Museus de Berlim: Neues Museum

O Neues Museum (Novo Museu), também localizado na Ilha dos Museus, no centro de Berlim, não tem tanta imponência na parte externa como o Bode Museum. Tem uma fachada mais simples, mas o seu conteúdo explica o motivo de ser o segundo museu mais visitado da cidade, perdendo apenas para o Museum Pergamon.

Neues Museum | Berlim

Foto: Manuel Ramirez Sanchez (CC BY-SA 2.0)

O prédio foi praticamente destruído na Segunda Guerra Mundial e ficou em ruínas por décadas. A reconstrução só começou em 2003, quando a restauração das seções e salões foram estruturalmente conduzidas. Dizem, no entanto, que não é uma cópia exata da versão original.

Sacerdote do Deus Amon no templo de Karnak

Só depois de 70 anos o Neues Museum foi reaberto, em outubro de 2009. O mais bacana é perceber que os vestígios dos acontecimentos ainda estão lá preservados em sua fachada, paredes, teto e colunas. É perfeitamente possível visualizar traços de destruição.

Artefatos do Império Persa

O museu mantém o seu acervo original com materiais que remetem à Antiguidade Clássica, Pré-História e História Antiga. A coleção de papiros e arte do Egito Antigo impressionam. É um verdadeiro passeio por milhares de anos de história. Materiais e artefatos desenvolvidos pela humanidade desde a Pré-História até a Idade Média compõem um riquíssimo acervo.

Hieróglifos Egípcios (2)Sarcófagos Egípcios

A principal atração do museu é o busto da raínha do Egito, Nefertiti, em cores ainda originais e sem restauração. Uma relíquia de beleza paralisante. O busto da esposa do Rei Akhenaton fica no centro de uma sala escura e ela é descrita como “a mulher mais bela do mundo”. Pena não ser permitido fotografar essa maravilha da antiguidade. Os guardiões da relíquia estão sempre vigilantes para os clicks de câmeras e celulares audaciosos. O certo é que quem tem o privilégio de ficar diante do busto da rainha do Egito ficará, certamente, hipnotizado por alguns segundos, como deve ter ficado Franco Dal Molin, autor da foto abaixo.

Busto da Nefertiti | Neues Museum | Foto de Franco Dal Molin

Foto: Franco Dal Molin (CC BY-SA 2.0)

Quando abre?

O Neues Museum fica aberto diariamente, das 10h às 18h.

Quanto custa?

Você pode adquirir antecipadamente o ingresso por aqui por 12 euros ou comprar o Area Ticket que dá acesso a todos os museus da Ilha por apenas 21 euros. Crianças e adolescentes de até 18 anos não pagam e há descontos para estudantes. O Area Ticket é válido somente por um dia.

Outra opção é comprar o Berlin City Pass que dá direito não só aos museus da ilha como a outros museus e diversas atrações da cidade. O preço varia conforme a quantidade de dias que você escolher. Já vou avisando que é uma tarefa quase impossível visitar todas as galerias num único dia. Os museus são riquíssimos em detalhes e acervo.

Informações adicionais

Esse post faz parte da série Museus de Berlim. Saiba mais sobre outros museus de Berlim:

Os melhores museus de Berlim

Bode Museum

Pergamonmuseum

Neues Museum

Museu Judáico

Checkpoint Charlie

Museu da História Alemã

 



Compartilhe este artigo!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *