José Ignácio: a vilinha bucólica e charmosa do Uruguai

Achei José Ignacio linda e charmosíssima. Não poderia haver melhor definição. Localizada a 40 km do centro de Punta Del Este, a vilinha de pescadores é badaladíssima no verão. Isso porque abriga vários restaurantes premiados como o Parador la Huella. Resolvemos fazer um bate e volta desde Punta atraídas exatamente por esse fim: conhecer o restaurante. Foi minha segunda vez no Uruguai e como não tinha conseguido ir na primeira, coloquei como prioridade.

1-IMG_5905

Seria uma ótima oportunidade de conhecer o entorno e aprofundar na cultura local do país, porque Punta Del Este com os seus mega resorts, mansões e cassinos, sem dúvidas, é pouco representativa. Tinha lido em vários sites que o ideal para o passeio até a cidade seria de carro, mas como não havíamos alugado um, resolvemos ir de ônibus mesmo. Super tranquilo. A empresa que faz o trajeto é de ônibus semi-urbano e parte frequentemente do Terminal de Punta Del Este (CODESA/ Línea 14). Você encontra a lista com os horários no próprio site da empresa. Pagamos 65 pesos uruguaios (menos de R$10).O ônibus vai margeando a costa e, em pouco mais de uma hora, já estávamos dentro do centro da cidade. Também dá para contratar um passeio guiado, que busca no hotel e leva até José Ignacio, retornando no fim do dia. Pode fazer a reserva por aqui. 

4-IMG_5909

José Ignacio é bem pequena, e percebi que é repleta de casas de temporada para alugar. Ainda guarda resquícios da vila dos pescadores, mas de fato, já foi toda tomada pelo turismo, com mansões e restaurantes luxuosos (seguindo o padrão de Punta Del Este). Ainda assim, retém uma atmosfera bucólica de vilinha de beira de praia. Adorei. Além dos restaurantes, um dos principais atrativos do local é o Farol de José Ignácio (é possível subir até o topo, de onde se tem uma vista maravilhosa) e as praias (Mansa e Brava) que, quando fomos, estavam tão geladas que não quisemos arriscar no mar.



5-IMG_5910

Como não havíamos conseguido reservar o restaurante por e-mail (porque no verão ele é concorridíssimo), mais uma vez não consegui conhecer o Parador la Huella (a fila de espera era quilométrica). Mas na cidade e na orla da praia há alguns outros restaurantes e quiosques menos requisitados e mais vazios. Se for a Punta Del Este com tempo, recomendo fazer esse passeio. É bem diferente.

Endereço:
Parador la Huella
Calle los Cisnes
Telefone: +598 (44) 862-279


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Juliana
    19 ago 2019

    Que incrível! Eu adoro explorar cidades que não estão na zona turística e podem nos demonstrar outra faceta do local que visitamos.

  2. Pingback: O que fazer em Montevideo em 3 dias - Além da Curva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *