João Pessoa em um fim de semana

A capital da Paraíba estava na minha wish list de destinos nacionais há um bom tempo, esperando só a oportunidade e o momento ideal. E essa oportunidade veio com a promoção de milhas reduzidas do programa Smiles da Gol. Convidamos três amigos, e fomos nós, Polliana e eu, passar um fim de semana em João Pessoa, com passagens aéreas que custaram 6 mil milhas ida/volta para cada + 38 reais de taxas de embarque. Nada mal, não?

Ticket to Ride

Conhecida como um dos destinos nordestinos preferidos para quem foge de preços altos e tumultos, mas não abre mão de muita praia, sol, mar e boa comida, João Pessoa é uma capital com clima de interior. A terceira capital mais antiga do Brasil é calma, limpa e bonita. Sua orla com prédios baixos não lembra nem um pouco a maioria das capitais nordestinas.

Pacata moradora de João Pessoa

A cidade acorda cedo, às 05h já é dia. Mas existe um motivo: É em João Pessoa onde o sol primeiro nasce nas américas. E não se iludam com um dia mais longo. O sol se põe às 17h. Por isso uma dica fundamental para quem vai com tempo curto: acorde cedo! As 08h o sol já está tão quente que você tem a sensação de já ser 11h.

Alugando um carro

João Pessoa é uma cidade fácil para circular de carro. Como éramos em cinco, não tivemos dúvida de que a melhor opção seria alugar um. Mas dada a experiência ruim na locação de um veículo em Recife, optamos por alugar um carro em uma locadora regional. Fiz uma cotação através do site Melhores Locadoras, que dispara várias solicitações de orçamento que são respondidas por e-mail. De todas as respostas que recebi, o orçamento com o melhor custo benefício foi o da Parahyba Rent a Car.

Fiz o contato com a locadora poucas horas antes de embarcar para João Pessoa. O Fábio foi quem me atendeu e foi super solícito, já pedindo que eu encaminhasse cópia da minha habilitação e um comprovante de residência por e-mail para adiantar a papelada. Nosso voo chegou as 02:30h e lá estava ele com o carro, sem cobrar nenhum adicional por isso. As demais locadoras pediam de 30 a 90 reais de taxa para entrega e retirada no aeroporto, com acréscimo para horários não convencionais.

O Fábio nos ofereceu um Corsa Classic com direção e ar condicionado. Era a primeira locação. O carro ainda estava com cheiro de novo. O custo para duas diárias e meia, com todos os valores inclusos, busca e retirada no aeroporto e sem a taxa de lavagem que muitos cobram, saiu por 205 reais. E como garantia, nada de caução em cartão de crédito. Só assinei uma nota promissória no valor de 1900 reais. Foi a melhor experiência em locação de veículos que já tive, e também a mais econômica. Considerando a locação e os 120 reais que gastamos com combustível, o custo total foi de 65 reais por pessoa.

Hospedagem

A rede hoteleira de João Pessoa é modesta. Não há hotéis luxuosos. As pousadas são maioria e a opção da maior parte dos turistas. Chegamos a fazer reservas na Pousada do Caju, uma rede com várias unidades em João Pessoa. O quarto triplo saia por 390 reais para três diárias, 130 reais por pessoa. Mas acabamos cancelando a reserva e optando por ficar no apartamento de veraneio de um amigo em Manaíra, um bairro super bacana, bem localizado e onde os pessoenses são maioria. Mas a maioria das recomendações que recebemos foi a de ficarmos no bairro de Tambaú. Ele é super bem localizado, próximo aos melhores bares, restaurantes e feiras de artesanato de João Pessoa. Não é à toa que os melhores hotéis estejam nessa região.

Praia de Coqueirinhos

Chegamos a considerar em hospedarmos em Conde, no litoral sul, a 25km de João Pessoa e onde estão as melhores praias. Mas como o desejo da maioria era o de também explorar a noite, optamos por ficar pela capital. Nessa região há pousadas para todos os gostos e bolsos. Uma boa dica é consultar o Guia Brasil 4 Rodas (se não tem, compre logo o seu) ou pesquisar no Booking.com por hotéis em Conde, PB.

Planejamento

Para uma viagem curta como essa, minha sugestão é a divisão em dois focos distintos, um para cada dia e sem pressa. Um para explorar João Pessoa, suas praias urbanas, o Centro Histórico e o famoso pôr do sol na Praia do Jacaré, reservando a noite de ambos os dias para explorar os bares na região de Tambaú. E outro dia para comer uma tapioca na Feira do Artesanato de Tambaú e pegar a estrada rumo as praias do litoral sul, no município de Conde: Coqueirinhos, Tambaba e Carapibus.

Jurandy do Sax no pôr do sol na Praia do Jacaré

Praia de Tambaba

Igreja de São Francisco

E caso seu voo saia na segunda a tarde e você tenha ainda metade de um dia da segunda-feira de bônus, como foi o meu caso, aproveite para visitar o Farol do Cabo Branco e a Ponta do Seixas, sem deixar de experimentar o delicioso sorvete de caipirinha. É simplesmente fan-tás-ti-co! Iei Iei Iei

Sorvete de Caipirinha do Farol do Cabo Branco

E se o sorvete não afetar a sua lucidez, dê um pulo em Cabedelo para conhecer o Forte de Santa Catarina.

Forte de Santa Catarina

Quanto custou a viagem?

Quando contávamos que estávamos saindo de Brasília e Goiânia para ir a João Pessoa para passar um fim de semana, logo ouvíamos: “Nossa, vocês estão podendo!“. Sim, estamos. E você também, oras! Atentaram para os valores que fui mencionando ao longo do post? Vou resumir:

– Passagens individuais ida/volta: 6 mil milhas Smiles + 38 reais de taxas de embarque.

– Hospedagem: Se estívessemos optado pela pousada, o custo seria de 390 reais por três diárias em quarto triplo com café da manhã. 130 reais por pessoa.

– Locação de carro: 2 diárias e meia + combustível: 325 reais. 65 reais por pessoa.

Enfim, custo total das principais despesas da viagem, exceto gastos com alimentação, bebidas e souvenirs: 233 reais

Quem disse que é sempre caro viajar para o nordeste brasileiro? 😉

Mais sobre João Pessoa

Gostou deste relato? Convido vocês a acompanharem aqui no blog a série de posts sobre João Pessoa. Este foi só o primeiro. Nos demais falarei sobre o Centro Histórico, o pôr do sol na Praia do Jacaré, o dia que passamos nas praias do litoral sul, os restaurantes e nossa experiência na noite pessoense e ainda as visitas ao Farol do Cabo Branco e Forte de Santa Catarina.

E eu não poderia deixar de mencionar e agradecer minhas colegas de trabalho, má oê! os blogs que consultamos para planejarmos essa viagem. Todos foram essenciais na construção do nosso roteiro, são eles:

Viagem e Viagens da Clarissa Comim *só que a tapioca da Lili não existe mais! :'(

Mochila da Juli

Vou Contigo do Átila Ximenes

Outros Ares da Érika Marques

E você também pode contribuir com informações nas caixas de comentários. Conhece João Pessoa? Tem alguma dica valiosa? Conta pra gente! 😉


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog


Cupom de 15% de desconto no Seguro Viagem

4 Comentários para "João Pessoa em um fim de semana"

  1. Allan Aguiar disse:

    Marcelo,

    Parabéns pelo blog, trabalho muito show cara!! Como vou a joão pessoa na próxima semana, peguei algumas dicas aqui.

    Lá vou tentar fazer aula de mergulho, se eu conseguir eu te mando as dicas para você inserir no blog.

    Peguei outras indicações, como a ilha de areia vermelha e a praia bela.

    Abraços e fique com Deus!!

    • Marcelo Lemos disse:

      Allan,
      você com certeza terá mais tempo para explorar João Pessoa do que nós tivemos.
      Tenho certeza que você irá adorar, principalmente pela recepção do povo paraibano.

      E eu ainda nem terminei de escrever os outros posts que prometi. Enfim, vá lá e volte com dicas quentinhas pra nós 😉
      E não deixe de tomar esse sorvete de caipirinha por mim.. Nuh! Só de lembrar, dá vontade de voltar só pra tomar. 😀

      Obrigado pela visita!

  2. Priscila disse:

    Estou passeando por varios sites que falam sobre como foi a viagem deles a paraiba e percebi que o lugar que voce não pode deixar de ir quando vai a João Pessoa é ver o por do sol ao som do sax na praia de Jacaré, e me apaixonei pelo sorvete de caipirinha, preciso provar.

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório