Bagagem de mão: como funciona?

Gosto de viajar leve. Não porque sou exatamente uma pessoa desapegada, mas por ser consciente das dimensões dos aeroportos e da canseira que é arrastar mala por horas e horas com o cansaço batendo. Ainda tem aquela chatice que é achar um táxi/uber que caiba todas as suas malas e as dos seus companheiros de viagem. Transtorno maior ainda costuma ser no transporte público. Então, pensando em tudo isso, sempre gostei de viajar com uma bagagem otimizada, levando o mínimo possível e aproveitando bastante da bagagem de mão. Agora então, isso virou quase uma meta, já que a maioria dos voos cobram uma taxa extra para o despacho de uma mala de 23kg. Pensando nisso, vou explicar nesse post como funciona a bagagem de mão. 

viagem com mochila

Como funciona a bagagem de mão

A bagagem de mão é aquela que você carrega com você, dentro do avião, durante a viagem. Pelas regras atuais, não há cobrança da mala de mão em voôs nacionais ou internacionais. E por direito, você pode levar uma mala de até 10kg na cabine econômica e ainda um artigo pessoal pequeno, que pode ser uma bolsa, uma mochila, case para computador ou coisa do tipo. Veja nesse outro post aqui o que levar na bagagem de mão

O que levar na bagagem de mão

É bom você conferir as regras da companhia aérea antes do embarque, para não ter problemas, já que acontece de algumas empresas internacionais encrencarem com o segundo item. Já me aconteceu uma vez: estava com uma mochila e uma bolsa pequena e me fizeram colocar a a bolsa dentro da mochila. Ok que a mochila nem fechou, mas coloquei. 



A bagagem de mão pode ser uma mochila ou bolsa?

Sim! A bagagem de mão pode ser uma mochila e também pode ser uma bolsa. Grande ou pequena, desde que não ultrapasse as dimensões máximas de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura, largura e comprimento), incluindo bolsos, rodas e alça e o limite de 10kg. Já o objeto pessoal pode ter no máximo 35cm x 20cm x 45 cm.

Opção de Mala de mão

Para esse segundo item da bagagem de mão, eu costumo apostar na mochila no lugar da bolsa. É mais fácil de carregar, cabe mais itens e deixa suas mãos livres.

Como funciona a bagagem de mão: mochila

Já a mala de mão, depende da ocasião. Se eu não for despachar uma mala de 23kg, levo uma de rodinhas para aproveitar bem os 10kg que tenho direito de levar junto comigo, na aeronave. Mas quando despacho, opto por uma bolsa de viagem que dê para adaptar à bagagem que despachei. Fica bem mais fácil de carregar as duas juntas quando elas se encaixam. Assim ó:

Como funciona a bagagem de mão

Essa é da GoCase e vem com essa parte que encaixa. Porque é bem ruim arrastar duas malas de rodinha de uma só vez e aqueles carrinhos que dão suporte nos aeroportos não podem ir em todos os cantos. 

Dica extra

Para quem gosta de fazer compras durante a viagem, essa bolsa também é ótima para você levar dobrada na mala e usar na volta da viagem, com os itens que comprar por lá. Fiz isso na nossa última viagem à Miami. Também dá para usar a mochila, que é levinha e não vai pesar sua mala. Assim você vai ter mais uma opção de bolsa para a volta, quando a gente sempre tem mais bagagem.

Tem mais alguma dúvida sobre bagagem de mão? Deixe aí nos comentários que respondemos rapidinho. 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Deserto do Atacama e Salar de Uyuni: o que levar na mala | Across the Universe

  2. Pingback: O que levar na mala para Fernando de Noronha | Across the Universe

  3. Pingback: Across the Universe | O que levar na bagagem de mão | Across the Universe

  4. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional | Across the Universe

  5. Pingback: Across the Universe | 12 dicas para organizar a sua primeira viagem internacional

  6. Pingback: Lista de viagem: checklist com tudo que não pode faltar em sua mala

  7. Adriele
    15 maio 2020

    Fiz minha ultima viagem somente com bagagem de mão e amei, me senti bem mais livre e leve. Amei todos as dicas, e esse essa bolsa e a mochila são muito linda, amei demais.

  8. Pingback: Across the Universe | 14 aplicativos de viagem para você ter sempre à mão

  9. IZABELA ALMEIDA
    18 fev 2022

    GOSTARIA DE SABER VALORES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *