Um tour por Chichen Itza

Não é Chicken and Pizza, é Chichen Itza! Foi com esse comentário do guia mexicano que iniciamos nosso tour de um dia por Chichen Itza. Saímos de Playa Del Carmem e cruzamos 300 km a bordo de um ônibus confortável (mas que depois de um dia inteiro… it sucks!) e lotado de turistas de todas as partes do mundo.

Como um clássico tourzão, o ônibus fez diversas paradas, todas naquela correria típica. Mas também pudera… o percurso por si só já toma umas boas horas das suas preciosas férias. No fim das contas, quando se chega ao arquipélago, há pouco tempo para vislumbrar a pirâmide e as ruínas.

No caminho, a primeira parada foi em uma cidadezinha colonial bem estilosa, Valladolid. Alí, o guia sugeriu que visitássemos a Igreja São Gervásio (que é realmente encantadora), mas nos deu apenas 15 minutos. Ou seja, foi só o prazo de descer do ônibus, tirar uma chapa e voltar. E quem acha que vai tirar um cochilo dentro do veículo não precisa se animar. Mendes, o guia bilíngue, fala sem parar. Quando termina o espanhol, começa tudo em inglês. Todas as dicas, regras, sugestões, recomendações, ele faz durante as quatro/cinco horas do percurso.

Igreja São Gervásio | Valladolid

Desde o momento em que o ônibus inicia o trajeto, o guia e seu ajudante servem água, suco, refrigerante, cerveja, bolinhos, pães e sanduíches. Fome e sede você não passa.

A próxima parada foi no Cenote de Ik Kil. Pausa. É bom lembrar o quanto aquele lugar é mágico. Impressiona! Foi um dos lugares mais interessantes que conheci no México e é uma daquelas “coisas” que eu não consigo descrever. Depois de tirar algumas fotos, não pensei duas vezes e pulei naquela água gelada. Nadar eu sei, mas sempre me lasco quando percebo que não alcanço o fundo com os pés. Mas alí fiquei tranquila…apreciando… até que, me lembrei que tava em uma excursão e tive que juntar as roupas correndo e seguir o fluxo.

Cenote de Ik Kil | México

Para quem não conhece, cenote é um poço natural bem fundo. O guia disse que é como um rio subterrâneo. Esse, em específico, tem 60 metros de diâmetro e 50 de profundidade. Sagrados para os maias, os cenotes serviam como fonte de água potável e, de forma bem contraditória, para sacrificar humanos. Somente na península de Yucatán, há aproximadamente 3 mil cenotes. Já me sinto bem felizinha por ter conhecido ao menos um.

O Cenote de Ik Kil fica em um complexo com restaurante, banheiros e uma “tequileria”, com versões da bebida em diversos sabores (recomendo a tequila de chocolate). Para entrar no complexo é preciso pagar 6 dólares, mas normalmente esse ticket já está incluso no preço da excursão. A refeição, também inclusa, é boa, simples e bem típica. As bebidas são cobradas à parte. Inclusas no pacote só aquelas que você toma no ônibus.

Souvenirs | Chichen Itza

Enfim Chichen Itza

Mais alguns minutos no ônibus e chegamos na maravilha do mundo maia. Chichen Itza é um lugar cercado de muitas lendas e mistérios. O sítio arqueológico é estudado até hoje e revela muito sobre a cultura maia, seus costumes e tradições. Mais que apenas uma pirâmide, o local é cercado por ruínas. Na verdade, é uma cidade, onde, ainda no século 13, viviam cerca de 35 mil habitantes.

A pirâmide mais conhecida, El Castillo ou Pirâmide de Kuculcán, foi erguida em homenagem ao Deus Kukulcan e representa o calendário maia. Cada degrau é um dia do ano.

Pirâmide de Kuculcán | Chichen Itza

Outros pontos que também impressionam: o Templo dos Guerreiros com centenas de colunas e o observatório, também conhecido como Caracol.

Templo dos Guerreiros | Chichen Itza

O local é repleto de comerciantes de artesanato e foi justamente alí onde encontrei os melhores preços de souvernir. Mas cuidado para não se empolgar com as compras e se perder do grupo… normalmente eles limitam em duas horas o tour dentro do sítio arqueológico.

O tour custou 77 dólares e durou ao todo umas 12 horas.

Informações Adicionais

Gostou deste post? Não deixe de ler os demais artigos publicados até então sobre nossa viagem a costa caribenha do México 😉

Enfim, México!

Onde ficar: Cancun ou Playa Del Carmen?

Tulum e seu visual surpreendente

Como ir do aeroporto para Cancun ou Playa Del Carmen

Hospedagem em Playa Del Carmen: Casa Felicidad B&B

Hospedagem barata em Cancun: NYX Hotel

 


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog

 

17 Comentários para "Um tour por Chichen Itza"

  1. Boia Paulista disse:

    Oi, Polliana. Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. Raphael disse:

    Ola Polliana. Passarei 4 dias em PLaya del Carmen e gostaria apertar em um dia a visitacao a ruinas maias como Chichen Itza e Tulum. O que vc acha? Da tempo? Qual a melhor forma de se fazer isso? Obrigado!

    • OI, Raphael… Não dá tempo não. Fica para um lado diferente e é muita coisa para se ver em um dia. Mas Tulum vc pode fazer em meio dia. Faça em meio dia e aproveite o restante de outra forma. Agora Chichen Itza é impossível. Já é puxado em um dia só.

  3. Ivan disse:

    Oi Polliana, gostei do seu post. Diz uma coisa, você comprou o tour em qual agência? Dá para comprar pela web? Falando no passeio, quanto tempo ficaram no cenote? E no sítio arqueológico?
    Obrigado, abraços!

    • Oi, Ivan. O tour foi o pessoal da pousada que ficamos que reservou com uma agência de um amigo deles. Não dá para fazer pela web não. Pelo menos não nessa agência que era bem simples. Mas no seu hotel eles devem indicar.
      Ficamos pouco tempo no Cenote, pois era o horário de almoço. Acho que umas 2h30 para tudo…almoço, banho no cenote, degustação das tequilas… No sítio Arqueológico temos mais tempo… acho que umas 3h30.

      Abraço!!

    • Ivan disse:

      Eu vou passar só dias inteiros em Cancún. Um dia vou mergulhar com cilindro, no outro dia vou para Tulum e Xel-há. Para aproveitar o terceiro dia, o que vale mais a pena: Chichen Itza ou Xcaret? Obrigado, abraços!

    • Sem dúvidas: Chichen Itza!

  4. SUELLEN disse:

    Olá Polliana, você lembra qual a agência que fechou o passeio?
    Obrigada!

  5. Douglas disse:

    Olá Polianna, parabéns pelo seu Post! Irei para Cancun com minha esposa no periodo de 16/02 a 21/02 tenho algumas duvidas se puder me ajudar:1ª Duvida Como serão poucos dias é melhor ficarmos em Cancun ou Playa ou se podemos reservar na hora lá ao invés de reservar antecipado(neste caso qual a melhor forma de reservar)ex. 2 dias Cancun 3 dias Playa?(pretendo ficar em um hotel bom que nao seja muito caro aprx R$500,00 dia)
    2ªDuvida Pelo que vi até o momento pensei em fazer os seguintes passeios: 1ª dia-Xel-ha(por ser melhor que Xcaret)
    2ª dia Tulum e Cenote dos Ojos
    3ª dia Isla Mujeres(ferry Boat)
    4ª dia Cidade do Mexico(vale a pena?) ou Chitzen Itza (não sou um historiador então priorizo as belezas naturais e aventuras)
    Pelos comentarios que fiz você faria alguma sugestao diferente para os passeios?
    referente aos passeios me pareceu ser mais vantajoso alugar um caro e comprar ingresso no local desta forma teria uma economia maior certo?

  6. Ive disse:

    Oi, Polliana! Adorei seu blog!!!! To indo para cancun/playa agora no fim do mês. Vou passar 3 noites em playa e 4 noites em cancun. Não quero deixar de conhecer chichén itzá de forma alguma. mas, to indo com um grupo que já é a segunda vez lá e eles já fizeram esse passeio. Melhor ir de Playa ou de Cancun? qual é mais perto/barato/prático?
    Estou pensando em, de playa, ir a Tulum e Xcaret. Xel-ha vale a pena? desse jeito só me restaria a noite do dia que chego e as outras noites e a manha do dia que vou embora de lá para cancun, infelizmente.
    Em cancun, que vou passar mais dias, pensei em ir a Chichén Itzá, Isla Mujeres – só ai já se vão dois dias… Mas, queria conhecer a cidade de cancun também, a parte continental – Mercado 28, restaurantes, etc. O passeio ao Sítio Arqueológico San Miguelito/ Museu Maia vale a pena? dá para fazer em meio dia ou leva o dia inteiro?
    Um monte de pergunta né? mas, vou num grupo enorme: 17 pessoas, entre crianças e idosos, entre gente que já foi e marinheiro de primeira viagem, como eu… então, queria organizar da melhor forma. Help! kkkkk

    Abraços

    • Oi, Ive… desculpe a demora na resposta.
      Vou tentar responder todas as perguntas que fez.
      Para Ir para Chichén Itza é melhor ir a partir de Playa. É mais perto.
      Para Tulum, também é melhor estar em Playa.. fica bem perto.
      Sobre Xcaret e XelHa, não fui… não posso opinar.
      Isla Mujeres vc vai a partir de Cancun.
      Não fui a esse passeio do Sitio Arqueológico San Miguelito. Não sei como funciona.

      Espero ter ajudado! 🙂

  7. Aline Almeida disse:

    Olá, gostaria de saber se esse passeio foi comprado antes daqui do Brasil? Ou na hora? E qual a empresa do tour? Pode me indicar? Obrigada!

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório