5 viagens de carro para fazer na América do Sul

Seja pelas limitações impostas pela pandemia ou mesmo pela melhoria das estradas, as viagens de carro têm sido cada vez mais procuradas. Nós já fizemos algumas bem interessantes, incluindo a Rota 66, nos Estados Unidos. Mas hoje vamos fazer algumas sugestões de rotas e destinos para viagens de carro dentro da América do Sul. E aqui incluímos também algumas road trips dentro do Brasil. 

Casa Rosa - Buenos Aires

As viagens de carro são excelentes opções para ir com a família, amigos e até levando os pets. A dica principal é ir com calma, curtindo não só a ideia de chegar, mas desfrutando do caminho. Então, para isso, leve um passatempo, baixe uma boa playlist e até uns lanches favoritos. Você vai ver que às vezes o caminho pode ser até mais interessante que o próprio destino. 

Serra do Rio do Rastro – Santa Catarina, Brasil

A rodovia SC-390, que liga o sul catarinense ao oeste do estado, tem uma vista maravilhosa. A estrada corta um dos mais importantes cartões postais de Santa Catarina. São 248 curvas, que por vezes são íngremes, fechadas e cobertas pela vegetação. É um grande atrativo, mas é claro que demanda muita atenção. 

Road trip no Brasil

No topo da serra, um mirante com mais de 1.400 metros de altitude, que oferece uma ótima perspectiva do que é essa rodovia incrível.

Punta del Este – Uruguai

Entre as viagens de carro possíveis pela América do Sul estão o Uruguai. Então, quem estiver interessado em explorar o outro lado da fronteira, o Uruguai é a pedida certa pela proximidade, sobretudo para quem mora no Sul do País. 

Viagens de Carro pela América do Sul

A dica é acessar o país pelo Chuí e seguir rumo ao litoral. Assim, você vai conhecer as praias do leste, como Punta del Diablo, Punta del Este e Playa Mansa. Se puder, se hospede no Casa Pueblo (Em um outro post contamos como é se hospedar no Hotel Casa Pueblo). Mas mesmo que não durma uma noite por lá, faça uma visita ao museu e participe da cerimônia do pôr do sol. 

Pôr do Sol no Casa Pueblo

Estrada Real – Entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – Brasil

A maior rota turística do país também é opção para quem deseja cair na estrada e não pretende fazer uma viagem tão longa. A Estrada Real reúne quatro caminhos da época do Brasil Colonial que passam pelos estados de Minas Gerais (maior parte), Rio de Janeiro e São Paulo. 

Viagens de Carro pela América do Sul

São 1.630 quilômetros da estradas e inúmeras possibilidades de roteiros. No trecho entre São Paulo e Paraty, é possível conhecer cidades como Guaratinguetá e Cunha. 

Buenos Aires – Argentina

Outra opção muito procurada entre as viagens de carro pela América do Sul é Buenos Aires. Além disso, dependendo do ponto de origem, é possível mesclar outras cidades e atrações incríveis pelo caminho.

Viagens de carro pela América do Sul

Uma delas é a Rota Romântica no Rio Grande do Sul, que passa pela RS-235 e a BR-116 e cobre 14 municípios do Vale dos Sinos e da Serra Gaúcha. Lembrando que se tiver tempo, é possível combinar essa mesma viagem com o Uruguai.

Rota das Emoções – Maranhão, Ceará e Piauí – Brasil

O nordeste brasileiro também é outra região ótima para uma viagem de carro. Uma das mais interessantes é Rota das Emoções, que liga os estados do Maranhão, Ceará e Piauí. O circuito é cercado de atrativos naturais,  paisagens paradisíacas e envolvimento com a cultura local. 

Lençóis Maranhenses

A ideia é justamente despertar a emoção ao longo de 500 quilômetros de percurso. Dessa forma, são 14 municípios interligados em tour com passagens pelos Parques Nacionais de Jericoacora, Lençóis Maranhenses e pelo Delta do Parnaíba.

Caso não tenha um carro tão confortável para viagens de longa distância, pense na ideia de alugar. Pelo site da RentCars você consegue fazer uma busca das locações mais baratas de acordo com os seus pré-requisitos. 

Não deixe de ler também o post da Cíntia, do Blog Mochilas e Malinhas, que fez uma lista de estradas incríveis pelo Brasil para você viajar de carro. 

Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *