8 dicas para praticar o turismo sustentável

Já parou para pensar na ideia de diminuir os danos ao meio ambiente durante uma viagem? Pois saiba que o turismo sustentável é uma tendência cada vez mais necessária. É verdade que não dá para pensar em uma viagem com zero impacto ao meio ambiente, mas pequenos detalhes podem fazer a diferença. Então o que falta para começar pelo básico?

Veja 8 dicas para começar a praticar o turismo sustentável:

Tenha uma bagagem estratégica

Turismo sustentável

Organize seu roteiro de forma que você possa prever o máximo de coisas que serão uteis durante o passeio. Se, por exemplo, for acampar, leve os itens básicos como garfo, prato para não precisar usar os plásticos descartáveis. De qualquer forma, leve sempre consigo sua garrafa de água e itens de higiene pessoal, rejeitando os descartáveis oferecidos pelo hotel.

Opte por uma hospedagem eco friendly

Hotel eco friendly

Ao pesquisar no Booking, é possível encontrar diversas hospedagens que trabalham com a ideia de turismo sustentável. Inclusive, fizemos uma lista com 10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo. Não conseguiu encontrar um? Sem problemas. Aplique você mesmo seus pequenos hábitos, não deixando o ar condicionado ligado ao sair do quarto, sem exagero de luzes acesas, sem desperdício de água e reaproveitando a mesma toalha durante toda a estadia. Afinal, na sua casa você não usa uma toalha por dia, não é mesmo?

Escolha meios de transporte menos poluentes

Turismo sustentável

Optar por um transporte público ao invés de priorizar um particular, já é, por si só, uma escolha mais acertada. Mas que tal andar a pé sempre que possível? É mais barato, saudável e tem zero impacto no meio ambiente. Outra opção é o aluguel de bicicleta, muito comum em cidades turísticas.

Apoie a cultura e a economia local

Turismo sustentável também está relacionado com as pessoas e a forma de desenvolvimento de uma determinada cidade. Para que o turismo cumpra seu papel de transformação social, todo o mercado envolvido precisa ser valorizado. Então apoie a economia local, comprando naquele restaurante que valoriza a culinária e os ingredientes produzidos pelos produtores do lugar. Dessa forma, apoiamos as pessoas que vivem desse mercado, garantindo que o turismo seja uma ferramenta de desenvolvimento social sustentável.

Adapte o hábito das lembrancinhas de viagem

Quer mesmo levar algo para um amigo, um familiar? Então escolha algo realmente útil e valorize o trabalho de artesãos locais.

Boicote lugares que violam direitos básicos

Há inúmeros atrativos turísticos com métodos questionáveis, seja na violação de direitos humanos, dos animais ou do meio ambiente. E turismo sustentável envolve tudo isso. Então não incentive locais que exploram os funcionários, ou que não dão importância a detalhes básicos sobre o meio ambiente ou ainda exploram animais.

Exploração de animais

Exemplo do que NÃO FAZER

Recolha todo e qualquer lixo que produzir

Fique atento aos resíduos que você gera quando visita um local e o destino deles.  Não se esqueça que eles são da sua responsabilidade. Então leve sempre um recipiente onde você pode ir recolhendo o lixo durante uma trilha ou recolher os resíduos que você produziu ao passar o dia na praia ou no parque.

Recolha lixo nas trilhas

Se sobrar um espaço no seu saquinho, que tal ajudar a recolher o lixo daquele turista que estava ao lado e não tem a mesma consciência ambiental que você? Isso ajuda até mesmo outros turistas que podem ver a cena e tomar como lição.

Não recolha nada da natureza

É comum o turista achar que não faz mal pegar uma plantinha durante aquele passeio em áreas ambientais. Mas faz mal sim. Nada de recolher pedras, plantas e muito menos animais. Qualquer detalhe pode prejudicar o ecossistema. O melhor souvenir da natureza são as fotos.

Turismo sustentável | Estrela do mar

Então, como você viu, existem inúmeros hábitos simples que podem colaborar com o turismo sustentável. Algumas práticas são comuns não apenas durante viagens, mas também no dia a dia. Então o que falta para você fazer escolhas ambientais amigáveis? Veja também a lista com destinos sustentáveis no Brasil.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo

  2. Pingback: Across the Universe | 10 resorts na Bahia que vale a pena conhecer - Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | Lista com destinos sustentáveis no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *