As 5 coisas que não gostei no Chile
Antes de qualquer coisa é bom esclarecer que o Chile é lindo e vale MUITO a pena conhecer. Mas como nada é perfeito, existem alguns pontos negativos. Abaixo relaciono as cinco coisas que não gostei no país*.
Sujeira e poluição visual
Foi a primeira coisa que reparei em Santiago e confesso que me decepcionou um pouco. Ouvia muito falar que o Chile é um dos países mais civilizados da América do Sul e a sujeira e a poluição visual me deixaram um tanto impressionada. Paredes, muros, monumentos, postes e até casas totalmente pichadas. É comum ver aqueles cartazes de festas e anúncios colados por toda parte, um em cima do outro, cola em cima de cola. Além de tudo, ainda tem muito lixo espalhado pelo chão. A boa notícia é que essa realidade é mais óbvia na região central. Na parte mais moderna da cidade a situação é BEM melhor.
Fezes nas ruas
A cidade é tomada por cachorros de grande porte e de diferentes raças. Todos lindos e inofensivos circulam livremente pelas ruas. Mas a consequência disso é desagradável: montes de fezes nas calçadas e em TODOS os pontos turísticos. Conseguem imaginar isso? =/
Cigarro
Os chilenos fumam MUITO e não se importam se a fumaça incomoda outras pessoas. Fumam em ambientes fechados (inclusive no quarto de hotel, deixando uma lembrança eterna para os próximos hóspedes), fumam em restaurantes e nas ruas, jogando a fumaça na cara de qualquer um.
Homens folgados
Digamos que os chilenos são bem atiradinhos! Nas ruas, eles lançam olhares indiscretos e muitas vezes soltam “elogios” nada agradáveis. E não pense que eles se intimidam com a presença de um homem ao seu lado. Eles mexem até mesmo com as mulheres acompanhadas.
A cidade abre e fecha tarde
A cidade acorda e dorme tarde. Se a sua hospedagem não inclui café da manhã, por exemplo, prepare-se para só encontrar algo aberto depois das 8h30. A situação piora um pouco nos sábados e domingos. Em compensação, depois das 19 horas tudo ainda está aberto e o movimento é intenso até depois das 22 horas.
* É bom deixar claro que as observações foram feitas a partir de visitas feitas em Santiago, Valparaíso e Viña Del Mar e podem não expressar a realidade do país como um todo.
Leia mais sobre o Chile
Gostou deste post? Não deixe de ler os demais artigos publicados aqui no blog sobre a nossa viagem ao Chile.
Um City Tour circular por Santiago
Uma visita a vinícola Concha Y Toro
Como ir do aeroporto ao centro de Santiago
Dica de restaurante próximo a Concha Y Toro
Um passeio à Valparaíso e Viña Del Mar
Hospedando em um apartamento em Santiago pelo preço de hostel
Olá, Poliana!
Adorei conhecer seu blog e vou colocar link lá no meu, pois sempre gosto de mostrar outras experiências para os leitores.
Super bem lembrados estes pontos! Já escrevi sobre alguns destes assuntos isoladamente, mas vou fazer um alerta para meus leitores tb. O país é tão legal que, muitas vezes, a gente até esquece destas coisas, mas, especialmente quem viaja com crianças precisa estar prevenido.
bjs
Cinthia
@chilecriancas
Exatamente, Cinthia… tem tanta coisa linda que as vezes a gente esquece de falar desses defeitos.
Olá,
Ainda não conhecia o blog de vocês e achei sensacional.
Cheguei a ele procurando por dicas sobre Santiago do Chile, onde estarei em um mês, na volta do Tahiti.
Quando tiverem um tempinho, vejam o http://www.tahitiehaqui.blogspot.com, onde dou dicas de como ir ao paraíso sem virar mendigo…hehe.
Beijos,
Andressa
Oi, Andressa!
Obrigada pela visita.
Tahiti ainda é um sonho para mim. =)
Entrei no blog e gostei das informações. Imagino que seja um destino bem complicado para se organizar a viagem.
Parabens pelo seu trabalho pois é sempre será útil,grande abraço
Obrigada, Kiko! 🙂
Abraço!
