10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo

Já falamos aqui sobre a necessidade de se pensar e praticar o turismo sustentável. A tendência, cada vez mais necessária, busca diminuir os danos ao meio ambiente durante as viagens. Já fizemos uma lista com alguns destinos sustentáveis no Brasil. Mas a verdade é que os hotéis também precisam buscar atitudes sustentáveis. 

Hotéis sustentáveis

Proibir o uso de plástico descartável, investir em projetos comunitários, incentivar hóspedes a reciclar são algumas das medidas que podem ser adotadas. Além disso, é possível fazer um trabalho educativo que começa com os funcionários, mas se estende a comunidade e também turistas. 

O Booking, por exemplo, já incentiva as acomodações a atualizarem suas práticas ambientais e sociais na plataforma de reserva de hospedagem. Assim, muitos hotéis já disponibilizam quais são as medidas sustentáveis adotadas no local para que os turistas possam tomar sua decisão conscientes.

Além disso, podem exibir no site selos e certificações internacionais de cuidado com a natureza. Veja lista com uma seleção de 10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo.

Brasil

Certificado pelo EarthCheck e localizado nas areias da Praia do Forte, na Bahia, o Iberostar Praia do Forte tem sistema de redução do consumo de água e energia. Além disso, o hotel oferece bebedouros à disposição dos hóspedes para evitar o uso de garrafas plásticas.

Hotéis sustentáveis no Brasil

Austrália

Em Metricup, na região vinícola de Margaret River, o Yelverton Brook Conservation Sanctuary tem o selo “ECO Certification”. Pensando nos impactos à comunidade, todas as atividades e passeios são por conta de guias e negócios locais.

Além disso, não é permitida a utilização de plásticos descartáveis na propriedade. A maior parte da iluminação usa lâmpadas de LED, que economizam energia. Os hóspedes também têm lixeiras para coleta seletiva à disposição.

Yelverton Brook Conservation Sanctuary

Argentina

Ayres De Salta é um hotel 4 estrelas localizado no centro histórico de Salta, cidade no norte da Argentina conhecida pela herança andina. A acomodação tem certificação dentro do programa nacional “Hoteles más Verdes”. Dentre as iniciativas está o fato de a maior parte da comida servida ser feita com ingredientes locais. 

Hotéis sustentáveis na Argentina

Turquia

Localizado no centro da cidade de Ancara, capital da Turquia, o Metropolitan Hotels tem o selo de certificação sustentável “FEE’s Green Key”. Os quartos modernos têm design de luxo, e todas as janelas são de vidro duplo. Isso contribui tanto para isolamento acústico, como para a diminuição das perdas de calor através do vidro. O resultado é uma economia de energia e redução na emissão de CO2.

Janelas são de vidro duplo

Canadá

Além da certificação “Green Key Global Eco-Rating”, o Hotel Grand Pacific, na cidade de Victoria, oferece espaço para os artistas locais se apresentarem. O hotel ainda investe parte de sua receita em projetos comunitários ou de sustentabilidade. A propriedade fica a 5 minutos a pé do Beacon Hill Park e também não permite o uso de plásticos descartáveis.

Hotel Grand Pacific, em Victoria

França

Localizado no centro do bairro Saint-Germain-des-Prés, o Hotel Bel Ami fica a apenas 10 minutos a pé do Museu do Louvre e conta com o selo “FEE’s Green Key”.

Priorizando a comunidade do entorno e o cuidado com a natureza, atividades e passeios são por conta de guias e negócios locais. Além disso, plásticos descartáveis não são permitidos na propriedade.

Hotéis sustentáveis na Europa

Quênia

O luxuoso Medina Palms fica na praia de Watamu, na costa do Oceano Índico, e faz parte do Programa de Certificação de Ecoturismo no Quênia. Parte da receita é investida em projetos comunitários ou de sustentabilidade.

Além disso, a acomodação também oferece informações sobre ecossistemas, patrimônio e cultura da região. A medida ajuda a orientar os visitantes sobre os costumes adequados.

México

Cercado por um ambiente natural exuberante, no Mar do Caribe, e certificado pela Rainforest Alliance, o Catalonia Royal Tulum Beach & Spa Resort não permite o uso de garrafas plásticas descartáveis.

Além disso, a maior parte da iluminação da acomodação usa lâmpadas de LED, que economizam energia. Do mesmo modo, as atividades e passeios são organizados por guias e negócios locais.

Hotel zero plástico

Vietnã

De frente para a Baía de Vinh Phan Thiet e combinando a cultura vietnamita com um design moderno e contemporâneo, o Anantara Mui Ne Resort tem o selo “Green Growth 2050”. Pensando no consumo de água, há bebedouros à disposição dos hóspedes. Além disso, para promover a economia de energia, há estação de recarga de carro elétrico no local.

Anantara Mui Ne Resort 

Polônia

A Breslávia (Wrocław) é a quarta cidade mais populosa da Polônia e nela está o Scandic Wrocław, hotel 4 estrelas que conta com a certificação “EU Ecolabel”.

Como medidas comuns entre os hotéis sustentáveis, eles proíbem o uso de plásticos descartáveis e disponibilizam lixeiras para coleta seletiva. Do mesmo modo, a maior parte da comida servida na acomodação é feita com ingredientes locais. Toda a propriedade também usa energia 100% renovável.

Hotel com selo EU Ecolabel


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 8 dicas para praticar o turismo sustentável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *