Waze: Um app essencial em sua viagem

Eu sempre pensei em dar a dica do Waze aqui no blog, um aplicativo de navegação GPS gratuito e colaborativo, mas sempre descartava: “Ah, todo mundo já conhece!“.

Há poucos dias marcamos um encontro de trips e blogueiros aqui em Brasília, e o restaurante era super escondido. Soltei: “Joguem no Waze que vocês chegam, sem erro“. Como a turma é de viajantes, blogueiros e antenados com tecnologia, não imagivana que o app fosse desconhecido por alguém. Mas eu estava enganado, muitos não conheciam ou não usavam com a finalidade que eu uso: Encontrar pontos (turísiticos ou não) sem saber o endereço, apenas com o nome do lugar.

Como funciona o Waze

Waze é colaborativo e funciona a partir de informações de percurso compartilhadas através de uma rede de mais de 30 milhões de usuários. A grosso modo, é uma grande rede social de navegação e condições de trânsito em tempo real. Basta que você use e já estará compartilhando dados sobre o seu percurso (anonimamente) com outros usuários. Em troca, você terá rotas calculadas em cima de condições reais de trânsito. Quanto mais gente utilizando, mais a rede ganha força, mais informações em tempo real e mais mapas atualizados.

Ícone do Waze

Você pode contribuir voluntariamente reportando aos usuários da rede a existência de pontos perigosos, buracos, acidentes, condições climáticas, trânsito intenso e radares. Muitos vão se lembrar: “Ahhh, eu sei qual é esse app.. é aquele que avisa de blitz, né?” Sim, mas é a funcionalidade menos nobre desse aplicativo.


Alertas do Waze

Como o Waze é gratuito, ele cumpre bem o seu papel diante dos seus concorrentes que custam no mínimo 30 dólares. Em compensação, os mapas e informações em tempo real são carregados a partir da internet, exigindo que você tenha contratado junto a sua operadora um pacote de dados. Mas quero acreditar que hoje quem tem um smartphone, tem um plano de dados. Logo, não chega a ser um grande problema quando se está no Brasil, mas lá fora vai exigir de você um trabalho adicional na contratação de um pré-pago junto a uma operadora local. Eu fiz isso na Itália e gastava míseros 2 euros por semana para ter dados na minha linha italiana ricaricabile. Uma mão na roda! Um dia crio vergonha e conto tim-tim por tim-tim por aqui. 😉

Usando o Waze em viagens

Se você é daqueles que acredita que Cristovão Colombo não chegou às Américas perguntando, o Waze pode quebrar o galho em sua viagem. Ele ajuda na hora de encontrar destinos, pontos turísticos, hotéis, restaurantes e tudo que você desconheça o endereço e muito menos as coordenadas. Como? Ele tem uma busca integrada com o Foursquare, aquele ouuutro aplicativo e rede social que a galera usa para dizer onde está e deixar sua opinião sobre o lugar. Como os pontos no Foursquare são bem atualizados e quase tudo está por lá, basta que você informe o nome ao Waze e peça para que ele busque as coordenadas no Foursquare. E pronto, ele irá te conduzir traçando uma rota com a menor HEC – Hora Estimada de Chegada.

Usamos em nossa viagem a João Pessoa, e posso garantir que ele otimizou bastante o nosso curto tempo na capital paraibana.

Veja abaixo um passo a passo com telas capturadas do iPhone simulando uma visita ao Museu do Catetinho em Brasília:

Buscando pelo nome

Indique o nome do local onde você quer chegar, pode ser um ponto turístico, um restaurante, um bar, uma cidade etc. Em nosso exemplo, vamos buscar o Museu do Catetinho.

Waze | Buscando pelo Nome

Pesquisando na base do Foursquare

Por padrão, o Waze busca em base de dados própria. Mas a busca dele funciona bem se você souber o endereço. Como em nossa simulação não sabemos, vamos alterar e indicar que ele pesquise na base do Foursquare.

Buscando no Foursquare

Encontrando o resultado da busca

Após efetuar a busca, ele apresentará as opções, com o endereço e a distância em linha reta até o destino.

Waze | Resultado da Busca

Basta selecionar para que ele apresente uma pré-visualização do destino no mapa e inicie o cálculo da rota.

Waze | Ponto Encontrado

Calculando a rota

É iniciado o cálculo da rota. O tempo vai depender da velocidade de sua conexão à Internet. Se for TIM, aproveite para abastecer, verificar o nível do óleo e tomar um café. 😀

Waze | Calculando Rota

Finalizado o cálculo, é apresentado o tempo e a distância até o destino.

Waze | Pronto para começar?

Navegando pela rota

Com a rota traçada, basta seguir as orientações visuais ou através de instruções de voz em português do Brasil. 😉

Waze | Iniciando a Rota

E pronto! Você chega ao seu destino.

Waze | Chegando ao Destino

 

Informações Adicionais

O Waze está disponível para iOS (iPhone e iPad) e Android.

Como em qualquer navegador GPS, o Waze pode traçar rotas erradas e literalmente te levar para o mau caminho. Saiba quando confiar ou não. E se você, assim como eu, é um perdido por natureza e não tem muita habilidade com mapas de papel, não tenha esperanças de que um aplicativo irá mudar a sua essência. Uma vez perdido, sempre perdido. 😉

Seguro Viagem com 40% de desconto - Cupom de Desconto - Black Friday
Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Luiz Claudio
    04 jan 2013

    Muito bom seu artigo, gostaria de saber se posso levar para viajar na europa e se consigo o mapa da Italia, obrigado.

    • Luiz,
      não testei o Waze na Europa, mas acredito que você vai conseguir sim usá-lo por lá. Só vai precisar de comprar um chip de alguma operadora local e com plano de dados para que você possa usar, já que todos os mapas, incluindo os da Itália, são carregados pela Internet.
      Obrigado pela visita!

    • Luiz, fiz uma roadtrip pela Itália e durante todo trajeto usamos Waze no lugar do GPS comum e funciona perfeitamente, inclusive indicando pontos turísticos, hotéis e restaurantes, uma maravilha. Basta você comprar um chip para ter acesso à internet. Espero ter ajudado. 😉

  2. Pingback: Brasília: Uma visita ao Museu do Catetinho

  3. Pingback: Como se locomover em Goiânia

  4. Jarbas
    21 jun 2013

    Gostaria de saber como usar o Waze no trajeto que farei entre Miami e Orlando, tenho que baixar mapas de lá ou simplesmente os mapas são carregados pela internet como no post anterior sobre a Europa que você respondeu?

    Obrigado.

    Jarbas

    • O Waze funciona offine, não tão bem como online, mas funciona. Mas você terá que ir a algum Starbucks, conectar-se a Internet e abrir o Waze… Aí você traça a rota de Miami para Orlando e pronto, o mapa fica armazenado no celular. Neste ponto, ele é muito melhor do que o Google Maps Mobile. Pois no Maps, se vc fechar o programa ou desprogramar a rota, você precisará obrigatoriamente da Internet, ao contrário do Waze, que permitirá refazer a rota.

      MAS, eu recomendo fortemente procurar um Walmart ou Bestbuy mais próximo do Aeroporto e gastar $99 em um Garmin, que será um bom investimento e lhe guiará nesta e nas próximas viagens(procure um modelo com Lifetime Map Updates).

  5. Denise
    10 jun 2014

    O waze funciona em Buenos Aires? ë só eu comprar um pacote de dados? help. Estou indo pra la pela primeira vez na segunda..

    • Denise, eu não usei o Waze em Buenos Aires. Qdo fui (em 2008), nem o Google Maps funcionava por lá.

  6. Luiz Correa
    05 ago 2014

    Meu Smartphone é o Moto G, 3G e não 4G. Nos EUA o sistema tem que ser 4G? Obrigado, Luiz.

    • Funciona 2G, 3G e 4G… 3G é mais fácil ainda, pois são normalmente ilimitados nos pacotes de dados. A banda 4G utilizada nos EUA (700mhz ou LTE-13), só será liberada no Brasil a partir do ano que vem, pois ela atualmente (2014) está licenciada para TV Analógica. A partir daí, os iPhone’s com 4G comprados nos EUA começarão a funcionar no Brasil. Em resumo, se o seu celular tivesse 4G, teria que verificar se ele trabalha nas frequências americanas.

  7. Daniela
    09 dez 2014

    Olá, boa tarde.

    Gostaria de saber se o waze funcionará no Moto E?
    Obrigada.

    • Paulo Senna
      17 dez 2014

      Daniela,

      O Waze pode ser usado no Moto E e, a princípio, em qualquer smartphone android com GPS. Eu já o usei no LG L3 E400, Motorola XT317, Motorola RAZR D3 XT920 e no Moto X XT1058.

      Espero ter ajudado.

  8. Cristiane
    02 jun 2015

    Bom dia!

    Sabe me dizer se existe alguma forma de gravar uma rota percorrida (rua a rua) e depois enviá-la via e-mail para visualização?

    Exemplo: quero sair do ponto A para ir ao ponto B sem seguir a rota sugerida pelo Waze.

    Obrigada.

    • José Carlos
      28 abr 2016

      Existe um aplicativo chamado minhas trilhas, que grava percursos para depois serem visualizados no prórpio aplicativo ou no Google Earth. è muito legal, dando, inclusive, um relatório do percurso.

  9. Alex Gonzaga
    14 jul 2015

    Alguém sabe me informar se eu viajar pra fora do brasil consigo utilizar normalmente ?

    • Alex, funciona.
      Mas você vai precisar comprar um chip com pacote de dados no país que você for visitar.
      O Waze depende de internet para funcionar.

    • Desde que você acesse pelo menos uma vez no local, por exemplo ao desembarcar no aeroporto, e tenha seus destinos gravados previamente no favoritos, não terá problema. O primeiro acesso faz cache do mapa, então pode acessar sem internet. Como este cache não tem nome de ruas, então você precisa ter os destinos previamente gravados nos favoritos, assim pode acessá-los sem internet. Funciona bem!

  10. Jéssica Caroline
    04 set 2015

    Boa Tarde, meu diretor fara uma viagem de negócios a França, o mesmo ficara em torno de um mês, ele pretende utilizar o aplicativo waze mas não sei direito como funciona.Se no hotel tiver Wifi ele gravando a rota, ficara salva? E é por meio de satelite da operadora ou ou tera que ter o uso de dados? Enfim preciso de toda a informação possível referente ao aplicativo fora do Brasil.Fico no aguardo.

    • Jéssica, sim. Ele pode fazer a rota com o celular conectado no WiFi e depois usar normalmente no carro.
      Eu fiz isso em Curaçao. Não precisará usar dados.
      Mas se der algum problema durante a rota e ele precisar recalcular, pode dar algum problema e o Waze não conseguir recalcular e exigir uma conexão com a Internet.
      O ideal seria se ele comprasse um chip pré-pago por lá com pacote de dados habilitado para não ter esse tipo de problema.
      Aqui nesse post do pessoal do Proxima Trip você encontra detalhes sobre como adquirir e habilitar:

      http://www.proximatrip.com.br/franca/chip-celular-pre-pago-na-frana-com-3g4g-onde-comprar-o-como-usar/

  11. Pingback: Como ter ligações para o Brasil e Internet 3G ilimitados em viagem aos EUA

  12. Pingback: Breaking Bad Tour: Um roteiro para fãs da série

  13. Fabio
    21 fev 2016

    Existe alguma funcionalidade no waze que indique restaurantes no trajeto?6

  14. Lu Martinez
    20 maio 2016

    Estamos indo para a Itália e queria muito saber a respeito do waze! Acredito que vc me ajudou muito: comprar um chip quando chegar lá ! Vc acha que é melhor que comprar um GPS? Muito obrigada!

    • Lu,
      muito melhor que comprar um GPS.
      Eu rodei 2400km com o Waze na Italia, sem nenhum problema. Compre um chip com pacote de dados e seja feliz. 🙂

  15. Maria Clara
    12 jun 2016

    Adorei todas as respostas do Marcelo Lemos super esclarecedoras!!

  16. Marcelo de Souza
    24 nov 2016

    Boa tarde, achei muito interessante seus comentários sobre as viagens. Eu e minha esposa estamos indo pela primeira vez de carro para o Uruguai. Estamos um pouco preocupado, gostaria de saber se podemos contar com Wase, poi já tenho a há muito tempo ele, e utilizo ele dentro do Brasil. A minha operadora é VIVO e o meu celular é o G 4 Motorola dos novos. Como devo proceder? Vocês falam em comprar chips ou pacotes, mas onde foi encontrar isso?

  17. Lúcia
    02 mar 2017

    Boa noite. Vou para Curaçao. Tenho 4g, operadora Vivo e utilizo o waze quando viajo no Brasil. Pretendo passar minha conta para home. Mesmo assim, precisamos comprar chip do País? Estou muito preocupada.
    Obrigada.

  18. Silvio
    16 maio 2017

    Gostaria de utilizar o WAZE na Europa.
    Li nos comentários anteriores que preciso adquirir um chip de dados para baixar os mapas e depois utilizar o WAZE.
    Pergunto:
    a) o WAZE vai utilizar este chip para funcionar?
    b) existe a opção de baixar os mapas antecipadamente e ao chegar na Europa o WAZE funcionará offline?

    Faço estas perguntas, pois um amigo me informou que no Google Maps, posso baixar os mapas antecipadamente e utilizar os mapas offline!

    • Silvio,
      o Waze para funcionar legal precisa estar conectado a Internet. Infelizmente ele ainda não é preparado para funcionar offline. Você pode até traçar a rota antecipadamente quando estiver no Wi-Fi e sair com ele. Mas o funcionamento não é lá essas coisas. Ele não vai conseguir recalcular a rota caso você, por exemplo, pare em um posto para abastecer. Ele entende que você saiu da rota e vai tentar recalcular. E nessa ele pode ficar perdidinho. Já passei muita raiva com ele por isso.

      Agora se a sua necessidade é para uso offline, prefira o Google Maps. Ele sim funciona muito bem sem internet depois de sincronizado os mapas da região onde você pretende circular.

  19. Pingback: Nosso Roteiro: Los Angeles | Across the Universe

  20. Pingback: Como se locomover em Goiânia | Across the Universe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *