Como deixar sua viagem mais barata

Em tempos de crise e dólar nas alturas, nada melhor que algumas dicas para conseguir economizar e continuar viajando. Pensando em salvar as próximas viagens, listamos aqui alguns sites que conectam pessoas com os mesmos interesses. Além da troca de experiências e socialização, a ideia é oferecer um serviço autêntico de pessoa física para pessoa física. Entre as ofertas estão transporte, hospedagem e alimentação. Ou seja, barba, cabelo e bigode!

Cofrinho para viagem da Viagema

Foto: Viagema

Transporte

Começando pelo item que, na maioria das vezes, mais onera o orçamento de uma viagem. Há várias opções para economizar nesse item, a mais comum é o uso de milhas na emissão de passagens aéreas. O processo é simples, você acumula pontos usando o cartão de crédito, comprando em lojas parceiras, abastecendo em postos específicos e também quando viaja de avião (aproveite também as viagens de trabalho para acumular pontos na sua conta). Depois, troca por passagens para o trecho que escolher. O ideal é aguardar promoções, pois nem sempre compensa gastar todas as suas milhas com trechos que poderiam ser comprados por bons preços.

Outra opção para economizar com o transporte é para quem é mais ousado: carona. Nada de ir para a estrada fazer sinal. Há modos mais modernos, digamos assim. Além de muitos grupos específicos criados dentro do Facebook, onde os usuários oferecem uma viagem a preços camaradas, há ainda uma rede específica que também busca baratear o transporte de uma cidade a outra; o BlaBlaCar. Disponível através do site e do aplicativo para smartphone, o BlaBlaCar atua com o mesmo processo; quem vai viajar e tem um carro com espaço disponível, anuncia no aplicativo o seu trajeto e as condições para o carona.

Bla Bla Car

Mas você tem receio? Os administradores da rede garantem a segurança das viagens. Os perfis são autenticados, há uma forte fiscalização quanto a tudo o que é publicado, reviews das pessoas que oferecem as caronas e existe uma equipe para te dar um suporte, caso seja necessário. É uma oportunidade também de fazer novas amizades e não viajar sozinho.

Hospedagem

Há quem planeje suas viagens de acordo com o ciclo de amizade. Se tem amigo morando na praia… “é para lá que eu vou”. Essa é uma excelente opção, mas se você não tem amigos em locais estratégicos ou ainda se já esgotou o número de visitas a esses amigos, pode optar por dormir agora na casa de desconhecidos. Oi? Essa é a ideia do Couchsurfing que faz sucesso no mundo todo há anos.

É uma espécie de rede social de hospedagem. Você faz um perfil, descreve o que tem a oferecer (um quarto, uma cama ou mesmo um sofá) e passa por uma avaliação. Se for aprovado, pode tanto receber hóspedes como também se hospedar nas casas de quem oferece vaga. E o melhor, é de graça!

Outra opção é alugar apartamentos de pessoas físicas através do AirBnb. Essa é a minha opção preferida. A proposta do AirBnb é oferecer o conforto de um autêntico lar para os viajantes.

Airbnb

O site disponibiliza imóveis de pessoas de mais de 190 países e você pode escolher alugar uma casa ou apartamento inteiro ou ainda só um quarto ou só uma cama. O processo é simples, sem burocracia e funciona muito bem.

Alimentação

Almoçar na casa do amigo anfitrião é para quem pode, mas se você tiver feito a opção por alugar uma casa ou apartamento, pode fazer compras no mercado e cozinhar no seu cantinho. Mas se cozinhar para você é um trabalho e você não quer isso para as suas férias, talvez seja uma boa experimentar algo diferente. Conhece o Dinneer? É um site brasileiro que conecta pessoas que buscam experiências gastronômicas autênticas.

Dineer

Quem deseja mostrar seus dotes culinários, se cadastra no site se dispondo a receber visitas para o almoço ou jantar por um preço “caseiro”, digamos assim. Além de experimentar um prato realmente típico da região, o viajante tem a chance de interagir com moradores locais e vivenciar um ambiente mais que tradicional, coisa que não vai encontrar em qualquer restaurante.

O dinneer.com já tem mais de 1800 opções de cozinhas em todo o Brasil.

Você tem alguma dica que deixa sua viagem mais barata? Compartilha com a gente ai nos comentários!


Siga o Across the Universe no Twitter: @acrosstheblog

no Instagram: @acrosstheblog

e curta a nossa fanpage no Facebook: facebook.com/acrosstheblog


Cupom de 15% de desconto no Seguro Viagem

4 Comentários para "Como deixar sua viagem mais barata"

  1. Valeu post! Ótimas dicas para esse tempo de dólar alto! Adorei!

  2. Dinneer disse:

    Olá, adoramos a matéria.
    Eu gostaria de agradecer por citar o http://www.dinneer.com
    Muito obrigado
    Atenciosamente
    Magda lopes

  3. Beatriz disse:

    Dicas incríveis, andei lendo algumas matérias e parabéns pelo site. Economizar é sempre importante e gastamos muito nas viagens… Obrigada!

  4. Caio disse:

    Para economizar em hospedagem vale a pena conhecer o House Sitting! Hoje vivo de viagem, vivo de blog e sempre busco o próximo destino escolhendo onde podemos viver de graça! Atualmente moramos em Bangkok e ficaremos aqui até novembro. Vale a pena olhar para sua próxima viagem.

    http://emalgumlugardomundo.com.br/house-sitting-hospedando-se-de-graca/

    Belo post! Abs

Deixe seu Comentário

Não deixe de ler a nossa Política de Comentários.**






* Campos de preenchimento obrigatório