LX Factory: conheça a área mais descolada de Lisboa

Se você busca por um passeio diferente em Lisboa, esse lugar é LX Factory.

LX Factory | Lisboa

Mas o que vem a ser a LX Factory? Uma espécie de quadra/rua/feira/espaço onde você encontra as lojas e bares mais descolados da cidade. No topo disso, algumas representações de arte e cultura em um local onde antes funcionavam fábricas. 

bairro industrial

Isso mesmo. A área, no bairro de Alcântara, era um espaço industrial, que abrigava fábricas de tecido e gráficas. Depois que as empresas decidiram mudar suas sedes para locais mais afastados do centro urbano, o local permaneceu abandonado por alguns anos, até que uma empresa de investimento imobiliário resolveu comprar o terreno de 23 mil M2 e transformar em um espaço de lazer. 


Bairro industrial em Lisboa

Hoje você encontra mais de 50 lojas, bares e restaurantes espalhados pelos 11 prédios antigos que foram renovados em um estilo bem alternativo. A proposta foi a de criar um espaço onde os artistas teriam a liberdade de expressar e inovar. Assim, as intervenções artísticas transformam o local em uma galeria. 

LX Factory | Lisboa

A arte urbana está nas exposições dentro de lojas e restaurantes, nos corredores, nas fachadas e nas ruas da LX Factory. Aos poucos, empresas de publicidade, design e decoração também escolheram a área para abrigar seus escritórios. Ou seja, por lá você encontra de tudo um pouco

O que ver na LX Factory

– Tire um tempo para curtir um dos bares e fazer uma refeição no local
– Garimpe presentes nas lojinhas de roupas, souvenirs, vinhos, decoração e miudezas
– Se programe para assistir a um show ou outra apresentação artística da programação cultural
– Tire fotos nos ambientes mais “instagramáveis”
– Aprecie a decoração peculiar da área – e em alguns pontos, até mesmo a falta dela
– Se hospede na região. (há até mesmo um hostel no local)
– Se programe para ir a feirinha que acontece no local aos domingos
– Pare um pouco para ler na Livraria Ler Devagar

Livraria Ler Devagar | Lisboa

Tanto a Livraria Ler Devagar, quanto o Restaurante Rio Maravilha merecem uma explicação à parte. A Livraria é considerada uma das 20 mais belas do mundo. Mas logo aviso. Não tem nada de sofisticada, mas sim de inusitada. É diferente de tudo o que você já viu. 

Livraria Ler Devagar | Lisboa

Com livros até o teto, uma enorme máquina de tipografia bem no meio e uma sala de exposição de artes, a Livraria Ler Devagar é única. Por lá você encontra livros novos e usados, assim como discos, dos mais comuns aos mais raros e uma cafeteria que vende cerveja artesanal. 

A LX Factory fica na Rua Rodrigues Faria, número 103, Alcântara, em Lisboa. 


Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *