Museus de Berlim: Bode Museum
O Bode Museum fica no extremo norte às margens do Rio Spree. É um prédio grandioso, em arquitetura barroca, com belas fachadas em arco e uma imponente cúpula no topo. Construído entre o final do século XIX e XX, o museu precisou de restauração no pós-guerra, como quase todo e qualquer monumento imponente na cidade de Berlim.
Foto: Hosszuka (CC BY-SA 2.0)
Em seu acervo, destacam-se coleções de esculturas que impressionam logo na chegada ao hall de recepção. Obras que remetem desde o período medieval europeu até o século XVIII, originários de países de língua alemã além de França, Itália, Espanha e Holanda. Nesse contexto, destacam-se as esculturas de origem gótico italiana, além das alemãs. Outro no acervo impressionante no Bode Museum, é a coleção numismática que conta com milhares de objetos em sua maioria moedas e medalhas dos mais variados períodos e países mundo afora.
São artefatos cunhados em épocas distintas, desde o século VII antes de Cristo até as mais modernas cunhadas no século XXI. Há também diversos modelos de ferramentas de cunhagem, além de selos e cédulas dos mais variados períodos históricos. Por fim, a coleção de Arte Bizantina (a que mais impressiona dentre todo o acervo no museu, na minha humilde opinião) mostra a arte da cristandade oriental numa vasta coleção de artefatos. Conta também com objetos que remontam desde o final da Antiguidade e relíquias do Império Bizantino.
Os objetos – sarcófagos, mosáicos e inscrições – são originários de países costeiros ao Mediterrâneo Antigo. Objetos religiosos do Egito Antigo misturam-se aos artefatos de países tocados pela cultura bizantina em algum momento da história, incluindo norte da África, Itália, Grécia, Turquia, Oriente Médio, Balcãs e Rússia.
Quando abre?
O museu abre diariamente, com exceção da segunda-feira, das 10h às 18h.
Quanto custa?
Você pode adquirir antecipadamente o ingresso por aqui por 10 euros ou comprar o Area Ticket que dá acesso a todos os museus da Ilha por apenas 21 euros. Crianças e adolescentes de até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes. O Area Ticket é válido somente por um dia.
Outra opção é comprar o Berlin City Pass que dá direito não só aos museus da ilha como a outros museus e diversas atrações da cidade. O preço varia conforme a quantidade de dias que você escolher. Já vou avisando que é uma tarefa quase impossível visitar todas as galerias num único dia. Os museus são riquíssimos em detalhes e acervo.
Informações adicionais
Esse post faz parte da série Museus de Berlim. Saiba mais sobre outros museus de Berlim:
Pingback: Os melhores museus de Berlim | Across the Universe