Usando sacos organizadores a vácuo para fazer as malas

Em Florença conheci a Jennie, uma colega inglesa do curso de italiano, que nos últimos dias ficou desesperada atrás de um aspirador de pó para fazer as malas e voltar para a Inglaterra. O desespero dela não era pra menos. Para ficar quatro semanas em Florença e levar uma única mala pequena, ela usou esses sacos organizadores que comprimem a vácuo as roupas e faz com que, magicamente, ocupem até cinco vezes menos espaço.

A ideia é brilhante, mas né… como garantir um aspirador de pó no destino? E se o objetivo é otimizar o espaço na mala, levar o dito cujo não está nos planos de ninguém.

Posteriormente aqui no Brasil encontrei esses sacos a venda, mas descobri que há vários tipos, incluindo específicos para viagem, que prometem otimizar o espaço na bagagem sem a necessidade de um aspirador de pó. Curioso que sou, comprei um Vac Bag da linha Trip Bag do fabricante Ordene por 11 reais para fazer o teste. E não é que funciona?

Teste do Vac Bag | 10

O teste

Essa é a pilha de roupas que separei para o teste.

Teste do Vac Bag | 1

Dez camisetas, cinco cuecas e cinco pares de meias

Coloquei tudo dentro da embalagem, respeitando os limites indicados.

Teste do Vac Bag | 2

Roupas já dentro da embalagem, antes de comprimir

Com as roupas já dentro da embalagem, fechei o “zíper” e fui enrolando devagar.

Teste do Vac Bag | 2

O “zíper”

Teste do Vac Bag | 2

Enrolando e comprimindo

A medida que fui enrolando, percebi que o ar ia saindo por orifícios que abrem e fecham rapidamente, na outra extremidade, sem permitir que entre mais ar.

Teste do Vac Bag | 6

Por onde sai o ar

Teste do Vac Bag | 5

Comprimindo até sair todo o ar

Depois de ir enrolando até todo o ar sair, a pilha de roupas ficou assim:

Teste do Vac Bag | 7

As roupas já comprimidas

Teste do Vac Bag | 8

Por outro ângulo

Visualmente eu diria que ela diminuiu umas três vezes. Legal, né?

Teste do Vac Bag | 9

Após a descompressão, as roupas ficam levemente amarrotadas, mas nada diferente do que elas ficariam viajando em uma mochila. Exceto com roupas sociais, sou desses que não liga muito para roupa passada. Mas isso vai da exigência de cada um.

Uma coisa importante e que devo lembrar: O peso das roupas comprimidas é o mesmo. Você terá uma mala menor, mas deve continuar preocupando com os limites de peso estabelecidos pelas cias áreas.

Na viagem a João Pessoa, fomos para hospedar no apartamento de veraneio de um amigo, que estava fechado há várias semanas e, por isso, tivemos que levar roupas de cama, toalhas e travesseiros. Com esses sacos organizadores, consegui a mágica de embarcar só com uma bagagem de mão. Na ida eu passei batido, com uma mala pequena e de dimensões para ir a bordo, mas bem pesadinha. Na volta o agente de check-in me pegou no pulo e pediu para pesar. Ela tinha mais que o dobro do permitido. Enfim, fui obrigado a despachar. 🙁

Informações adicionais

– Se você faz parte de 90% da população que têm dificuldades na hora de fazer as malas, não deixe de ler o post Dicas para arrumar a mala que a Polliana publicou.

– O meu Vac Bag comprei na Leroy Merlin de Brasília. Mas você pode comprar pela Internet no Americanas.com e no Submarino. Vale muito a pena!

– Existem outros modelos de outros fabricantes. No Submarino encontrei um chamado Vacuum Bag Express do fabricante Forro Tec, com o mesmo propósito, otimizar o espaço na bagagem e sem aspirador de pó.


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog


Cupom de 15% de desconto no Seguro Viagem

25 Comentários para "Usando sacos organizadores a vácuo para fazer as malas"

  1. Rafael disse:

    Muito legal! Nós compramos uns há duas semanas, mas ainda não tivemos a oportunidade de testar em viagem. Aparentemente funciona.

  2. Verinha disse:

    Marcelo, adorei!!! Vou usar esses sacos para minha viagem de abril… 38 dias e fico no final em Londres , frio! 🙁
    Eles são reutilizáveis? Eu consigo usar na ida e na volta? Ou levo uns pra usar na volta com a roupa suja?
    Beijocas

    • Marcelo Lemos disse:

      Verinha, boa pergunta. Eles são reutilizáveis sim!
      E usar para voltar com roupa suja é uma boa sacada. Elas sempre ocupam mais espaço, né?Não tinha pensando nisso. Tu pode ir com alguns vazios para usar na volta com esse propósito. Vai ser uma mão na roda! 😉
      Obrigado pela visita!

  3. Handerson Nunes disse:

    Muito legal! Senti falta de alguns desses na minha viagem para NY. Quebraria um galhão!

  4. Nós no Mundo disse:

    Oi Marcelo!!
    Já viajei com um desses!! Não tinha esse aparelho para tirar o ar nem o aspirador…. Sentei em cima do saco e consegui tirar o ar. Deu certo! Não ficou perfeito, mas reduziu bastante o volume.
    Costumo usar essa técnica para roupas de frio grande que ocupam muito espaço. É sempre ótimo!
    Como vc disse, a mágica de reduzir o o volume não reduz o peso, então meu segredo é levar pouca coisa!!! Qdo conto que viajamos para o inverno na Europa com apenas 6kg, tem gente que não acredita…. rsrs
    Bjs, Anna

    • E eu achava que fazia malas pequenas… Mas 6kg é demaisssssssss!

    • Marcelo Lemos disse:

      Anna,
      essa ideia de usar para carregar roupas de frio é muito boa, heim? 🙂 Não havia pensando nisso.
      E você e a Camilla Navarro estão ficando ninjas nessas malas compactas. Eu sou homem e acho que não consigo essa proeza. hahaha 🙂

    • Comprei um desses sacos hoje e tava ali tentando fazer uns casacos caberem nele para testar, mas não conseguia esvaziar o saco de jeito nenhum. Aí me lembrei desse post e ainda bem que encontrei o comentário da Anna! Sentando fica bem mais fácil! rsrs

  5. Eu adoro esses sacos. Ajuda muito!

  6. Val disse:

    Adorei a dica e vou comprar para minha viagem. Será que qualquer marca funciona da mesma maneira?

    Obrigada !

    • Marcelo Lemos disse:

      Val, só testamos esse da Ordene. Nunca vi de outra marca para vender. Aliás, até comprei mais duas unidades nos últimos dias, já que o primeiro que comprei pra fazer esse teste está bem usadinho. 🙂

  7. laysa disse:

    Oi, me tira uma dúvida depois de passar no vácuo se eu deixar descansando ele pode acabar voltando ao seu estado original?

    tentei aqui mas depois de uma semana meu edredon cresceu de novo

    • Marcelo Lemos disse:

      Laysa,
      eu nunca fiz esse teste. Eu nunca utilizei para outra finalidade que não fosse para ajudar a fazer as malas em uma viagem. As roupas nunca ficaram mais que um dia guardadas nesses sacos.

  8. samy passy disse:

    ola
    Boa dica
    Você conhece algum dispositivo que impeça a bagagem de sair do lugar dentro da mala? E mantenha as roupas em seu estado de passadas original?
    Abraço
    Samy
    Por favor responda usando o email

  9. Paulo Roberto disse:

    Eu tenho 2 sacos grandes e 2 pequenos dessa marca, quebram um galho mas não são toda essa maravilha e funcionam bem para roupas sintéticas, tipo agasalhos de esportes por exemplo meias roupas íntimas e de banho que praticamente não amarrotam já para algodão, linho, seda e viscose é um desastre…Outra coisa que aboli na mala pequena foi a necessaire pois ela quando cheia ocupa muito espaço na mala, eu espalho pequenas embalagens entre as roupas, o espaço que ela ocuparia como um todo na mala fica diluído. Turistas tem o péssimo hábito de fazer seu desfile de moda para onde vai, crente que os nativos vão notar,ou então levar o trambolho do laptop ou tablet,meu computador é o meu pequeno smartphone com tela de 5 polegadas com acesso a WEB e pronto. Eu carrego o mínimo do mínimo e se houver algum previsto compro no local, principalmente se for nas lojas excelentes e baratas dos países de primeiro mundo.

  10. Flavia disse:

    Olá,

    Eu tenho aspirador de pó em casa, e vou me mudar para o exterior, mas nao tenho esse sacos. Vc acha que saco plastico normal dá certo ?

    • Marcelo Lemos disse:

      Flávia,
      vai depender da resistência do saco plástico normal que você for utilizar. Se ele for tão resistente quanto estes, acredito que dê sim. Caso contrário acredito que ele rasgue.
      Além disso você vai precisar de uma boa vedação.

  11. Julgava disse:

    Onde consigo comprar esses sacos???

  12. Carla disse:

    Ótimas dicas, super bem escrito!

  13. Kadu disse:

    Eu tenho uns desses, dessa mesma marca. POrem comprei um kit que vem com uma bomba de vacuo manual bem pequena que cabe em qualquer canto da mochila e quebra um galho na hora da volta pra casa!

  14. Graziella disse:

    Tenho várias camisas de times de futebol, com silks emborrachados e gostaria de saber se os sacos amassam definitivamente essa parte das camisas… Alguém sabe me dizer?

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório