Lagoa Azul de Formosa será interditada
Quem conheceu, conheceu. Quem não conheceu, não conhece mais. Não se depender da vontade dos proprietários da área particular onde fica a Lagoa Azul, uma nascente de águas cristalinas localizada no distrito de Bezerra, em Formosa (130km de Brasília).
O local é antigo, mas ultimamente havia se tornado um passeio bastante comum principalmente para quem mora em Brasília. Os tours à lagoa eram feitos sem o consentimento dos proprietários e até quando não houve depredação, eles faziam vista grossa. Agora a coisa mudou um pouco de figura.
Realmente a situação da nascente estava ficando chocante. Em setembro de 2014 estivemos lá atraídos pela ideia de água cristalina, mata virgem e sossego. Era o que ouvíamos falar sobre a lagoa, já que nem era possível acampar por alí. Para nossa surpresa, quando chegamos ao local nos deparamos com um verdadeiro domingo de verão no clube. A lagoa estava cheia e a maioria das pessoas estavam acampadas.
Um cheiro de maconha tomava conta do espaço e várias garrafas de bebidas alcoólicas estavam espalhadas, além de latinhas e muuuuito lixo. Aliás, logo na entrada da trilha a lata de lixo se mostrava um item inútil. Tudo estava espalhado no chão. Uma cena deprimente. Na água, colchões infláveis e na beirada, coolers e churrasqueiras.
A água é realmente azul, mas não permanecia límpida diante de tanta agitação. A lagoa é pequena, mas funda, com aproximadamente 8 metros e a temperatura é fria, mas bem tranquila. A lagoa em si é bem legal, mas as condições do local deixam o passeio pouco atraente, mesmo porque o trajeto até ali não é tão simples.
A interdição
A decisão da interdição da Lagoa Azul se dá exatamente devido a destruição que os visitantes têm causado no local. De acordo com informações da Cris Marques do blog Dentro do Mochilão, a falta de sensibilidade e consciência das pessoas está acabando com a lagoa e, se continuar como está, é uma questão de tempo para a nascente morrer.
Geologicamente a nascente não morre. As águas se poluem é fato!
Mas o que me entristece nesse cenário é a simples tomada de decisão unilateral do proprietário em fechar o acesso. A água é bem da união e não dele, cabe a todo mundo a responsabilidade de uso.
Mas entendo que é muito mais simples proibir o acesso do que torná-lo possível.
Por que não transformar a área em uma RPPN? Por que não cobrar entrada e controlar o acesso e só autorizá-lo depois de passar por uma sessão de conscientização ambiental? Por que não monitorar e dar multa em quem deixa lixo? Por que não entrar em contato com órgãos responsáveis e pedir ajuda para tornar o acesso algo bom para todos?
Acho um desrespeito não poder visitar cachoeiras, rios e mares nesse país. E com essa mesma desculpa, há alguns anos a cachoeira de Mumunhas foi fechada para o público.
Uma pena. Afinal não podemos contar com as pessoas -nem as que visitam livremente por sua simples falta de educação nem as que detém o poder porque preferem optar pelo caminho mais fácil.
Oi Camilla! Certamente os donos tem os seus motivos para ainda não terem transformado em RPPN. Isso seria uma fonte de receita considerável pra eles. E quem não gosta de dinheiro? Enfim, você me fez ter uma ideia legal, a de procurar os donos para entender a real situação. Depois postamos aqui no blog 😉
Olá!!! Você conseguiu o contato com o Dono?
Oi Marcelo,
por certo eles têm seus motivos, e no final das contas decidiram fechar. Mas isso ainda assim é um desrespeito. Hoje foi colocada a placa de proibido o acesso. Me darei o trabalho de ir lá de forma institucional questionar a ação e verificar a legalidade da coisa toda, porque, acima de tudo, não é só uma questão de querer – nem minha, nem dele. O melhor para todos deve ser levado em consideração, e mais uma vez vemos decisões unilaterais sendo tomadas. E aqui estou opinando com o peso da minha atuação profissional que é o combate ao crime contra o meio ambiente (e depois de muitos anos de atuação na área, percebi que muitas dessas ações radicais de proibições lesam muito mais a sociedade do que protegem o meio ambiente). É preciso conversar.
Olá,
que notícia triste…uma pena mesmo
A lagoa já foi interditada? Estava querendo ir essa semana, espero não dar viagem perdida.
Acho que os donos devem ser brasileiros e sabem o quanto é difícil educar brasileiros, prova disso é a educação do Brasil, tem professores que desistem da profissao, mas não podemos desistir, acho que a melhor saída é investir em educaçao ambiental para q os seres humanos entendam que a natureza devolve tudo que fazemos por ela e contra ela. Essa cultura de falta de educação no Brasil deveria estar em extinçao.
Galera ainda ta fechado a lagoa azul ?
Os proprietários estão de parabéns… Podiam cobrar entrada, mas entre deixar tudo permitido ou tudo proibido, proibir é o maior respeito possível pro principal da área, que com certeza não são os visitantes
“A água é bem da união e não dele, cabe a todo mundo a responsabilidade de uso.” foi uma piada, certo?
garota, não interessa o que você acha, entenda, a propriedade é do cara, ele deixa entrar quem ele quiser, ele não tem obrigação alguma de deixar pessoas entrarem na propriedade dele e despejarem lixo e fazerem farra só para ser bonzinho
você deixa entrar na sua casa todo mundo que quiser? acho que não…
camila, assim está bom para ti?
http://www.interativa87.net/2015/05/formosa-poco-azul-e-interditado-por.html
Ja tinha visto fotos deste lugar a 4 anos atras e queria muito ir la somente pra fazer algumas fotos sera que ao menos pra fotos o lugar estaria acessivel?Nunca fui antes pois moro na belgica ha 18 anos mas sou de goiania e em julho vou para o brasil para passar 2 meses quero trazer fotos de lugares incríveis como lençois maranhenses,bonito MT ,Pantanal e essa lagoa azul ia ser uns dos points a ser visto sera uma pena nao poder visitar o lugar
LUGAR MARAVILHOSO!!!
MAS INFELIZMENTE AS PESSOAS NÃO DÃO VALOR QUANDO É DE GRAÇA MAS QUANDO SAI DO BOLSO DE CADA UM TODO MUNDO VALORIZA ESTA É VDD.
SOU DE SP, RECENTEMENTE ESTAVA ME PROGRAMANDO PARA VISITAR A LAGOA AZUL MAS…
CONCORDO E RESPEITO A DECISÃO DOS PROPRIETÁRIOS!
Eu estava querendo ir, sabe me dizer se esta interditado
Olá!
Pessoal o lago azul ainda permanece local proibido?
Pingback: Salto do Itiquira: uma opção de passeio nos arredores de Brasília | Across the Universe
Pingback: Across the Universe | 10 cachoeiras incríveis e próximas de Brasília