Lista com destinos sustentáveis no Brasil

Recentemente fomos convidados pelo site mybest Brasil a falar sobre destinos sustentáveis no Brasil. Eu, que sou conhecida como “ecochata” entre amigos, me animei com a ideia e fiz uma lista com 7 destinos brasileiros que têm uma pegada mais sustentável. 

E por sustentável não estamos falando apenas de destinos de ecoturismo. É claro que fazer turismo sustentável inclui sim desfrutar dos passeios causando o mínimo de impacto possível, reduzindo os danos ao meio ambiente e preservando recursos naturais. 

Destinos sustentáveis no Brasil

Mas além disso, é preciso trabalhar o incentivo ao crescimento e a cultura local. A ideia é que a sua viagem traga benefícios não apenas para você como turista, mas também prosperidade à região que o recebe.

Destinos sustentáveis no Brasil

Consegue pensar em destinos sustentáveis aqui no Brasil? Comunidades, cidades ou mesmo empreendimentos onde há essa consciência!? Eu listei 7 lugares que já visitei e pude ver de perto algumas boas iniciativas. 



Tem destinos onde a preocupação gira em torno dos impactos ambientais, outras onde há um cuidado maior com a inclusão da comunidade nos empreendimentos turísticos, preservação da cultura local e dos recursos naturais.

Turismo sustentável

De qualquer forma, eu gosto sempre de lembrar que mesmo que você não vá a um lugar que já tenha adotado práticas sustentáveis, você mesmo pode incluir novos hábitos na sua rotina. 

Como? Optando por meios de transporte menos poluentes (bicicleta ou mesmo fazendo turismo a pé, por exemplo). Você pode também apoiar os produtores locais e boicotar locais que violam direitos básicos dos humanos e dos animais. 

Em um outro post relacionamos uma série de dicas para você começar a praticar o turismo sustentável. São hábitos simples e que podem fazer a diferença. Além disso, algumas práticas são comuns não apenas durante as viagens, mas também no dia a dia. 

Sobre a mybest Brasil 

O site mybest Brasil tem a proposta de trazer uma série de recomendações de produtos e serviços feitas por quem realmente viveu aquela experiência. No portal é possível encontrar guias de compra completos preparados com a ajuda de especialistas, rankings e indicações dos produtos, serviços e conteúdos favoritos de influenciadores de diferentes áreas. Vale a pena conferir.  


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Across the Universe | 8 dicas para praticar o turismo sustentável

  2. Pingback: Across the Universe | 10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *