Como levar seu cachorro ou gato para Portugal

A gente sabe que uma mudança para outro país já é complexa. Agora imagine com o seu animal de estimação. Então fizemos aqui um resumo básico do que você precisa se atentar na hora de levar seu cachorro ou gato para Portugal.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o custo pode ser alto. A pessoa que deseja levar seu cachorro para Portugal precisa passar por dois processos distintos, um clínico e outro burocrático.

Como levar cachorro para Portugual

Passo a passo de como levar um cachorro ou gato para Portugal – Os trâmites clínicos

Chip – O primeiro passo é o processo clínico. Assim, é preciso levar o animal a uma clínica veterinária para colocação de um microchip. É nesse item que vão ficar todos os dados do animal e também dos tutores.

Vacina antirrábica – O segundo passo é providenciar a vacina antirrábica. Como o Brasil ainda tem casos registrados, é preciso um controle rígido. Aproveite para conferir se todas as outras vacinas estão em dia.

Sorologia antirrábica – Na sequência, o tutor deve providenciar a sorologia antirrábica. O exame vai comprovar que o animal está imune a essa doença.

Foto: Pressfoto

Desparasitação interna e externa – Outro procedimento importante é o tratamento contra parasitas. É necessário para detectar se o animal tem pulgas, carrapatos ou algum problema de pele. Em Portugal é feita uma perícia veterinária no Aeroporto. Ou seja, se o animal tiver algum problema pode ser proibido de entrar no país.

Laudo veterinário – Além disso, o animal precisa passar por avaliação veterinária para emissão do laudo. É um documento que atesta que ele tem boa saúde e está apto a fazer uma viagem aérea.

Passo a passo de como levar um cachorro ou gato para o exterior – Os trâmites burocráticos

Providenciar o CVI –  A Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) é o braço do Ministério da Agricultura brasileiro. É responsável por emitir o CVI (Certificado Veterinário Internacional). O documento de sete laudas tem todas as informações sanitárias do animal.

Contato com o órgão regulador português – A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), ligada ao Ministério da Agricultura de Portugal, é o órgão responsável por receber a documentação brasileira. Dessa forma, eles vão analisar se está em conformidade com a legislação do país para admitir o animal.

Agendamento da perícia – A perícia veterinária realizada no aeroporto de destino precisa ser agendada com antecedência. Assim, tente organizar de acordo com o horário de chegada do seu voo. 

Entrar em contato com a cia aérea com antecedência – Não se esqueça de entrar em contato com a cia aérea com antecedência. É preciso avisar que a viagem inclui um animal. Em um outro post, explico as regras para viajar com cachorro. Mas aproveite para questionar sobre regras específicas para não ter problemas na última hora. Geralmente, existe um número limite de animais transportados.

Caixa de transporte – Providencie a caixa de transporte. Nas viagens de avião, podem viajar na cabine junto com o tutor apenas cachorros de até 10 kg. Animais acima de 10kg devem viajar no compartimento especial para transporte de carga viva. Há exceções para o caso de cão guia e para animais considerados como suporte emocional.

Como levar cachorro para Portugal

Foto: Nikitabuida

Além disso, não se esqueça também de levar na bolsa água, ração, petiscos e saquinhos para recolher as fezes. Leve também a caminha própria e alguns brinquedinhos. Ele pode se sentir estressado com a mudança na rotina.

Já precisou levar o seu cachorro ou gato para Portugal? Conta aqui como foi a sua experiência.



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Veja as regras para viajar com cachorro no carro, ônibus ou avião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *