Roteiro de 3 dias em Buenos Aires

Pela proximidade, boa oferta de voos e preços, Buenos Aires costuma ser um dos destinos mais procurados pelos brasileiros quando pensam em uma primeira viagem internacional. E eu super apoio e por isso já vou deixar registrado aqui uma sugestão de roteiro de 3 dias em Buenos Aires

Puerto Madero | Buenos Aires

Argentina é um país encantador e que vale a pena uma visita sempre que possível. Sim, não é um destino para uma vez. Dá para visitar a capital em um fim de semana e curtir vinícolas em Mendonza também em dois dias. Ou mesmo conhecer a neve em Bariloche. 

Não faltam boas opções no país dos hermanos. Buenos Aires é uma cidade incrível, rica em cultura, opções de entretenimento, culinária e com preços realmente bem atrativos para brasileiros nesse momento. Atualmente está incrivelmente barato viajar para a Argentina. 

Roteiro Buenos Aires


Então, pare de quebrar a cabeça tentando achar um destino que caiba no seu orçamento, porque a resposta está logo aqui ao nosso lado. Então veja esse roteiro compacto de 3 dias em Buenos Aires. 

Roteiro Buenos Aires – Dia 1

Galerias Pacífico Câmbio

Comece seu dia com coisas práticas. Vá a Galeria Pacífico ou arredores para fazer o câmbio. Se precisar de dinheiro antes, troque o mínimo possível no aeorporto, porque a cotação oficial é MUITO menos vantajosa. De todo modo, em alguns locais aceitam real, mas o dólar é preferido. 

Centro de Buenos Aires

Se não tiver adquirido internet antes de ir para o país, aproveite a região comercial para comprar um chip. O processo não é tão simples, como seria se já tivesse chegado com o sim card. Você precisa ir em uma unidade específica da Loja Personal (Tem uma quase na esquina da Avenida Corrientes com a Florida). 

Lá eles fazem o registro para turista. Só precisa levar o passaporte. O atendimento pode demorar, porque é um atendimento comum para outros clientes da operadora. Mas é bem barato. Tem pacotes de 180 pesos para 3 dias de internet (2 gigas) com whatsapp livre e 260 pesos para 7 dias. Menos de R$10. 

Teatro Cólon

De lá, faça uma visita ao Teatro Cólon, considerado um dos cinco melhores do mundo por conta da acústica perfeita. Vale a pena fazer o tour guiado, com vários horários durante o dia (a cada 15 minutos) e que custa aproximadamente R$100 no câmbio oficial. É possível fazer a reserva e o pagamento antecipado no site

Teatro Cólon

Casa Rosada

Em seguida, conheça a famosa Casa Rosada, a residência oficial da Argentina. As visitas guiadas geralmente são liberadas somente nos fins de semana e a reserva deve ser feita pelo site com no máximo 15 dias de antecedência. 

Praça de Maio

Nunca entrei, mas vi algumas fotos e me parece ser um passeio fantástico. O tour é gratuito. Mesmo que não faça a visita, vale tirar fotos do lado de fora, pois o prédio é bem bonito.

Catedral Metropolitana | Praça de Maio

A sede oficial do governo argentino fica na Praça de Maio, uma das mais lindas de Buenos Aires. Nesse local há outro prédio belíssimo, o da Catedral Metropolitana. 

Catedral Metropolitana

Almoço no Café Tortoni

O famoso Café Tortoni é uma cafeteria super tradicional e que fica a poucos passos da Praça de Maio, em um prédio que preserva a arquitetura clássica com vários detalhes que chamam a atenção. É tipo point obrigatório para turistas que fazem fila no local. Você pode até achar que é daqueles típicos locais “pega turista”, mas não é. Ele vale a fama que tem e merece ser uma parada dentro do seu roteiro por Buenos Aires. 

Café Tortoni

A comida é maravilhosa (sim, tem almoço), os pratos e lanches são bem servidos e o preço é muito justo. Além disso, o atendimento é impecável. Se não tiver filas, recomendo que você vá várias vezes. Para um café da manhã, café da tarde ou almoço. Não deixe de experimentar os churros ou o alfajor. 

Almoço no Café Tortoni

Caminito

O Caminito é uma rua icônica de Buenos Aires. Mas só uma rua? Sim e não. Desde que o cantinho ficou famoso e foi transformado em um verdadeiro museu a céu aberto, o comércio nos arredores também cresceu. 

Caminito | Roteiro Buenos Aires

Por alí você encontra casinhas coloridas bem fofas, muitos restaurantes, lojas e mais lojas de souvenir e o trabalho de vários artistas. É um dos principais cartões postais e, portanto, um ponto que não pode faltar no seu roteiro por Buenos Aires. 

Caminito

Museu do Boca Juniors

Logo alí ao lado, você pode visitar o famoso estádio do Boca Juniors, conhecido como La Bombonera. É o estádio mais famoso da Argentina, talvez pelo formato inusitado, onde as arquibancadas são mais altas que em outros estádios. 

É possível visitar o interior do estádio em dias que não há jogos. Além disso, você pode acessar o Museu Boquense que tem muito material sobre futebol. 

Puerto Madero

Termine seu dia com um jantar em Puerto Madero. Se organize para chegar ainda de dia e ficar até a noite. É a região moderna da cidade, com uma boa oferta de bares e restaurantes dos dois lados do Rio da Prata

Puerto Madero

Tem gente que acha que aqui não ficam os melhores restaurantes ou que os preços são inflacionados. Mas mesmo que não coma por aqui, vale uma visita e muitas fotos, pois é uma região bem linda. 

Dia 2

Livraria El Ateneo

Nesse dia sugiro que você vá tomar café da manhã na cafeteria da famosa livraria El Ateneo. A livraria é realmente impressionante, gigante e linda. Aliás, já foi eleita pelo The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo. 

Livraria El Ateneo

Funciona onde antes era o Teatro Grand Splendid, na Avenida Santa Fé, no charmoso bairro da Recoleta. Então espere ver camarotes repletos de estantes de livros em vários andares do anfiteatro. O teto é repleto de detalhes e o café (onde novamente recomendo o café da manhã) fica onde antes era o palco do teatro e conserva até mesmo a imponente cortina. 

Café da Livraria El Ateneo

Parques de Palermo

Da livraria, pegue um táxi até a Plaza Itália, onde você vai encontrar inúmeros pontos de interesse relacionados à natureza na praça e nas proximidades. Já adianto que você não vai conseguir explorar bem todos, mas se tiver tempo, vale muito a pena. 

Se não, escolha dois e seja feliz. As opções são: Jardim Botânico, Ecoparque (o antigo zoológico), Rosedal, e Jardim Japonês. Apesar de estarem na mesma área, eles ficam a uma boa caminhada de distância um do outro. Mas vale muito a pena o passeio. 

Roteiro Buenos Aires | Ecoparque

O Ecoparque tem até uma casa hobbit. 🙂

Todos têm entrada gratuita. Confesso que entrei no Ecoparque sem saber que se tratava de um zoológico reestruturado. Falo porque sou contra passeios com exploração animal. Mas o Ecoparque nem de longe lembra um zoológico comum. 

Visitei só um pedaço, mas onde estive, vi apenas uma área verde muito bem cuidada e alguns bichos soltos em diferentes ambientes. Dalí, seguimos para o Rosedal, pois era novembro e tínhamos a chance de ver o local bem florido. 

Rosedal Buenos Aires

E que espetáculo. Segundo consta, são mais de 100 espécies de rosas no Parque 3 de Fevereiro, já dentro do bairro de Palermo. É tudo bem charmoso, com um lago, um pergolado e incontáveis rosas. Um excelente cenário para um ensaio fotográfico.

Roteiro Buenos Aires

Palermo Soho

Do Rosedal, siga para a Palermo Soho e escolha um dos restaurantes da região para um almoço. Fica na Plaza Serrano, uma área super movimentada da cidade, cheia de bares, restaurantes, boates, lojas de roupas e acessórios e, nos fins de semana, acontece uma feirinha ao ar livre com artigos de decoração e antiguidades. 

Palermo Soho

Aproveite para apreciar as cores e grafites característicos dessa região de Buenos Aires. Para completar o segundo dia, escolha um restaurante de Palermo Hollywood para o jantar. 

Roteiro Buenos Aires

Roteiro Buenos Aires – Dia 3

San Telmo

Comece seu terceiro dia na cidade no bairro de San Telmo. Melhor ainda se esse dia for domingo, dia em que os argentinos fazem a famosa Feira de San Telmo. Na rua Defensa, que sai da Praça de Mayo, em direção à Plaza Dorrego, você encontra de tudo. 

Feira de San Telmo

Arte, antiguidade, mais arte, mais antiguidade, comida, roupas e lembrancinhas. No meio do caminho, na esquina com a Rua Chile, um encontro com a famosa estátua da Mafalda. A personagem do cartunista Quino fica sentadinha em um banco, com as mãozinhas no colo, como se estivesse à espera dos fãs (que não são poucos), ao lado de dois amigos: Susanita e Manolito . Se for cedo, vai evitar a fila para o clique. 

Mafalda | Buenos Aires

Já na Plaza Dorrego, você encontra inúmeros casarões restaurados e onde hoje funcionam bares, cafés, restaurantes e lojas de antiguidade. O local é repleto de artistas de rua e além da feira e do comércio intenso de rua, você ainda tem a opção do Mercado de San Telmo, que não é tão grande como o mercado de São Paulo, mas é no mesmo estilo. 

Mercado de San Telmo

De todo modo, alí você encontra uma vasta opção de restaurantes. Nós almoçamos por lá e eu amei o clima e a comida.

Mercado de San Telmo

De qualquer forma, vá cedo, pois costuma lotar. Essa é uma região bem movimentada aos domingos e ótima para você fazer algumas comprinhas de viagem. 

Mercado de San Telmo

Terminado o seu roteiro por Buenos Aires, vale a pena levar alfajor, vinhos e um souvenir para casa. A região de San Telmo também tem bons cafés e sorveterias. Se ainda não conhece, não deixe de experimentar o sorvete de doce de leite da sorveteria Freddo. 

Dicas extras:

– Com a novela do câmbio paralelo X câmbio blue, não vale a pena você usar o cartão de crédito para pagar NADA. Leve dinheiro vivo (em dólar ou real) e faça o câmbio lá para gastar A METADE. Se não entendeu nada, assista esse vídeo do Ricardo Freire, que explica de forma bem didática o câmbio na Argentina. 

– Lá tem Uber, mas se tiver configurado para pagar no cartão, entra na mesma ideia. Você paga o dobro. De qualquer forma, em muitas ocasiões é mais fácil encontrar um táxi disponível do que esperar o Uber. A oferta é grande e os preços são bem similares. Ah, eles usam taxímetro. 

– Em dúvida sobre onde se hospedar? Veja esse outro post com detalhes sobre as regiões e dicas de onde ficar em Buenos Aires

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 


Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *