Nosso Roteiro: Natal

É inevitável falar da cidade de Natal sem pensar em praias de água quentinha, dunas, passeios de bugue, vilas de pescadores, recifes, falésias e piscinas naturais. Essas atrações fazem da capital do Rio Grande do Norte um dos destinos mais procurados do país.

Onde se hospedar

Minha opinião: hospedar na praia de Ponta Negra é legal, mas é muito íngreme. Dá até preguiça de sair de lá. A pé então… muito difícil. Para mim, os hotéis ideais são os da Via Costeira. Tem vários e todos com praia praticamente privativa. Mas atenção na hora da escolha, porque alguns (normalmente os de alto luxo) estão localizados entre pedras, o que inviabiliza o banho de mar nas proximidades. De qualquer forma os hotéis compensam com um bom parque aquático.

Se estiver com o orçamento apertado, não deixe de ler post do Marcelo com dica de hospedagem barata em Natal.

Transporte

Fora o dia em que você vai passear de bugue, alugue um carro. É a melhor opção para conhecer bem a cidade e as belíssimas praias do Litoral Norte e Litoral Sul.

Passeios

Praia de Ponta Negra – A mais famosa e procurada. Concorrida durante o dia (inclusive pelos ambulantes) e badalada durante a noite. Alí também ficam ótimos bares e restaurante. Mas depois de curtir a Praia de Ponta Negra e tirar algumas fotos no Morro do Careca, é hora de se aventurar para outros lados.

Praia de Ponta Negra | Natal

Praia de Ponta Negra

Litoral Norte – Seguindo para o litoral Norte, os destaques são as dunas de Genipabu e as lagoas de Jacumã e Pitangui, onde são praticados o esquibunda e o aerobunda.

Litoral Sul – Ao Sul, há praias maravilhosas e bem tranquilas. A mais próxima é Pirangi do Sul, tem também Búzios e Cotovelo. A melhor, Pipa, fica a uns 90km de Natal. Tire um dia para conhecer esse paraíso. A praia é imperdível e a cidade também. É possível ir e voltar no mesmo dia, mas tem pousadas muito boas por lá e para quem gosta da “night” no litoral, vale a pena conhecer. A cidade é muito parecida com Búzios, até nos altos preços.

Praia de Pirangi | Natal

Praia de Pirangi

Praia de Pipa | Natal

Praia de Pipa

Bugue – Um passeio imperdível é o de buguepelas dunas de Genipabu. Não dá para ir à Natal e não experimentar. No hotel eles podem recomendar as empresas que fazem esse serviço. Cabem 4 pessoas no carrinho, então se o seu grupo não tiver quatro, organize com antecedência para eles encaixarem com outras pessoas ou pague o preço total.

Praias no Caminho para Pipa

É nesse passeio, quando eles vão parando em diversas praias, que é possível fazer o “skibunda” e o “aerobunda”. Normalmente o guia pega no hotel no início da manhã, atravessa o Rio Potengi e chega na Praia da Redinha. De lá tem uma vista legal do Forte dos Reis Magos.

Dalí vão para o Parque das Dunas na parte de dunas móveis, onde não existe qualquer tipo de vegetação. É nesse momento que você escolhe se quer o passeio com ou sem emoção. Vai de acordo com o espírito aventureiro.

Pôr do sol na Praia de Pipa | Natal

Pôr do sol na Praia de Pipa

A segunda etapa é nas dunas fixas onde tem a lagoa doce de Genipabu. Muito bom! Esse passeio dura umas 7 horas. Só retorna no fim da tarde para o hotel, mas vale muito a pena.

Cajueiro – Passeio obrigatório e incluso nos citytour para quem vai com excursão. É o maior cajueiro do mundo! Tem gente que acha sem graça, mas de qualquer forma, tem que ir lá para formar uma opinião. Fica na Praia de Pirangi, a 17 km de Natal.

Forte dos Reis Magos – A fortaleza foi o marco inicial da cidade e ganhou esse nome por ter sido fundada no dia de Reis, 6 de janeiro. O Forte tem o formato de uma estrela e é um dos principais cartões-postais da cidade. De lá se tem uma bela vista das praias urbanas.

Marina Badauê – Em frente ao Cajueiro tem um lugar bem interessante chamado Marina Badauê. É considerado um dos mais famosos passeios de barco. O passeio dura em média 2 horas, percorre várias praias do litoral sul e tem parada para banho nas piscinas naturais. É muuuito bonito!

Comida

Camarões – Existem três. Um (Camarões Restaurante) é na avenida principal: Av. Engenheiro Roberto Freire, Nº 2.610 – Ponta Negra. O outro (Camarões Potiguar) é bem próximo e dá para ir andando de um para o outro: Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 – Ponta Negra. O terceiro (Camarões Express) fica dentro do Natal Shopping – Candelária – e o quarto (Camarões Potiguar Midway Mall) fica no Shopping Midway Mall – Tirol.

Restaurante Camarões | Natal

Restaurante Camarões

Os três são do mesmo dono, igualmente bons, mas o Camarões Potiguar tem uma vista mais legal e na minha opinião até o ambiente do restaurante é mais interessante. São restaurantes muito bons e com preços bem acessíveis.

Bar e Restaurante 294 – Esse é onde tem um bom caranguejo. Uma delícia! Com leite de coco ou apenas no sal. Fica no centro de Natal, na avenida Deodoro da Fonseca Nº 294

Barraca do Caranguejo – É outro lugar tradicional e com um bom caranguejo. Fica na Av. Erivan França, Nº1180, na Ponta Negra

Compras

Se você procura souvenir e artesanato, os mercados espalhados pela cidade tem excelentes opções. No Centro de Turismo há também um casarão onde funcionou a cadeia pública onde se vende de tudo. Os destaques são os delicados bordados em renda de labirinto e os coloridos trabalhos em cerâmica.

Informações Adicionais

Quer dicas de quem vive e trabalha com turismo em Natal? Indicamos o post “Natal (RN) para turistas e natalenses” do blog Compartilhe Viagens. O post foi escrito a quatro mãos pela blogueira Karla Larissa e seu pai, Carlos Eduardo, que é guia de turismo em Natal há 15 anos. Ou seja, informação com selo potiguar de qualidade. 😉

Mas e você, tem dicas de Natal? Conta pra gente!

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Oi Poliana, obrigada pela indicação!! Adorei seu post e obrigada por divulgar minha cidade também!! 🙂

  2. Ficou show heim!
    Um resumão delicioso desse destino incrivel no nordeste.
    Bateu a saudade já, hehehe
    Abs

    • Maurício, a Polliana é fera nesses resumões. 😀
      Mas tb são anos de experiência montando esses mini roteiros para os amigos.

      E obrigado pela visita! 😉

  3. Amanda Missel
    25 jan 2013

    Que coincidência!! Acabei de chegar de Natal e ainda estou sonhando com esta cidade de tão maravilhosa. Nós contratamos um guia local em frente ao Cajueiro e desbravamos vários lugares, valeu muito a pena. Minhas indicações são as Lagoas do Carcará e Arituba em Pirangi, e o Chapadão em Pipa. Indescritíveis!!!

  4. Pingback: Rio Grande do Norte em 5 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *