com típica comida goiana feita no fogão à lenha.
Do estacionamento, seguimos pela trilha, que até a última cachoeira dá um total de 1.200m a pé, sendo o percurso bem sinalizado, com alguns trechos íngremes, mas tranquilo de percorrer.
Veja também: os melhores hotéis e pousadas de Pirenópolis
As cachoeiras
O primeiro atrativo do circuito é a Cachoeira do Açude.
Seguimos em direção à Cachoeira do Landi e continuamos até passar pela Cachoeira Palmito.
Depois de atravessarmos uma ponte, já estamos na Cachoeira Pedreira. Acho uma das mais bonitas, olhem esse amarelo reluzente!
À partir da Cachoeira Pedreira, é necessário subir uma escadaria bem íngreme.
Vencidos os degraus, chegamos na famosa Cachoeira Bonsucesso.
Por fim, continuamos subindo alguns degraus até chegar na última cachoeira do percurso: a Cachoeira Lagoa Azul, que na ocasião também estava bem reluzente. Essa é a mais aberta e procurada para o banho, com um poço de 5 metros de profundidade.
Já tive a oportunidade de ir num final de semana de feriado e as cachoeiras estavam apinhadas de gente. Mas dessa última vez, optamos pelo meio da semana e foi maravilhoso ter as cachoeiras só para nós. A experiência de se reconectar ouvindo só o barulhinho das águas e dos passarinhos é maravilhosa.
Como chegar
Do centro da cidade, pegue a rua dos Pireneus por cerca de 1,1 km e depois vire à direita na Rua Bonsucesso. À partir dela siga em frente por 3,4 km, até chegar na sede da Fazenda Bonsucesso. Mas o caminho possui muitas placas indicativas.
Mais informações: Fazenda Bonsucesso, telefone: (62) 3331-2145/ 99686-5741/ 99396-9612.
Pingback: Opção de hospedagem em Pirenópolis: Pousada Canto do Sabiá | Across the Universe
Pingback: Opções de restaurantes em Pirenópolis | Across the Universe
Pingback: Pirenópolis: Visitando a Cachoeira do Rosário | Across the Universe
Oi, Analice. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Pingback: Across the Universe | Pirenópolis: Cachoeira das Araras é opção de fácil acesso - Across the Universe