Os 5 melhores palácios de Portugal para visitar

Portugal é conhecido pelos seus belos e imperiosos palácios. Fazer uma visita ao país é como embarcar entro era de residências suntuosas, regadas a luxo e muito, muito espaço! Não é à toa que os palácios são nada menos do que residências reais, os quais abrigavam diversos nobres e fazem parte da rica cultura. 

Com tanto palácio bonito em Portugal, é uma tarefa difícil, diria até impossível selecionar apenas 5 palácios para visitar. Entretanto, aceitamos a tarefa e separamos, os cinco melhores, que você não pode deixar de ver caso esteja de férias em Portugal. Assim, veja as rotas de trem em Portugal , e embarque nessa riqueza cultural. 

Palácio de Queluz em Sintra

Não é à toa que o Palácio de Queluz em Sintra é conhecido como a Versailles Portuguese. Obviamente que não possui a mesma dimensão em tamanho, mas com certeza não perde nada em quesito beleza. No palácio é possível ver belos e suntuosos jardins, inclusive, um canal de ladrilhos, onde diziam que a família portuguesa passeava de barco. 

Photo by Mark Lawson on Unsplash



As salas são de tirar o fôlego, majestosas e completamente ornamentadas. O palácio, que antes havia sido construído apenas como um residencial de verão, acabou por se tornar a moradia permanente da família real portuguesa, até o momento em que estes fugiram para o Brasil. Esse palácio fica pertinho de Lisboa, sendo bem fácil pegar um trem de Lisboa para Porto .  

Palácio da Pena em Sintra

Esse palácio é um dos símbolos do romantismo arquitetônico, que figurou no século XIX por todo o mundo. Sendo que o Palácio da Pena é o primeiro desse estilo na Europa. A residência for erguida a pedido de D. Fernando II, o qual era um grande adorador de arte e de arquitetura. Não é difícil perceber os intrínsecos detalhes em todo o castelo. 

Palácio da Pena | Sintra

Photo by Mark Lawson on Unsplash

O palácio é um dos mais movimentados em Sintra, misturando diversos estilos arquitetônicos em uma construção de deixar qualquer um boquiaberto, principalmente pela vista que possui das redondezas, tendo em vista que o palácio fica no alto de uma pedra.

Palácio Montserrat em Sintra

Para quem gosta de arquiteturas diferenciadas o Palácio de Montserrat vai conquistar logo de cara! Isso porque, a construção recebeu várias influências neo-árabe e a suntuosidade é notada em cada espaço. Além disso, para quem gosta de apreciar belas plantas, vai ficar encantado com o local.

Nos jardins é possível encontrar uma variedade de plantas, as quais tem origem do mundo todo. O palácio, ainda, é um excelente refúgio para quem quer evitar as longas filas e o caos de um local cheio. Obviamente nas altas temporadas o fluxo de turista aumenta, todavia, este palácio não é tão cheio como o da Pena. 

Para quem procura um mergulho na história, no entanto, esse palácio foi o único que não foi habitado pela família real. Na verdade, pertenceu a um rico comerciante inglês. No entanto, sua beleza arquitetônica árabe deixa qualquer um encantado e vale a pena a visitação. 

Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa

Apesar do palácio ter sido construído para ser a residência da família real, não chegou a ser residência oficial, pois quando D. Maria I se casou optou por residir no Palácio de Queluz. Todavia, a grande beleza e suntuosidade do Palácio Nacional serviram para grandes banquetes, festas e diversas outras organizações. 

Hoje, no entanto, abriga a Biblioteca Nacional da Ajuda, um local incrível com uma seleção de exemplares que faz qualquer leitor se apaixonar instantaneamente. O restante do palácio também foi aproveitado, sendo convertido em museu aberto a visitação, muitas partes e peças são conservadas e são totalmente originais, o que permite ao visitante embarcar na história e deixar sua imaginação correr solta. 

Palácio Nacional de Mafra

Uma das obras mais grandiosas de D. João V, o projeto inicial do Palácio de Mafra era menor, no entanto, com a entrada do ouro do Brasil aos cofres, foi solicitado o aumento do projeto e que as despesas não fossem poupadas. Assim, quando terminou a construção era tão grandiosa que foi possível abrigar 330 frades. 

Outro ponto de destaque para o palácio vai para sua biblioteca, considerada uma das mais belas de toda a Europa. A decoração fica a cargo de mármores grandiosos e luxuosos, madeiras importadas de diversas partes do mundo, além é claro de obras de arte imperdíveis! O turista que visitar o local ficará encantado com tamanha beleza e suntuosidade.

Bem, diante de tatos lindos palácios que existem em Portugal é realmente difícil escolher os melhores e visitar apenas alguns. Assim, caso possam, vale a pena visitar outros como o Palácio da Ega, situado em Lisboa, além do Palácio de Mateus na Vila real e demais. Portugal é mesmo um recanto de lindos palácios e belas paisagens. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Nosso Roteiro: Lisboa - Across the Universe

  2. Pingback: Across the Universe | A visita ao Palácio da Pena, em Sintra | Portugal

  3. Pingback: Across the Universe | A visita ao Palácio Nacional de Queluz, em Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *