Chapada dos Veadeiros: Cachoeira dos Cristais

A Cachoeira dos Cristais fica em uma área particular a 8 km de Alto Paraíso (5km de asfalto e 3km de terra), no sentido de Cavalcante. A entrada custa R$ 10 e você tem acesso a sete quedas d’água: Poço da Vovó, Massagem, Paraíso, Recanto da Paz, Corredeiras, Segredo e Véu da Noiva (a última e maior). Por esse valor, é possível também ir para a Cachoeira da Água Fria, por uma trilha de 1,7km.

Cachoeira dos Cristais - Poço da Vovó | Chapada dos Veadeiros

Poço da Vovó – Cachoeira dos Cristais

Não fomos à Água Fria, mas gostei de todas as sete cachoeiras que vimos por ali. O acesso é razoavelmente fácil. É bem tranquilo para ir, mas a volta, por ser subida, é um tanto cansativa. A dica é: percorra os 500 metros observando todas as cachoeiras que estão a cada 50 ou 100 metros até chegar à última (Véu da Noiva).

Cachoeira dos Cristais | Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Segredo

O lugar é incrível e como manda a superstição, aproveite para colocar a cabeça embaixo da queda d’água para afastar o mau olhado e para dar aquela refrescada.

Cachoeira dos Cristais - O véu da noiva | Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Véu da Noiva

Já descansado, comece a subida e vá parando nas cachoeiras que escolher. Lá em cima, na entrada, tem uma estrutura legal com banheiros e chuveiro quente, lanchonete com um cardápio variado, mesas para refeição e descanso e uma vista de relaxar qualquer ser estressado.

Cachoeira dos Cristais | Chapada dos Veadeiros

No local também é possível acampar e eles alugam até a barraca com kit completo (colchão, roupa de cama e iluminação). O acesso a cachoeira é liberado entre 8h e 18h. Antes ou depois, só para quem está acampado.

Cachoeira dos Cristais | Chapada dos Veadeiros

E você, conhece algum destes lugares na Chapada? Conta pra gente sua experiência ai na caixinha de comentários. 😉

Mais sobre a Chapada dos Veadeiros

Esse post faz parte da série “Chapada dos Veadeiros em um fim de semana“. Não deixe de conferir todos os outros posts publicados:

Chapada dos Veadeiros em um fim de semana

O Vale da Lua

Cachoeira de São Bento

Pousada Portal da Chapada

– Morro Vermelho Águas Termais e Éden

– Cachoeira da Raizama e Morada do Sol

– A Travessia das Sete Quedas

– O que levar e vestir para a Travessia das Sete Quedas

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Chapada dos Veadeiros em um fim de semana

  2. Pingback: Chapada dos Veadeiros: O Vale da Lua

  3. Ei Polliana,

    Lindas cachoeiras. Adoro este tipo de passeio. Preciso muito conhecer a Chapada dos Veadeiros. Vou anotar todas as dicas de vocês para quando eu for. 🙂

    Beijos,
    Lillian.

    • Oi, Lilian… Quero voltar em breve, porque como já expliquei aí nos posts, peguei muita chuva. Tô pensando em ir explorar mais um pouquinho depois do carnaval. Aí volto aqui e coloco mais dicas!

    • Ei Lilian,
      bora então combinar para 2013 de irmos todos para a Chapada. A Anna Bárbara e a Camila Kafino já pilharam em um encontro de blogueiros por lá. 😀

  4. Olá Polliana, estive esse ano nesse local e é incrível mesmo. A descida passando por várias cachoeiras pequenas, com nomes distintos, até chegar na Véu de Noiva, que é super gelada! E a vista incrível da área de entrada? A Chapada tem milhares de atrações que precisam ser conhecidas.

    • Exatamente, Lívia. Tive apenas um fim de semana e já me encantei. Na Cachoeira dos Cristais eu queria ficar um dia inteiro. É realmente mágico!

  5. Pingback: Chapada dos Veadeiros: Pousada Portal da Chapada

  6. Pingback: Chapada dos Veadeiros: Morro Vermelho Águas Termais

  7. Carlos Reis
    20 maio 2013

    Polliana,
    Em que época você esteve na Chapada?

    Carlos

  8. Pingback: Chapada dos Veadeiros: Cachoeira de São Bento

  9. Daniela
    23 set 2013

    Oi Polliana, tudo bem?
    Fui na chapada dos veadeiros em 2010 através de um visita técnica da faculdade. Fizemos a trilha que contempla o Cânion I e as Carioquinhas. É um lugar fantástico. Na época tivemos que pagar 100 reais para o guia que acompanha no máximo 10 pessoas. Você sabe me informar se continua este valor??

  10. O Camping dos Cristais é simplesmente o melhor que eu já fiquei. Vale muito a pena, banheiros bons e limpos, cozinha comunitária ótima e a área do camping é muito boa e com muitas árvores. As cachoeiras são ótimas no tempo de cheia, mas até na seca dá pra se divertir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *