A visita ao Palácio Nacional de Queluz, em Portugal

 O Palácio Nacional de Queluz fica a 15 quilômetros de Lisboa, já no município de Sintra, e é um passeio que vale muito a pena, principalmente para brasileiros, já que era onde vivia a família real antes da fuga para o Brasil. Então muito do que você ouvia nas aulas de história, você vê alí com seus próprios olhos. 

Labirinto no jardim

Além do próprio prédio, em estilo clássico-barroco, sua história e a ligação com a nossa história, o Palácio de Queluz ostenta um jardim impecável que lembra o do Palácio de Versalhes, na França. 

Jardim do Palácio de Queluz

O prédio do Palácio de Queluz

O Palácio Real foi construído como casa de verão para Dom Pedro de Bragança. Dizem que é um dos últimos prédios em estilo rococó na Europa. Alí, a rainha Maria I viveu reclusa por muitos anos. 

Jardins do Palácio Real

Foi residência oficial do príncipe regente português, o futuro Dom João VI até a fuga da família real para o Brasil, em 1807, após as invasões francesas. Depois disso, o Palácio de Queluz passou a ser menos usado pela realeza. Até que em 1934 um incêndio destruiu parte do seu interior. 

Ambientes do Palácio real

O espaço foi restaurado. Depois, aberto à visitação. E, do lado de fora, na entrada para turistas, o prédio nem chama tanta atenção. Mas no interior, há várias alas que te deixam de queixo caído. Uma das mais impressionantes é a Sala do Trono, que na verdade é um grande salão onde eram feitas as grandes festas e recepções da Família Real Portuguesa. 

Sala do Trono

Alí você vê muita ostentação e riqueza nos detalhes. Hoje esse espaço serve para eventos privados e públicos que a Presidência da República e outras entidades públicas e privadas oferecem.

sala de jantar

No local você passa ainda pela Capela Real do Palácio de Queluz. Foi onde batizaram Dom Pedro em 1798. Aqui também impressionam os detalhes e a riqueza da decoração. 

Capela do Palácio de Queluz

Durante a visita, você também tem acesso à sala de música, à sala dos embaixadores, à sala dos azulejos e a alguns dos vários quartos do palácio. O ponto alto fica para o quarto onde nasceu e morreu Dom Pedro I. 

Sala Dom Quixote

O local, na verdade, se chama sala Dom Quixote. Funciona como uma sala de aparato, um ambiente nobre do Palácio. O espaço tem pinturas que lembram as passagens do livro Dom Quixote e imagens do primeiro imperador do Brasil. 

Jardim

Reserve também um bom tempo para percorrer os jardins do Palácio de Queluz. O projeto dos jardins superiores é de um arquiteto francês e ficam ligados aos ambientes mais nobres, como a sala de música. O jardim fica ao alcance de uma porta, com canteiros geométricos, fontes e estátuas. 

vista para o jardim

Um outro jardim abriga o Lago das Medalhas. Em momentos de lazer, a família real chegava a usar gôndolas para percorrer o canal coberto de azulejos nesse jardim. O canal é magnífico, mas precisa urgente de uma reforma. 

Canal do Jardim

Ao redor, um pomar, de onde comemos até umas tangerinas. rs

Fundos do Palácio de Queluz

Como chegar

Pegar o transporte na Estação Rossio, em Lisboa e descer na Estação Queluz. Se quiser ir a pé até o Palácio, fará uma caminhada de 10-15 minutos. Mas há táxis no local. Além disso, próximo dalí, outro ponto merece sua visita: o Palácio da Pena. Ainda em Sintra, outros imperdíveis é o Palácio Montserrat e a Quinta da Regaleira.

sala dos azulejos

Veja também: 5 melhores palácios de Portugal para visitar

Preços e horários

O ingresso para visitar o Palácio de Queluz custa 10 € e pode ser comprado na hora. Crianças de até 6 anos não pagam e entre 6 e 17 anos pagam 8,50 €, assim como idosos acima de 65. Se quiser visitar apenas os jardins, você paga apenas 5 euros. Mas aconselho fazer o passeio completo. O palácio abre diariamente entre 9 e 18h. 

Cômodos do palácio de queluz

Então, vocë já visitou o Palácio de Queluz? Nos conte como foi sua experiência. Além disso, não deixe de ver outros posts já publicados sobre Portugal


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Os 5 melhores palácios de Portugal para visitar

  2. Pingback: Across the Universe | Como é a visita ao Palácio Montserrat, em Sintra

  3. Pingback: Across the Universe | A visita ao Palácio da Pena, em Sintra | Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *