Conheça a Cachoeira do Lajeado, na Chapada dos Veadeiros

A Cachoeira do Lajeado, na Chapada dos Veadeiros, está entre as trilhas mais fáceis da região. São apenas 600 metros do estacionamento até os atrativos. É uma opção de passeio perfeita para a família toda. Inclusive vimos muitas fazendo piquenique por lá. 

Tranquilidade na Chapada dos Veadeiros

Atrativos da Cachoeira do Lajeado

Ao todo a fazenda tem três paradas. A primeira é uma queda menor, mas bem delicinha para crianças, pois o poço é mais raso. É um bom lugar para tomar sol e descansar. Em geral, todos os atrativos são bem arborizados, com espaço com sombra e alguns banquinhos para sentar.

Poço na Cachoeira do Lajeado

Já a segunda parada é a Cachoeira do Lajeado, que tem uma queda considerável e uma prainha pequena. O poço, apesar de pequeno, é ótimo. Gostei bastante porque dá para se aventurar alí debaixo da cachoeira. Não é muito fundo, nem difícil chegar lá. 


Cachoeira do Lajeado

O terceiro atrativo é o escorregador natural. Uma espécie de corredeira nas pedras. Com a formação rochosa inclinada, a água escorre até chegar no poço. De um lado, fica mais seco, então você consegue subir escalando e descer escorregando pelo lado molhado. 

Escorregador natural

Esse poço é maior e um pouco mais fundo também. Dá para nadar legal. Mas o que achei ruim é que a área em volta é estreita, então não tem muito espaço para ficar de fora da água. Ainda assim, é bem interessante e dá para passar bastante tempo se divertindo por alí. 

Como chegar na Cachoeira do Lajeado

A Cachoeira do Lajeado fica na Chapada dos Veadeiros, distante 5km de São Jorge. Então, seguindo a GO-239, que liga Alto Paraíso a São Jorge, você continua na pista por mais 2km. Do lado esquerdo, vai ver uma placa indicando a entrada para a Cachoeira do Lajeado.

Chapada dos Veadeiros

É a mesma estrada que leva para a Cachoeira da Raizama, Vale das Pedras ou mesmo o recém inaugurado Restaurante Na Mata. Do asfalto, são mais 3km de estrada de chão que, apesar de irmos em uma época de chuvas, estava em perfeitas condições. 

Nesse trecho tem várias entradas, mas é só ir seguindo as placas que dá certo. Na dúvida, coloque no waze enquanto ainda tem sinal. Depois de São Jorge o sinal já oscila bastante e lá na cachoeira mesmo o celular já não pega.  

Cachoeira do Lajeado | Chapada dos Veadeiros

Informações gerais:

Preço da entrada: R$20 (crianças e idosos têm desconto) – Pagamento somente em dinheiro.
Trilha: Nível fácil (600 metros) – Nem precisa de tênis
Funcionamento: Das 8h às 17h. Às terças o espaço é fechado. 
Mais informações: @cachoeira_do_lajeado

Já conhece a Cachoeira do Lajeado, na Chapada dos Veadeiros? Conta para a gente como foi a sua experiência. 

Não deixe de ver também nosso Guia Completo sobre a Chapada dos Veadeiros, com dicas de atrativos, hospedagem e explicações gerais sobre como deixar sua viagem ainda mais interessante. 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 10 trilhas mais fáceis da Chapada dos Veadeiros

  2. Pingback: Across the Universe | Guia completo da Chapada dos Veadeiros

  3. Symone
    01 out 2021

    Mais uma bela cachoeira que não conheci nas duas vezes que fui a Chapada dos Veadeiros. São tantas que é impossível conhecer todas!

  4. Pingback: Cachoeira dos Cristais Chapada dos Veadeiros

  5. Olá.
    Ótimos posts sobre a chapada. Parabéns e obrigada por esse conteúdo.
    Em que época do ano você foi? Vc menciona que foi em época de chuva.
    Como estavam as condições? Irei em fevereiro e estou preocupada com as trombas d’água ou se as cachoeiras estarão muito cheias.
    Queremos fazer o passeio mais contemplativo mesmo, não somos muito de água fria, rs.
    Obrigada

    • Fomos no finalzinho da temporada de chuvas, em abril. A estrada tava bem tranquila e a trilha é mínima, então nao tivemos problema nao.
      Fevereiro realmente costuma chover mais. Mas com um pouco de cuidado e orientação de guias conhecedores da região, dá para você curtir com segurança.

  6. Margareth
    12 fev 2023

    Irei conhecer. Amo muito a natureza. Divulgar. Conservar a mata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *