Chapada dos Veadeiros em um fim de semana
Há tempos queria conhecer a Chapada dos Veadeiros. Depois de muitas datas marcadas e desmarcadas, acabei conseguindo ir em novembro. Já vou logo avisando que a época é péssima, pois chove muito. Somando as chuvas ao tempo curto e a dois pneus furados, acabamos conseguindo ver pouco diante da infinidade de atrações na região. De qualquer forma, aproveitamos tudo o que foi possível e o bom é que fica a desculpa para uma nova visita muito em breve – assim que passarem as chuvas.
A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste goiano, que abrange municípios como Alto Paraíso, Colinas do Sul, Cavalcante e São João D’Aliança. Mas é no povoado de São Jorge que fica a maior parte das atrações naturais da região. A vila fica a 420 km de Goiânia ou 230 km a partir de Brasília. O ideal é se hospedar em Alto Paraíso, São Jorge ou nas inúmeras pousadas e hotéis localizados nos arredores e entre as duas cidades.
Veja também: site faz busca de ofertas específicas para viagens de fim de semana
De Alto Paraíso até São Jorge são 36 quilômetros, sendo 36km de asfalto. O ideal seria decidir com antecedência as atrações que você pretende visitar, verificar a localização e decidir pela hospedagem, porque não dá para ficar indo e voltando todos os dias e há muito coisa para se ver por todos os lados. Se não se organizar com antecedência, vai ficar andando em zig-zag.
Misticismo, esoterismo, meditação e espiritualidade
A Chapada, especialmente a cidade de Alto Paraíso, possuiu um forte turismo místico. Segundo a Revista Turismo são mais de 40 grupos místicos, filosóficos e religiosos instalados na cidade. Entre as razões para região ser procurada pelos esotéricos estão as paisagens naturais, a abundância de quartzo e a lenda de que quando o mundo acabar – provavelmente no dia 21 de dezembro de 2012 – vai restar apenas a cidade de Alto Paraíso.
Ainda de acordo com a revista, Alto Paraíso é reconhecida pelos espiritualistas como uma das regiões destinadas a receber “seres escolhidos pelos planos superiores da vida”. Então não se assuste ao se deparar com um Discoporto (um aeroporto de discos voadores) logo na entrada da cidade. Penso eu que Alto Paraíso seja o único lugar do mundo que tem estátua de extraterrestre.
Não deixe de ver também o Guia completo da Chapada dos Veadeiros, com tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem.
Olá. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Oi Natalie!
Vou agradecer pela Polliana, que está do ooouuutro lado do mundo nesse momento 🙂
Mas é sempre uma honra ver nossos posts no #viajosfera.
Muito obrigado mais uma vez! 😉
Oi Marcelo!!!
Que legal que você foi para a Chapada!!!
Dois pneus furados… Ai meu deus!!!
Vou acompanhar todos os posts e pegar as dicas! Minha promessa de ano novo é conhecer a Chapada. E quero me hospedar em Cavalcante e ficar como a plaquinha da foto, na turma da preguiça!
Bjs, Anna
Oi Anna!
Que bom ver você por aqui.
Quem foi a Chapada foi a Polliana. Qdo ela foi, eu estava em Salvador. Mas já estive por lá em 2006 e 2008, mas já está passando da hora de eu voltar.
Cavalcante também está na minha mira. Quem sabe não rola de irmos de turma pra lá? 🙂
Bjão! 😉
Oi Marcelo!!
Nem reparei que foi a Polliana quem escreveu o texto… rsrs
Eu topo um encontro de blogueiros por lá!!! 🙂
Bjs, Anna
Vamos marcar então esse encontro na Chapada? Vai ser demais 😉
Boa notícia. A estrada de Alto Paraíso até São Jorge está totalmente asfaltada e com ciclovia. Inaugurada em dezembro/2014. No sentido contrário, de Colinas do Sul a São Jorge, há outra empresa fazendo a obra, mas está ainda nos primeiros 10 km. Alguns solavancos a menos, principalmente pra quem não vai de Four by Four…
Que notícia maravilhosa, Jean!
Pingback: Chapada dos Veadeiros: O Vale da Lua | Across the Universe
Pingback: Chapada dos Veadeiros: Cachoeira dos Cristais | Across the Universe
Pingback: Chapada dos Veadeiros: Águas Termais do Morro Vermelho e Éden | Across the Universe
Pingback: Chapada dos Veadeiros: Cachoeira de São Bento | Across the Universe
Pingback: Across the Universe | Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos e Corredeiras