Como visitar a Quinta da Regaleira, em Sintra | Portugal

A Quinta da Regaleira é um dos atrativos mais interessantes de Sintra, sem dúvidas. Mas depois de falar de Palácio da Pena, Palácio de Queluz e Palácio Montserrat, o que teria de diferente desse ponto turístico de Sintra?

Jardins do Palácio

Quinta, no portugês de Portugal, se refere a uma propriedade rural. Geralmente, elas incluem mansões e palácios, como é o caso da Quinta da Regaleira. Mas esse em específico tem uma série de elementos meio enigmáticos, alguns simbolismos e significados meio duvidosos. 

Jardim da Quinta da Regaleira

Além do próprio palácio, uma visita à Quinta da Regaleira dá acesso a uma charmosa (e imensa) área verde, uma capela, lagos, grutas, fonte e o famoso Poço Iniciático. Aliás, ele não é o único no local. Tem até um chamado de Poço Imperfeito, que não dá para entrar nele, como no caso do mais famoso, mas dá para ver que os detalhes dele são assimétrico e talvez por isso o nome. 

Atrativos da Quinta da Regaleira

Como é a visita 

Antes de mais nada, é bom deixar claro que você vai precisar de tempo para explorar tudo com calma. Eu diria que vai precisar até de um certo planejamento, porque, como já disse, o local é gigante e tem muita coisa para ver.

O que ver em Sintra

Na entrada, você recebe um mapa, então tente traçar um percurso lógico com tudo aquilo que você deseja conhecer e reserve pelo menos metade do seu dia para conhecer a Quinta da Regaleira. 

Os vários ambientes da Quinta da Regaleira

O Palácio da Regaleira

O edifício do palácio, e outros tantos elementos que compõem a Quinta, tem um estilo romântico que une elementos góticos, medievais e clássicos.

Palácios de Sintra

O palácio é bem bonito por dentro, mas mais impactante mesmo por fora. Acho que pela composição com o jardim e o ambiente de uma forma geral. 

Quinta da Regaleira em Sintra

Durante a visita, você não tem acesso a todos os ambientes, mas considero o suficiente para você ter uma boa noção do estilo (riquíssimo em detalhes) e até de como era a rotina na mansão.

Parte interna do Palácio

Capela 

Bem próxima do palácio, você encontra a Capela da Santíssima Trindade. Líndissima por dentro e por fora. Ela é bem pequena, mas com a mesma riqueza de detalhes na decoração, como os vitrais e o piso. É como se fosse uma miniatura de grandes igrejas. 

Capela dentro da Quinta

Parque 

Aqui quando falo parque me refiro a área aberta calculada em 4 hectares. Então dá para você ter uma ideia da grandeza. 

Quinta da Regaleira

Alí, além de uma imensa área verde com lagos, fontes, muitas flores e plantas diversas, você também tem acesso a grutas, portais, torres e os poços, incluindo o famoso Poço Iniciático. 

Torre em Sintra

Essas diversas áreas são divididas em pavimentos e acessados por trilhas e túneis. Sim, há um sistema de túnel com vários pontos de entrada. Embaixo da Torre da Regaleira, você ainda tem acesso à Caverna da Leda.

Caverna na Quinta da Regaleira

Poço Iniciático

O Poço Iniciático também é ligado a outros túneis em uma passagem subterrânea. O poço tem uma galeria subterrânea com escada em caracol, que você desce até nove andares. 

Poço Iniciático

Como é um dos pontos mais famosos e rende boas fotos, os funcionários orientam a não parar no local. Então é preciso ser rápido na hora de tirar as fotos. E o sentido da visita é só de cima para baixo. Você não pode voltar subindo as escadas. 

Loja e cafeteria

Como quase todo ponto turístico, a Quinta da Regaleira conta com uma lojinha de souvenir e uma cafeteria charmosa, com mesas a céu aberto e uma vista invejável.

Palácio da Regaleira

Como chegar 

Saindo de Lisboa para Sintra, você pode ir de carro, trem ou tour privado. Do centro de Sintra, não tem muito segredo, é tranquilo ir a pé até a Quinta da Regaleira, mas você pode ir de Uber ou tuk tuk. 

De todo modo, se tiver pouco tempo, sugiro fortemente que faça um tour guiado por Sintra, que inclui a visita a Quinta da Regaleira. 

Grutas em Sintra

Ingressos e horário de funcionamento

A Quinta da Regaleira fica aberta à visitação todos os dias entre 9h30 e 17h30. No entanto, entre abril e setembro o local fecha somente às 19h. O ingresso custa 8 euros e pode ser comprado lá na hora. 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | Como é a visita ao Palácio Montserrat, em Sintra

  2. Pingback: Across the Universe | A visita ao Palácio Nacional de Queluz, em Portugal

  3. Pingback: Across the Universe | A visita ao Palácio da Pena, em Sintra | Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *