Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reaberto

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi reaberto ao público hoje após 5 meses fechado devido à pandemia do coronavírus. A abertura foi publicada no Diário Oficial por meio de portaria do ICMBio, que administra o local. Segundo o documento, a reabertura será feita de forma gradual e monitorada, e os turistas poderão visitar mediante cumprimento dos protocolos de segurança sanitária. Entre as regras está o uso obrigatório de máscara de proteção facial e o número de visitantes será reduzido a 50%.

Chapada dos Veadeiros - Trilha

A administração do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros vai aferir a temperatura assim que os turistas chegarem ao local. O controle com a higiene dos espaços também deverá ser rigoroso. O álcool em gel será disponibilizado em vários pontos e haverá limpeza e desinfecção frequente do piso, corrimão, lixeira, balcão, maçanetas, tomadas e dependências dos banheiros.

Centro de visitantes do Parque

No Centro de Visitantes, que funciona como uma espécie de recepção, onde o turista recebe informações diversas sobre as trilhas do Parque, será permitida a presença de até 22 pessoas. Ainda assim, o período máximo de permanência na recepção é de 15 minutos. Apesar da lanchonete ser retomada, não será permitido consumir os alimentos no local. Apenas na área externa.


Atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Com trilhas, rios, cânions, poços e cachoeiras, em uma área de 240 mil hectares, o Parque é considerado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco desde 2001 e pode ser explorado através de quatro trilhas: Trilha dos SaltosTrilha dos Cânions, Trilha da Seriema e Travessia das Sete Quedas. A última, por ser mais longa e pela necessidade de acampamento, vai permanecer fechada. Nós já fizemos todas e contamos um pouco sobre cada uma nesse outro post aqui.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é reaberto

No entanto, muitos outros atrativos da Chapada dos Veadeiros estão em propriedades particulares na região que compreende pelo menos quatro cidades: Alto Paraíso, CavalcanteSão João D’Aliança e Teresina de Goiás. Alguns devem acompanhar a reabertura do Parque, mas a maior parte ainda continua fechada. É o caso da Comunidade Kalunga, área que abriga as cachoeiras Santa Bárbara e a Capivara. Os responsáveis afirmam que a reserva continuará fechada enquanto houver pandemia.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Em Alto Paraíso, que costuma ser a cidade mais procurada da Chapada dos Veadeiros, um decreto municipal publicado no início de agosto permitiu a reabertura das atrações turísticas, comércio, hotéis, bares e restaurantes.

Veja aqui um Guia Completo da Chapada dos Veadeiros com todas as informações necessárias para você organizar a sua viagem. 


Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *