7 vinícolas para você visitar durante uma viagem

Viajar é ótimo. Mas nada melhor que unir viagem com alguma outra atividade que lhe dê prazer. Vemos isso com o turismo de aventura, o ecoturismo, o turismo religioso, o turismo gastronômico e, por que não, o enoturismo?  O termo define o segmento de turismo motivado pela degustação de vinhos. Mais que isso, o enoturismo vem ganhando mais adeptos por ser uma atividade que une belas paisagens, muita história e uma verdadeira aula sobre o processo de produção. Além disso, visitar vinícolas e adegas é também uma forma de aprender sobre a cultura e tradições locais.

Nesse post selecionamos 7 vinícolas que já visitamos e achamos que vale a pena você incluir em sua viagem.

Murdoch James, na Nova Zelândia

Nossa, mas vamos começar pela Nova Zelândia? Sim! É a região produtora de vinhos mais isolada do planeta. Não tem uma produção muito expressiva, mas a qualidade alcançada garante ao país prestígio mundial. O forte são os vinhos brancos, em especial Sauvignon Blanc e Pinot Noir.

Vinícolas da Nova Zelândia

Eu me encantei com a leveza dos vinhos fabricados na Nova Zelândia e visitamos a vinícola Murdoch James localizada em Wairarapa’s, que fica próximo da capital, Wellington, (1h20 de carro). É um tour leve, descontraído, comandado pelos próprios proprietários da fazenda. Recomendo combinar o passeio com um almoço no restaurante local. Veja mais informações sobre o tour pela vinícola da Nova Zelândia.


Murdoch James, na Nova Zelândia

Cousino Macul, no Chile

Vinícola que pertence a uma família que já foi a mais rica do Chile. Lá é possível fazer um tour padrão, passando pelo vinhedo e visitando a adega, mas também é possível fazer um tour diferente, de bicicleta.

Vinícolas do Chile

Se a sua visita for nos meses de abril e maio, época da colheita, é possível experimentar uvas tiradas no pé e ver outras etapas do processo de fabricação, como a seleção manual das uvas. Em um outro post explicamos melhor como é o tour pela vinícola Cousino Macul, como reserva e como chegar.

Processo de produção do vinho

Concha Y Toro, no Chile

Um dos tours mais conhecidos por brasileiros que vão ao Chile, a visita a vinícola de Concha Y Toro não decepciona. Trata-se da  3ª maior produtora de vinho do mundo e a maior do país. Você pode reservar uma manhã do seu roteiro e escolher duas opções de tours: o tradicional, o Marques de Casa Concha.

Taça de vinho Concha Y Toro

O primeiro inclui a degustação apenas de vinhos, o segundo, acompanha queijos especiais. Mas em qualquer um dos tours, você ganha uma taça com a marca da vinícola. De maneira geral, o passeio começa pelos jardins, com um pouco de história da família, passa pelas vinhas, adegas e termina com a degustação. Veja mais informações sobre a vinícola Concha Y Toro.

Vinícolas do Chile

Sandeman, em Porto

Em Porto, uma das melhores coisas para se fazer, é visitar algumas das inúmeras caves espalhadas na beira do Rio Douro. A primeira que visitamos foi a Sandeman, uma das mais famosas da região.

Caves de Porto

Durante o tour, o guia fala sobre os diversos tipos de uvas, o processo de fabricação, armazenamento e a criação da marca. Para finalizar, são servidos dois vinhos para degustação. Contamos mais sobre essa visita aqui.

tour em Sandeman

Cave de Calem, em Porto

Assim como em Sandeman, a visita a Cave de Calem não inclui um tour pelas vinícolas. Isso porque as plantações ficam em fazendas longe de Porto. Na Cave de Calem você conhece um pouco sobre o processo de produção e envelhecimento das bebidas, conhece um museu, e faz a degustação com dicas de harmonização. Para quem gosta de vinho do Porto, tem loja de vinhos aqui no Brasil que vende. 

Cave de Calem, em Porto

Aurora, em Bento Gonçalves

Tivemos experiência semelhante na Aurora, em Bento Gonçalves. Lá você não chega a visitar o vinhedo, pois a marca trabalha como uma cooperativa. O passeio se restringe a fábrica e, apesar de ser gratuito, também inclui a degustação de vinhos, espumantes e sucos. Mas eu achei bem interessante. Logo depois, como todos os os tours por vinícolas, ele é finalizado na loja própria da marca, onde você pode adquirir vinhos e alguns souvenirs.

Barris de Vinho Aurora

Casa Valduga, em Bento Gonçalves

Por outro lado, o tour pela vinícola Casa Valduga é completo. Trata-se da maior cave de espumante da América Latina. No tour, que dura em média 2 horas, você conhece um pouco da história da marca, o processo de elaboração de vinhos e espumantes e degusta 3 vinhos e 2 espumantes na taça que você pode levar para casa. 

Vinícolas de Bento Gonçalves

No local, há um restaurante da marca, com pratos típicos do Rio Grande do Sul. É um passeio super interessante para fazer quando está em Gramado, já que Bento Gonçalves fica distante apenas 120km. Veja mais informações sobre nossa experiência nas vinícolas de Bento Gonçalves.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva com o tema Enoturismo. Veja os posts dos outros blogs participantes:

Let’s Fly Away – Vinícola em Chianti na Toscana: passeio no Castello di Verrazzano 
Dani Turismo – Roteiro do Vinho em São Roque 
Expedições em Família – 5 Vinícolas no Brasil para conhecer 
Destinos Por Onde Andei… – Quinta do Vallado, nossa experiência no Vale do Douro
Experiência Barbara – Cafayate – conheça essa região vinícola argentina
3 Gerações e 1 Mala –  Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis
Vamos viajar pra onde agora – Enoturismo: Concha Y Toro ou Bouza? 
Recordações de Viagens – Rota Cantinas Históricas: distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves
MEL a Mil Pelo Mundo – Os Melhores Roteiros de Vinhos da Espanha
Viajando com Sy – Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha 
6 Viajantes –  Vinícolas com crianças na Serra Gaúcha: Trem Maria Fumaça 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Deyse
    30 out 2020

    Simplesmente AMEI as suas sugestões das 7 vinícolas para visitar durante uma viagem. Tenho apreciado cada vez mais o enoturismo e tentando incluir uma vinícola no roteiro. Agora tenho boas sugestões que encontrei aqui. Obrigada!

  2. Não conheço a vinícola da Nova Zelândia, que aliás, tenho sonho de conhecer as ilhas nas próximas férias. Eu fiz um treinamento maravilhoso sobre o turismo da Nova Zelândia e fiquei encantada. Eles disseram e listaram algumas vinícolas cheia de charme por lá e já estou doida que a viagem se torne realidade, pós covid.

    • Pois é, Danielle. A Nova Zelândia foi uma maravilhosa surpresa. Faço altos planos de voltar com bastante tempo por lá.

  3. Barbara Cortat
    31 out 2020

    São tantas opções de vinícolas para visitar pelo mundo que a gente fica até perdido, né?
    Meu sonho é conhecer as da Nova Zelândia. Os vinhos de lá são únicos.

    • Sim. Antes de ir, eu nunca tinha experimentado. Hoje vivo procurando novas opções. 🙂

  4. Amei a lista de vinícolas para visitar durante uma viagem. Uma seleção super variada e criativa. Gostei especialmente da dica da Nova Zelândia, já que é um destino mais difícil de conseguir conhecer… Quem sabe um dia, não é?

  5. Symone
    02 nov 2020

    Faltam muitas aí da sua lista para eu conhecer, mas fazer o que né, a lista está só aumentando e depois de ler seu post ficou maiorzinha rrsss….

  6. Andrea
    03 nov 2020

    Muito legal esta lista de vinícolas por diferentes países. Nunca provei nenhum vinho da Nova Zelândia, só da sua vizinha Austrália, e fiquei curiosa em relação a vinícola apresentada.

  7. Hebe
    03 nov 2020

    Suas opções foram perfeitas. Algumas já fiz e recomendo e outras preciso fazer urgente, hahahaa. Adoro visitar vinícolas quando estamos em viagens

  8. Angela Martins
    03 nov 2020

    Ótima essa seleção de 7 vinícolas para serem visitadas durante uma viagem. Adorei a dica! Conheci a Sandeman no Porto e a Aurora em Bento Gonçalves. São realmente muito interessantes.

  9. GISELE PROSDOCIMI
    05 nov 2020

    Ahhh, Polli, que delícia de post, amamos vinícolas e chegamos a conhecer algumas que citou aqui. São experiências que valem muito a pena, até mesmo para quem não aprecia o mundo dos vinhos, porque contam muito da história, gastronomia e tradições locais, além das belas paisagens.
    Adoraria conhecer todas que citou aqui, dicas anotadas para um futuro que espero que seja beemmm próximo. Beijos.

  10. Juliane
    06 nov 2020

    Olha, ótimas dicas! Agora preciso ir a conhecer todas, com exceção da Aurora, que nós já fomos. As do Porto estão aqui do lado e devem ser as primeiras da lista. Muito bom!

  11. Que delícia esta lista de vinícolas para visitar durante uma viagem! É praticamente uma volta ao mundo através do vinho, que maravilha.

  12. Pingback: Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis – 3 Gerações e 1 Mala

  13. Pingback: Rota Cantinas Históricas: distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *