O rosa chiclete de Las Coloradas / Yucatán, México

Quando eu pensava em México, logo vinha a ideia dos resorts all inclusive de Cancun, Playa del Carmen e, no máximo, Tulum. Tudo imponente demais, americano demais, montado. Achei que não ia curtir muito. Então comecei a pesquisar lugares alternativos para estruturar o roteiro. Resultado: fiquei doida, principalmente quando vi as Las Coloradas.

Em dez dias não daria para fazer nem metade dos atrativos que foram aparecendo na lista. Passei a entender porque nove entre dez posts de viagem de mochileiros citavam a dificuldade de montar a logística dos percursos pelo México: a gente quer fazer tudo. Quero mostrar um lugar super diferente que você quase não vai ter muito informação: Las Coloradas.

Las Coloradas | México

Como chegar nas Las Coloradas

Localizadas no extremo norte do estado de Yucatán, no município de Río Lagartos (e dentro da Reserva da Biosfera de Ría Lagartos), Las Coloradas é um dos três segmentos da laguna costera de Río Lagartos. Nessa região existem diversas lagoas salinas pertencentes a uma empresa de extração de sal do país.

Partindo de Cancun, são 250 km feitos em 3 horas de carro em uma estrada muito boa. No entanto, tem o pedágio mais salgado da viagem (pagamos $305 pesos, algo em torno de R$70,00 só de ida). Ao invés de ir direto, preferimos dormir em Valladolid e ir pela manhã, num ritmo mais tranquilo de 1h30. Foi uma ótima escolha, porque chegamos propositalmente por volta das 11h. Nesse horário, o sol começa a incidir diretamente sobre elas e confere o rosa máximo que o seus olhos podem enxergar.



Lagoa Rosa no México

Antes de chegar na cidade de Río Lagartos vai ter placas indicativas para virar à direita no sentido da Reserva da Biosfera. De lá, será necessário percorrer mais alguns quilômetros até chegar no pequeno vilarejo de Las Coloradas. 

Guias

Nesse vilarejo você vai ser abordado por dezenas de pessoas se oferecendo para guiar. Dispensamos e fomos até a entrada da propriedade. Lá tinha outra equipe abordando, que nos pareceu mais organizada. Eles nos cobraram 50 pesos por pessoa para andar cerca de 500m margeando apenas uma das lagoas. Algo totalmente dispensável.

Leia também: Das belezas do México: Cenote San Lorenzo Oxman

Las Coloradas

Mas eles ficavam cercando a entrada, então entendemos que não tínhamos a opção do não e acabamos aceitando. No fim das contas, foi ótimo porque o guia (Didier) nos explicou muita coisa. Dentro da propriedade, só é possível percorrer um pequeno trecho. Depois aparecem placas proibindo a passagem.

Didier nos explicou que antes as pessoas que iam visitar depredavam o local, nadavam e prejudicam o frágil ecossistema. Mas a entrada na lagoa foi proibida. Principalmente porque constataram que a água, quando em contato com a pele, pode ser tóxica.

Las Coloradas

Por que Las Coloradas é rosa?

As lagoas possuem essa coloração devido à presença de plânctons, incluindo algas e outros microorganismos. E como se não bastasse o nível máximo de encantamento, por lá há ainda exímios moradores: centenas de flamingos, atraídos pelo alimento. As fotos não traduzem a beleza do lugar. Ficamos horas apreciando.

Flamingos em Yucatan

Depois da visita, passamos para conhecer a Playa Cancunito. É muito frequentada pelos nativos, mas tomada pelos sargaços. Depois, seguimos para almoçar num restaurante local em Río Lagartos, que vale muito a dica: chama Ría Maya.

Restaurantes no México

Foi o melhor ceviche de pescado que comemos durante toda a viagem. Sem falar no ambiente e na vista maravilhosa para o Río Lagartos. Anotem!

Restaurante em Yucatan

Quer ver todos os outros posts já publicados sobre o México? Clique aqui. 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Jenifer
    04 dez 2018

    Ana, que lugar maravilhoso!! Nesse ponto eu concordo com vc, também não curto muito lugares que foram modificados só pra atrair turista. Alguma infraestrutura ainda vá lá, mas sem excessos. A natureza já é tão bela por si só.
    E vc não exagerou no título ao afirmar que a água parece rosa chiclete rs. Lembra muito.
    Adorei as dicas!!!

    • Analice Calaça
      21 fev 2019

      Oi Jenifer, obrigada.
      Esse é um destino muito legal,foge um pouco dos roteiros montados e está começando a ganhar visibilidade.
      Mas não deixa de ter certa intervenção, porque fica dentro de uma salina.
      Mas é MUITO charmoso, principalmente quando tem flamingos.
      Vale a pena.
      E almoçar nesse restaurante deve ser colocado no topo da lista de prioridades. Maraaavilhoso! rs

      • karina
        28 ago 2019

        pode compartilhar mais seu roteiro ?
        obrigada

  2. Pingback: Across the Universe | Das belezas do México: Cenote San Lorenzo Oxman | Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *