Dicas para arrumar a mala

Nove entre dez pessoas têm dificuldade na hora de arrumar a mala. As mulheres costumam querer levar tudo que têm no guarda roupa e os homens preferem deixar a tarefa para as mães, esposas e até empregada. Faço parte de um grupo seleto de pessoas (Ui!) que têm prazer em fazer as malas! Talvez por ser mais um rito da viagem, eu gosto até mesmo de desfazê-las. =)

Não sou uma expert, mas costumo ajudar os amigos que têm uma certa dificuldade com essa tarefa. Então resolvi relacionar algumas dicas para arrumar a mala que podem ser úteis.

Dicas para arrumar a mala | Mala cheia

Organização e Disposição

– Organização e disposição fazem toda a diferença ao arrumar a mala. Então não vá simplesmente jogando os itens. O segredo é aproveitar todos os espaços livres, encaixando cada item e tentando conservar em seu estado original para que as roupas não amassem (ou não amassem muito).


– Reserve itens como meias, cuecas e calcinhas para serem colocadas em locais estratégicos, já que se encaixam com maior facilidade e podem servir como suporte ou proteção para outras.

– Acessórios como cintos também são encaixados entre um cantinho e outro.

– Coloque os sapatos em sacos separados. Nada de deixar todos os pares em uma mesma sacola. Se o seu problema de espaço é mesmo crônico, embale até os pares separados. As meias também já podem ir dentro dos calçados.

– Se a mala é dessas retangulares de rodinha, é bom forrar com a toalha, por exemplo, para deixar a base mais plana.

– A mesma regra serve para as nécessaires. Se possível, use mais de uma. Dessa forma terá mais facilidade para encaixa-las em qualquer cantinho.

– Você nunca sabe como os carregadores vão tratar as suas malas, então faça uma espécie de barreira de proteção em todos os cantos com as roupas que costumam amassar menos.

– Algumas roupas como blusas podem ser acomodadas em formato de rolinho. Já os casacos de frio, que normalmente costumam ser mais volumosos do que pesados, podem ser colocados por último. Se eles forem muito volumosos, você pode usar sacos organizadores a vácuo. Eles são excelentes para diminuir o volume na mala.

– Deixe de lado os potes grandes de hidratandes, shampoos e condicionadores. Tenha embalagem em miniatura para todos. Existem nécessaires que já vem com o kit de potinhos completo que pode, inclusive, ser levado na bagagem de mão.

– Se possível, passe um plástico filme na tampa de cada uma das embalagens desses produtos de higiene. Isso evita dor de cabeça em caso de vazamento.

– Não esqueça de levar algumas sacolas para colocar as roupas sujas. Mas os sacos organizadores a vácuo também são excelentes para essa finalidade.

Mais dicas

– O nosso leitor Fred Leão deu suas dicas para arrumar a mala. Ele organiza a mala na vertical e não horizontal, como é o costume da maioria. O processo pode ser um pouco mais complicado, mas economiza bastante espaço.

– Já o Ricardo Freire do Viaje na Viagem dá a seguinte dica no seu livro 100 dicas para viajar melhor: Coloque tudo que você quer levar na mala sob a cama. Tire fora metade. É tudo que você irá precisar. Simples assim! 😉


Dicas para arrumar a mala | Mala muito cheia

Atenção! As ideias relacionadas acima servem apenas para aproveitar melhor o espaço ao arrumar a mala. O peso provavelmente será o mesmo. Nesses casos a dica é: bom senso! Não existe milagre na hora de arrumar as malas. É tudo uma questão de jeitinho. Mas se você não quer abrir mão de nada e pretende levar o guarda-roupa inteiro, prepare-se para pagar pelo excesso de bagagem.

Informações Adicionais

– Quer mais dicas para arrumar a mala usando sacos organizadores a vácuo?

– Quer dicas de acessórios que vão te auxiliar na hora de arrumar a mala?

– Quer dicas de como viajar apenas com uma mala de mão? A Camila Navarro do Viaggiando é PhD nessa arte. Consegue viajar sem despachar até no inverno.

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional | Across the Universe

  2. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional

  3. Pingback: Across the Universe | Usando sacos organizadores a vácuo para fazer as malas - Across the Universe

  4. Carolina
    08 dez 2022

    Boas dicas. Realmente é possível levar bem menos do que idealizamos. Até mesmo no inverno, a depender do destino (com clima seco como o da Europa) é possível sempre lavar – na pia do hotel ou no chuveiro – calcinhas, meias, blusas segunda pele, meia-calça e até camisetas (já lavei, vai por mim) que secam de um dia para o outro (24h de certeza – dentro do quarto mesmo, fechado), ou seja, dá pra levar menos desses itens – eu levo menos da metade de dias. Sacos à vácuo para os casacos pesados são muito necessários para quem viaja só com mala de mão, os saquinhos de sapatos, TNT e zip lock também ajudam muito a comprimir aquele sueter volumoso, a pashimina gigante…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *