Ruínas de Cobá: uma opção mais autêntica no México

Visitar algum sítio arqueológico geralmente faz parte da lista de muitos viajantes quando vão ao México. Afinal, o país concentra inúmeros vestígios da civilização Maia, um povo que foi muito importante para a história das Américas, juntamente com os Incas e os Astecas. Nessa viagem, resolvemos visitar as Ruínas de Cobá, ponto que não costuma entrar nos roteiros de viagem e não estava nem mesmo nos nossos planos. 

Ruínas de cobá no méxico

As ruínas mais famosas do México

De todas as ruínas que existem no país, certamente a do complexo de Chichén Itzá é uma das mais famosas, tendo sido eleita uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. Já escrevemos sobre esse passeio aqui. Eu achei o complexo fantástico, mas quando fui tinha tanto turista e tantas intervenções no espaço, que achei que as ruínas perderam um pouco a sua autenticidade.

Alguns dias depois visitamos as ruínas de Tulum, que são menores e menos famosas que Chichén Itzá. Mas nem por isso deixam de ficar abarrotadas de pessoas trombando uma nas outras. Nem conseguimos ficar lá por muito tempo, apesar da vista incrível para o mar e da paisagem deslumbrante.

Tulum | Escada de acesso a Praia

A vista da Praia de Tulum a partir das ruínas

Mas foram as Ruínas de Cobá que mais mexeram comigo. Elas nem estavam no roteiro, mas ficavam relativamente próximas de um dos cenotes que visitamos no entorno de Tulum. Então não resistimos e resolvemos dar uma esticadinha até lá. O sítio arqueológico é imenso.

mapa do sítio arqueológico de Cobá

Você pode percorrer os inúmeros templos a pé (dentro da floresta fechada e em chão batido), alugar uma bicicleta ou pagar um triciclo táxi para vencer as distâncias entre um ponto e outro (que podem chegar a 2 km).

triciclo nas ruínas de cobá

Eu fui de bicicleta e as meninas preguiçosas optaram pelo táxi. Foi uma experiência muito legal ir descobrindo as ruínas de bicicleta ao longo das trilhas.

de bicicleta nas ruínas de cobá

Principais pontos de interesse

A parte do sítio arqueológico aberta para visitação é dividida em quatro grupos. Desses se destacam o Cobá e o Nohoch Mul. Além das pirâmides, Cobá possui várias estelas, que são placas de pedra construídas pelos Maias com transcrições do cotidiano da sociedade na época.

No local também é possível ver os caminhos chamados Sacbé, que eram usados no intercâmbio de mercadorias entre as cidades. Cobá era uma das maiores e mais importantes cidades da região, mas entrou em guerra com Chichén Itzá e pereceu.

Grupo Cobá

Já logo na entrada, à direita, estão os restos do Templo de la Iglesia. Alí também há uma estela, um campo de Juego de Pelota e uma arena onde os povos jogavam bola. Esse grupo possui o maior número de construções em todo o sítio: são 43 estruturas.

pirâmides em Cobá

Grupo Nohoch Mul

Esse conjunto arqueológico possui algumas pirâmides e estelas, das quais se destaca a imponente pirâmide Nohoch Mul (também chamada Ixmoja) de 42 m, considerada o cartão postal de Cobá.

Pirâmide nas ruínas de  Cobá

Ela é uma das mais altas da região e uma das poucas em que o visitante mais disposto pode escalar os seus inúmeros e íngremes degraus, tendo uma vista panorâmica e arrebatadora lá de cima.

Vista do alto da Pirâmide

Notamos que as intervenções no sítio de Cobá foram mínimas quando comparadas com a dos outros sítios que visitamos e que os templos ainda estão bastante preservados. O número de turistas também era grande, mas pelo fato do sítio ser enorme e espaçoso, a visitação foi mais agradável.

Escada da pirâmide

Percorrer os sítios dentro da floresta em trilhas de chão foi realmente muito mais rústico e especial. Fizemos esse passeio por conta própria, mas ele pode ser feito por agências (vimos algumas vendendo esse tour em Playa del Carmen).

Onde ficam as ruínas de Cobá

As ruínas de Cobá estão localizadas no município de Cobá, em Quintana Roo, a 48 km de Tulum, 110 km de Playa Del Carmen e a 132 km de Cancun.

Veja aqui todos os outros posts já publicados sobre o México. Já decidiu sua hospedagem? Veja aqui as melhores opções de hotéis

Compartilhe este artigo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *