Tulum e seu visual surpreendente

Tulum fica na Península de Yucatan, a 50km de Playa Del Carmen e tem um dos visuais mais surpreendentes da região, pois combina um mar azul turquesa, ruínas e área verde. É realmente de cair o queixo!  O ticket para entrar na fortaleza custa 57 pesos. Lá dentro, há casas e templos que há muitos anos formavam uma cidade portuária maia. As ruínas ficam bem na encosta, no topo de um paredão de pedras cercado por aquele mar deslumbrante. De lá, há uma escada onde é possível ter acesso a praia.

Tulum | Escada de acesso a Praia

A cidade de Tulum em si é pouco atrativa. Quem faz a opção por se hospedar alí está em busca de tranquilidade, sossego e simplicidade. Nas proximidades também há vários cenotes.

Quando fui, fiz um passeio à parte, que contratei na entrada da cidade, antes de chegar na portaria do parque. Paguei 25 dólares por um tour de barco que sai de Playa Paraíso (fica ao lado das ruínas de Tulum) e leva até um ponto bem de frente às ruínas de Tulum.

Tulum | Tour no Parque

Em seguida seguimos até uma piscina natural, onde fizemos aquele mergulho superficial com snorkel. Os equipamentos – óculos, snorkel, colete salva-vidas – estão inclusos no valor do passeio, assim como refrigerantes e água. Os dois guias que nos levam são bem atenciosos e prestativos.

Tulum | O mar azul

Depois do passeio, só me restou curtir esse visual paradisíaco, na Playa Paraíso. Há alguns restaurantes badalados na praia, mas a maioria das pessoas costuma levar seus coolers com a bebida e alguns petiscos. Como eu não estava preparada, optei pelo Restaurante El Paraíso, onde comi um macarrão maravilhoso por 115 pesos.

Tulum | A Playa Paraiso
Tulum | Playa Paraiso

Como chegar

Para chegar até lá, é preciso pegar uma van em Playa, na esquina da Rua 3 com a 15 por 40 pesos. A viagem dura uns 50 minutos. O motorista para na rodovia e você caminha mais uns 500 metros até a portaria do sítio arqueológico.

De Cancun são duas horas de distância e o trajeto também pode ser feito de carro ou com passeios organizados pelas agências de turismo da região. Os valores são bem variados. A estrada que liga Tulum à Playa e Cancun é boa e duplicada.

Informações Adicionais

Gostou deste post? Não deixe de ler os demais artigos publicados até então sobre nossa viagem a costa caribenha do México 😉

Enfim, México!

Onde ficar: Cancun ou Playa Del Carmen?

Como ir do aeroporto para Cancun ou Playa Del Carmen

Um tour por Chichen Itza

Hospedagem em Playa Del Carmen: Casa Felicidad B&B

Hospedagem barata em Cancun: NYX Hotel

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Enfim, México!

  2. Vanessa Lemos
    26 jun 2013

    Ahhhh!! Está me deixando louca de vontade de conhecer esse paraíso e com vontade de te matar por não ter me levado com você!! rs

    • Chora não!! Pretendo voltar em breve e você pode ser minha companheira. 🙂 Será um prazer!

  3. Pingback: Onde ficar: Cancun ou Playa Del Carmen?

  4. Acabamos não fazendo esse mergulho de snorkel, tanta coisa para fazer, né? Mas com esse mar lindo de Tulum deve ser ótimo. Abs.

    • É o que digo sempre, Fábio! Tem muita coisa para fazer por lá. Preciso voltar com uns 15 dias livres. 🙂

  5. Pingback: Um tour por Chichen Itza

  6. Pingback: Como ir do aeroporto para Cancun ou Playa Del Carmen

  7. Pingback: Hospedagem em Playa Del Carmen: Casa Felicidad B&B

  8. Sonia Elizabeth Marques
    01 set 2013

    Polliana qual o preço da comida em Playa? O que comer? Estou pesquisando para ir com minha filha em março de 2014. Moro em São Paulo e estou achando o preço das passagens muito caras e a demora de 20 horas de vôo tbm muito cansativa.

    • Oi, Sônia. Até que comi pouco em Playa, pois fiz vários passeios, mas em geral a comida é boa e barata, mas tem restaurante para todos os gostos e preços na Quinta Avenida.
      Sobre o tempo de voo, 20h é realmente muita coisa… fui por BSB em um voo BSB-Miami-Cancun. Não foi cansativo. Foi até bem tranquilo.
      Na minha opinião vale muito a pena.

  9. Fabiola Macedo
    07 jan 2014

    Oi Polliana, td bem?
    Estou com uma dúvida me matando… Vou a cancun em maio. Passarei 11 dias. Dividi minha viagem da seguinte forma:
    2 dias em tulum (pretendo ir em cobá, cenote dos ojos e gran cenote),
    5 dias em playa (x-caret, xel-há, chichen-itzá + valladolid e cozumel) e
    4 dias em cancun (isla das mujeres) e estou numa mega dúvida sobre alugar carro ou não, e se sim, para quais dias/passeios. Vi pessoas falando de carro para ir a tulum, vc recomenda? e os outros passeios que citei, vc acha melhor fazer de carro ou por agencia? obrigada

    • Oi, Fabíola!!
      Adorei seu roteiro!! Meu sonho voltar e ficar esse tempo todo. Então, eu não aluguei carro, pois é tranquilo fazer passeios sem o veículo próprio. Mas pela minha experiência é uma boa sim alugar um carro. Não é caro e você tem autonomia maior para não ficar naqueles tours que muitas vezes nos fazem perder muito tempo. Mas é bom ler esse post do Viaje Na Viagem, onde eles dão alguns alertas para que você não seja multada. http://www.viajenaviagem.com/2013/09/carro-alugado-cancun-multa/
      Boa viagem!!
      Depois volta aqui e conta para gente como foi sua experiencia!

      • Fabíola Macedo
        09 jan 2014

        Oi Polliana, obrigada por me responder. Vc sabe me dizer, se eu decidir não alugar carro, eu consigo contratar passeios lá em Tulum, para ir para cobá, cenote dos ojos e gran cenote? Por que pelo que li, Tulum é uma cidade bem pequena, então minha dúvida é: se eu for para lá, de ônibus, ou seja, sem carro, consigo contratar passeios lá em Tulum? Ou não tem gente que faça passeios ou agência alguma lá? Obrigada

      • Oi, Fabíola. Tulum é praticamente uma vila, mas uma vila que vive basicamente do turismo… O que mais tem lá é agência e pessoas te oferecendo pacotes com todo tipo de passeio. Pode ir tranquila.

      • Fabíola Macedo
        10 jan 2014

        Poxa Polliana, mto obrigada. Já me decidi então. Vou sem carro e contrato os passeios lá. 🙂

  10. Maria luiza
    04 maio 2014

    Adorei. Achei os preços absurdos das agências, Estava com medo de alugar um carro, mas com as suas dicas fiquei tranqüila. Obrigada

  11. Carolina
    15 out 2014

    Fabíola, adorei seu roteiro. Conta pra gente como foi. O que você mudaria nele? Abraços, Carolina

  12. Aloisio
    05 nov 2014

    Entáo Fabiolla,
    vamos ficar em pousadas e pretendia ficar livre para procurar onde estivesse mas, vendo a procura e considerando o break de março estou propenso a marcar e aí ficaria preso a um local… Como voce ve essa questáo, acha que dá para arriscar? 24/fev a 10/mar. 4 dias em cancun.
    abraçao

  13. Barbara
    17 mar 2015

    Olá Polliana,tudo bem?
    Estou indo embora de Cancún hoje, com realizações e frustrações,rs. Uma delas é ter ido a Tulum por agência, o resultado foi: Muitas paradas, guia com pressa e não pude ir a Playa Paraíso. Voltarei a Cancun o mais breve possível quando o dólar me permitir. Você sabe se consigo ir para Playa Paraíso de ônibus,ou só pelas ruínas de Tulum? Bj.

    • Oi, Bárbara… indo de ônibus, é só parar no mesmo ponto e seguir a pé para a Praia. Eu fui a pé mesmo. É perto.

  14. Pingback: Hospedagem barata em Cancun: NYX Hotel

  15. Beatriz Aquino
    18 mar 2016

    Amei seus comentários! Já estou me sentindo em Tulum! Quero pegar esse barco pra conhecer as ruínas. Gostaria de saber qual melhor horário para pegar o transporte em playa del carmen para Tulum. Estarei com meu marido e Meus filhos de 6 e 11 anos. Quero aproveitar a praia de el paraíso também. Quanto tempo leva o passeio de barco?

    • Oi, Beatriz. O melhor é sair de Playa cedo, tipo umas 8h. O passeio de barco deve durar umas 2 horas apenas.

  16. Pingback: O que fazer em Tulum - O Melhor Passeio de Cancun e Riviera Maia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *