Costa Rica, pura vida!

Vulcões, cachoeiras, rios, praias no Oceano Atlântico e no Oceano Pacífico e MUITA natureza, esse é o melhor resumo da Costa Rica. Localizada na América Central, entre a Nicarágua e o Panamá, o pequeno país de 51.100 km2 se destaca (e muito) no quesito ecoturismo. Cerca de 26% do seu território é formado por áreas naturais protegidas, abrigando 5% de toda a biodiversidade do planeta.

Cachoeira vista de longe

Essa paisagem idílica atrai muitos turistas, principalmente americanos e europeus. Todos munidos de câmeras poderosas e guias de campo. Todos em busca do melhor ângulo das espécies coloridíssimas e exuberantes que ali residem, sobretudo aves e anfíbios. E, assim, o turismo de observação de animais vai ocupando uma posição de destaque no país. Dessa forma, pode ser combinado com trilhas diurnas e noturnas, a pé, de bicicleta, de carro e de barco.

Praias da América Central

Apelidados de “ticos”, os costa-riquenhos adotaram o slogan “pura vida” para tudo. Como se a expressão fizesse parte de uma filosofia. Seja para uma saudação, para expressar algum sentimento ou agradecer. Mas tem mais algumas dezenas de variações que me fazem acreditar que eles realmente usam o termo para qualquer coisa. É bem legal ouvi-los dizendo.


Costa Rica: O país mais feliz do mundo

Acredito que a mistura de natureza abundante (que por si só já torna o cenário agradável), a busca primorosa pelo desenvolvimento sustentável (algo invejável),  o alto índice de desenvolvimento humano e o ritmo pausado dos habitantes os fazem muito especiais e calorosos. Tanto que a Costa Rica desbancou vários países europeus e atualmente ocupa o topo do ranking dos países mais felizes do mundo.Cachoeira da Costa Rica

O índice foi feito pela Happy Planet. Nesse sentido, ele leva em conta a expectativa de vida, o bem-estar da população, a sua pegada ecológica e a igualdade. Posto isso, já podem imaginar o que está por vir desse país, né?

Roteiro Costa Rica

Quando escolhemos Costa Rica, a ideia era justamente se esbaldar nos destinos de natureza. Ficamos dez dias no país e demos uma apertada no roteiro para conseguir encaixar os principais pontos turísticos. Fomos de Leste a Oeste e de Norte a Sul.

Praia na Costa Rica

O nosso roteiro partiu da capital San José. É de lá que chegam e partem os principais voos do país. Fomos em direção ao norte, para as duas costas oceânicas e depois retornando para capital.

Já tem post sobre o Volcão Poás e também sobre o que fazer em La Fortuna


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Vulcão Poás: visitando o vulcão mais ativo da Costa Rica

  2. Eniele
    09 set 2022

    Olá, encontrei o blog de vocês em uma busca por roteiros para Costa Rica. Fizeram toda a viagem com carro ? Depois do Rio Celeste para onde foram? Ficarei 7 dias no país. Além de Lá fortuna e visita ao rio Celeste, o que mais vocês indicam ? Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *