Igrejas de Brasília: 7 templos icônicos para você conhecer na capital
Entre tantas construções famosas, algumas igrejas de Brasília se destacam. Seja pela arquitetura do prédio, a localização ou o contexto histórico, os templos contam muito sobre a Capital Federal. E mesmo que você não seja religioso, garanto que irá se render aos encantos e singularidade desses prédios. Então veja quais são as 7 igrejas mais icônicas de Brasília.
Catedral de Brasília
Quando o assunto são as igrejas de Brasília, essa é a primeira a vir a mente da maioria das pessoas. Com localização estratégica, no início da Esplanada dos Ministérios, a Catedral é, nada menos que o primeiro monumento erguido na Capital Federal. Sua pedra fundamental é de 1958. A construção foi concluída em 1960, mas só inaugurada em 1970.
Veja também: O que fazer em Brasília
Projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida tem arquitetura moderna e peculiar. Mas afinal, o que significa aquele formato, de quem são as estátuas na porta e qual o segredo da acústica da igreja? Veja 18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília.
Santuário Dom Bosco
Eleito como uma das 7 maravilhas de Brasília pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais da Espanha, o Santuário Dom Bosco é imponente por fora, mas ainda mais encantador do lado de dentro. Na verdade, quem passa pela W3 Sul, mal percebe a singularidade dessa igreja, já que o exterior é um tanto sóbrio e pouco lembra o de um templo religioso.
Ainda não sabe onde se hospedar em Brasília? Veja aqui algumas quais são as melhores opções
No entanto, ao entrar, você se depara com vitrais em 12 tons de azul. São 80 colunas de 16 metros de altura e um lustre acima do altar igualmente encantador, com 3,5 metros e 7400 peças de vidro.
Grandes portas em ferro, ajudam a compor esse cenário. No detalhe, desenhos esculpidos em placas de bronze contam a história de vida de São João Belchior Bosco, patrono da cidade.
Em sua homenagem, a igreja foi construída em 1963 com 1.600 m² e capacidade para 1.200 pessoas. É, com certeza, uma das mais lindas igrejas de Brasília.
Ermida Dom Bosco
A importância de Dom Bosco na história da Capital Federal também foi registrada com a construção de uma Ermida. À primeira vista, a pequena capela pode até passar despercebida. Isso porque geralmente os visitantes chegam alí afoitos pela vista privilegiada do pôr do sol.
Mas quem tem panorama particular é o próprio Dom Bosco, que recebeu um cantinho exclusivo projetado por Oscar Niemeyer, em um mirante à beira do Lago Paranoá.
A micro capela tem formato de pirâmide. É revestida em mármore branco com uma cruz de metal no topo. A ideia da homenagem foi celebrar a profecia feita por Dom Bosco sobre a construção de Brasília. Em sonho, ele teria sobrevoado a região onde futuramente foi construída a Capital Federal e anunciado riqueza e prosperidade na área.
Capela São Francisco de Assis
Localizada no Núcleo Rural Casa Grande, entre o Gama e o Recanto das Emas, a Capela São Francisco brilha no alto de uma serra com um visual de tirar o fôlego. Ela fica a 33km do Plano Piloto, mas a beleza do local tem atraído noivas de todo o Distrito Federal. A lista de espera para fazer a cerimônia nessa capela chega a dois anos.
Da mesma forma, as missas são limitadas a duas por semana. Sempre às quartas (20h) e sábados (17h30). No entanto, assim como na Ermida Dom Bosco, muita gente vai ao local apenas para assistir ao pôr do sol e apreciar a vista privilegiada da região.
Igreja Nossa Senhora de Fátima
Para os íntimos, Igrejinha de Brasília. Foi construída em alvenaria, com telhado projetado por Oscar Niemeyer. A capela é o resultado do pagamento de uma promessa feita pela então primeira dama, Sarah Kubitschek.
Seria a forma de agradecimento à cura de uma de suas filhas. A igreja fica na 308 Sul, conhecida como a quadra modelo de Brasília. Outro prédio de Brasília que também foi construído a pedido da ex-primeira dama é o Memorial JK.
Tombada pelo Iphan, como patrimônio do Distrito Federal, a Igrejinha é pequena, mas bem acolhedora. São 3 pilares piramidais em concreto, que sustentam a cobertura triangular em formato de chapéu de freira.
Embora a fachada seja toda decorada por azulejos de Athos Bulcão, o interior tem pinturas de Francisco Galeno, artista piauiense criado em Brasília.
Catedral Militar Rainha da Paz
Como muitas igrejas de Brasília, essa também tem uma história interessante. A Catedral Rainha da Paz foi construída a partir da estrutura de palco montada para receber o papa João Paulo II, na ocasião de sua visita à capital, em 1991. Assim como outros, também tem a assinatura de Oscar Niemeyer. Inclusive, veja outros 11 edifícios projetados por Oscar Niemeyer pelo Brasil.
E mesmo sendo uma construção simples, tem também o seu diferencial, que é o formato. De longe, ela lembra uma barraca de campanha, com uma imensa cruz de concreto na porta. A Catedral fica no do Eixo Monumental, reinando sem outras edificações ao redor, na ponta Oeste da pista.
Santuário de Schoenstatt
De uma singeleza incomparável, o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está localizado na DF-001, ao lado da Torre Digital. A igreja de proporções mínimas fica, no entanto, no meio de uma ampla área verde, cercada por jardim muito bem cuidado. O Santuário mais parece uma casinha de brinquedo, daquelas que a gente desenha quando criança.
As janelas tem vitrais multicoloridos, as paredes são bem branquinhas com um sino no topo. Em determinadas épocas do ano, uma vegetação cobre a parede externa da igreja, deixando-a ainda mais encantadora.
O Santuário faz parte do movimento apostólico internacional fundado no vilarejo alemão de Schoenstatt. Ao todo, são mais de 200 templos iguais a esse no mundo, todos cópias idênticas a original.
Mas mesmo sem conhecer as outras, acredito que o diferencial da unidade de Brasília seja a localização. O Santuário de Schoenstatt fica no alto da cidade, oferecendo uma visão privilegiada do lago, das pontes e todo o Plano Piloto. Devido ao tamanho diminuto da igreja, as missas são em uma área externa, em uma espécie de galpão amplo, construído ao lado.
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema Lugares Religiosos. Veja os posts dos outros blogs participantes:
Destinos Por Onde Andei… – Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga, Portugal
Vamos viajar pra onde agora – Santuário de Fátima em 1 dia
Dani Turismo – Turismo Religioso em Minas Gerais
Entre Polos – Santuário Nacional de Aparecida
Mulher Casada Viaja – Catedral de Amalfi: relíquia entre paisagens arrebatadoras
6 Viajantes – Praça do Templo de Salt Lake City. Visitando a sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Chicas Lokas Viagens – Os 4 mais Belos Santuários em Minas Gerais
Viajante Móvel – Madonna della Corona, Itália – incrível igreja encravada na rocha
Uma Viagem Diferente – Os Principais Templos em Bangkok
Recordações de Viagens – Necrópole do Vaticano e o túmulo de São Pedro
Pingback: Santuários em Minas Gerais | Chicas Lokas na Estrada | Dicas de viagem
Pingback: Catedral de Amalfi: relíquia entre paisagens arrebatadoras
Pingback: Across the Universe | Tudo sobre a visita ao Memorial JK, em Brasília
Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Brasília: conheça as melhores opções
Pingback: Santuário Nacional de Aparecida - O Maior Templo Mariano do Mundo
Pingback: Necrópole do Vaticano e o túmulo de São Pedro - Roma
Amei essa seleção de Igrejas de Brasília. São 7 lugares que merecem realmente serem conhecidos na capital federal! Saudade de tudo isso!
Oi Polliana, muito interessante ver que a maioria das igrejas de Brasília seguem o mesmo padrão arquitetônico de Oscar Niemeyer. Acho que como a maioria das pessoas que visitam a cidade, só conheço a catedral de Brasília. Gostei muito de conhecer as demais agora. Lindo post!
Que interessante saber que Brasília tem mais igrejas bonitas além da Catedral.
Fiquei impressionada com os vitrais do Santuário Dom Bosco, que coisa linda!
Pingback: Os Principais Templos em Bangkok - Uma Viagem Diferente
Que bela seleção de igrejas de Brasília! Nunca tinha ouvido falar da Capela São Francisco de Assis, é mesmo uma gracinha. Os vitrais da Dom Bosco são estonteantes, também.
Templos lindos! Mas o que mais chamou minha atenção foi o Santuário Dom Bosco, sou apaixonada por vitrais, então fiquei encantada com esse Santuário. Lindas fotos!
Adorei sua seleção de templos e igrejas de Brasília, de todos que você citou eu só não conheci o Santuário de Schoenstatt e a Catedral Militar. Achei bem legal os dois, quem sabe na próxima visita eu vá :D. Boas dicas
Não conheço Brasilia, mas quero muito e essa sua seleção das igrejas de Brasilia, aumentou anda mais minha vontade de ir até a capital quando tudo isso passar. Amo visitar igrejas e templos religiosos
Ainda não conheço Brasília, mas pretendo conhecer, aliás é um desejo meu de muito tempo. As igrejas de Brasília mostradas neste post são realmente lindas, porém as que mais me chamaram a atenção foram a Catedral de Brasília e a Capela São Francisco de Assis, que arquiteturas maravilhosas de ambas, além da atmosfera que parece ser de muita paz e encantamento.
Amei suas dicas!
Eu conheço pouco Brasília e só conheci a Catedral de Brasília e Santuário de Dom Bosco, que são duas obras belíssimas e imperdíveis para quem está visitando a capital. Fiquei curiosa em conhecer as suas outras indicações nesse post. Anotei a lista para visitá-las em breve.
As Igrejas de Brasília são linda! Cada uma com sua particularidade. Pena que a maioria dos turistas só visitem a Catedral. Até mesmo o Santuário Dom Bosco q é mais conhecido, não recebe tantos turistas como a Catedral.
Pingback: Across the Universe | Turismo de isolamento: 7 opções de chácaras para alugar no DF
Pingback: Across the Universe | Onde comer um bom cachorro quente em Brasília
Pingback: Across the Universe | 18 curiosidades sobre a Catedral de Brasília
Pingback: Across the Universe | O que fazer em Brasília - Across the Universe