Foi bom o seu alerta, tem coisas lindas mesmo, mas tem que ter uma paciência extra. É verdade, eu sei bem, ainda predominam umas idéias antiquadas sobre espaço alheio, trabalho e gente, pode ser irritante…
Olá! Acabei de voltar de Santiago e concordo com voce. Em geral, a parte turistica é mais bem cuidada, entretanto, para quem vai com orçamento mais apertado e anda de metro, onibus, se hospeda no centro… A cidade tem pontos fortes e vistas bonitas, mas também tem bastante poluição e sujeira. Outro ponto são os garçons – foram raras as vezes em que fui bem tratada, mesmo restaurantes um pouco mais caros. Enfim, Santiago é bonita, mas é para quem tem grana…
Olá estou de viagem marcada para o mês de abril de 2015, entretanto, já estou até pensando em cancelar a viagem, pois a minha esposa leu alguma coisa a respeito de terremotos e está com muito medo. Gostaria de saber se os terremotos ou tremores menores são tão frequentes diariamente, semanalmente…Quais hotéis são os mais seguros, quais andares seria melhor para ficarmos. Quero acalmá-la, pois quero muito conhecer o Chile (Santiago).
Ah como quero um postal. Agradeço se receber qualquer um dos Beatles. Não tenho deles em minha coleção. Abraços
Maira, manda seu endereço pelo formulário de contato do blog ou então pro email contato@acrosstheuniverse.blog.br 😉
Concordo com você, esperava mais de Santiago. As pessoas não sao tao educadas e gentis la quanto imaginei. Ressalto ainda que a cidade tem uma vida noturna bem ‘devagar’, tanto mais pra quem já conheceu Buenos Aires, essa sim, uma cidaaaaade. No geral, achei Santiago apenas “legal”.
Imagine que voce foi turista, e eu que vivo aqui tem mais de ano e sei que tem coisas piores tipo o transporte publico?
nao se iluda é um pais atrasado de pessoas atrasadas.
Olá! Estive em fevereiro agora e fui com um pé atrás para o Chile quando li o seu post. Não encontrei os homens folgados, mesmo viajando sozinha, mas os cachorros abandonados chamaram muito minha atenção. Escrevi um post falando sobre isso, se alguém se interessar…
http://letsflyaway.com.br/5-curiosidades-sobre-o-chile/
nao encontrou homens folgados? por onde voce andou entao?
ou voce é muito velha ou nao faz o tipo deles pois qualquer mulher mais ou menos eles já estao faltando o respeito na cara de pau.
Chegamos em Santiago do Chile dia 19/06, às 14:30 estamos no Hotel Park Plaza , na Rua Ricardo Lyon, Hotel antigo, mas charmoso.
Nesse mesmo dia fomos até um câmbio perto e já fui assaltado, converteram meus lindos Reais em 1×170 pesos, quando a cotação oficial está em 1×203,00
Tudo bem, no primeiro dia é tudo lindo…
Dia 20/06 nós levantamos cedo e fomos andando até Plaza das Almas, cerca de 5,3 Km…
ai foi quando tudo começou, um verdadeiro drama, aos meus 52 anos, já tendo viajado para
Europa, EUA, e outros países da AL, e nunca fui roubado…
É uma sensação terrível, me sentir, fraco, vulnerável, beócio, idiota… jogaram um líquido
parecendo coco de pombo, e fizeram nós tirarmos o casaco, qdo tiramos a mochila , eles levaram tudo nosso.
Fomos até a polícia e fomos mau recebidos, policiais despreparados, sequer tinha um Wi-Fi na delegacia para acionarmos o busca aplicativo do iPhone para localizarmos o celular e o bandido.
Contabilizando perdas , perdemos 300.000 pesos, carteira , porta cartões e caneta Mont Blanc , celular iPhone e todos os documentos meu e de minha esposa.
Chile agora só se for para relatar esse fato terrível em nossas vidas
Nossa, Júlio. Que desastre! Obrigada por compartilhar sua experiência. Conseguiu recuperar algo?
Oi bom dia! Eu sou chileno casado com brasileira e morando em Minas Gerais.
Na verdade li muitos comentários e estão certos, Chile não é um bom país, eu mesmo achei a ideia da minha esposa morar no Brasil. Aqui é muito bonito, bacana, a gente tem uma cordialidade que gosto muito, as comidas são saborosas e o clima é muito agradável. O único mau que ainda não tenho emprego para me estabilizar e começar meu emprendimento mas, já muitas empresas rejeitaram meu currículo então nessa parte é triste porque eu quero crescer e ser parte deste país mas sinto pouco deixado para lá pelas empresas, mesmo que não estou procurando nada especial.
Vocês tem que pensar algo, não tem pais perfeito não, eu conheci muitos países mas não tudo é perfeito. Entendo bem sua decepção com os chilenos sobre tudo os de Santiago, que são mau educados, tem costumes sujas e pensam que são melhores cidadãos do resto do país. O santiaguino é frio, eu mesmo nunca tive amizades daí. Em regiões rurais e no sul do país muda um pouco a coisa mas sempre tem que ter muito cuidado Chile tem locais perigosos e não tem que confiar fácil em ninguém.
As coisas de valor te que levar sempre nas bolsas delanteras das calças, evitar passar pelas ruas oscuras ect. Sobre tudo hoje que a violência e delincuencia aumentou demais. Saudações e espero que os que vão para lá tenham uma melhor experiência mas com tudas as previdências necessárias.
Olá!
Lendo todos esses comentários fiquei pensando: Porque não me informei melhor!?
Estou no Chile e não vejo a hora de ir embora. Não estou gostando de nada aqui. Muita poluição, mau cheiro e barulho noturno. Parece um país decadente, triste, sujo e de pessoas infelizes. Tudo me remete ao passado: músicas, pessoas e arquitetur. Não tem conservação nem limpeza. A comida é horrorosa, nem as de fast food preservam a qualidade. Aqui é a terra do hot dog e do avocado. Suco de uva integral não se acha e vinho não tem em qualquer esquins. Mas o pior é a falta de papel higiênico e papel toalha. Tem que levar na bolsa. Português eles não entendem, mas inglês sim. É muita burrice, já que o Português é bem mais semelhante! Aqui tudo é super valorizado, você paga estacionamento de supermercado e até pra respirar o ar poluído. Bom gente, desculpe a franqueza. Mas o Brasil é Brasil, mesmo com todos os problemas!
Me identifiquei com alguns comentários. Estou morando em Valparaíso e também não vejo a hora de voltar. Falta alegria, empolgação, cultura moderna. Bom para visitar, mas para morar eu não recomendo.
Deus que me livre morar no Chile! A mentalidade do povo é dos anos anos 80! O povo é mal-humorado, fumam na sua cara a cidade é suja e poluída. Há exceções, mas é isso são exceções!! Morei 7 meses e nunca mais.
Na Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil, tentaram invadir um estádio quebrando tudo que encontravam pela frente fazendo uma baita arruaça. O que esperar de um povo que não respeita turistas em outro país, agora imagine dentro de sua própria nação. Não quero conhecer esse lixo de povo (folgado) e seu país nem que me der a passagem e hospedagem no melhor hotel da cidade, prefiro ir ao Iraque!!!
Pingback: Um passeio à Valparaíso e Viña Del Mar | Across the Universe
Sou brasileira, nunca fui ao Chile. Todos meus amigos que foram ao Chile amaram, isto me motiva a passear por lá.
Duvido que seja pior que o Brasil…. aliás, o que dizem é que é muito melhor. Todavia, é bom saber de experiencias diferentes, pois, assim, tomamos mais cuidado.
Estive em Santiago e a região que fiquei é bem limpa mas o cheiro característico da cidade é meio incômodo e chega a impregnar nas roupas, a moeda é desvalorizada em relação a nossa porém a inflação é altíssima qualquer coisa é no mínimo 3x mais caro que no Brasil, e a culinária é uma barreira para todos os brasileiros que conheço que já foram ao Chile inclusive eu, de resto é tudo bem interessante.
Gostaria de compartilhar uma experiencia que tive qd fui viajar ao nordeste do Brasil… praias lindas, paisagem maravilhosa… empolgada, resolvi conhecer melhor o lugar, sem ser pontos turísticos (decepção)… para ter uma ideia, vi até uma senhora levantando o vestido e urinando na calçada; incomum?Não. Minha amiga, disse que era costume do povo daquela região… sem falar na falta de educação, sujeira, etc.
Há 3 anos fui ao Rio de Janeiro, em excursão e o guia me deixou muito assustada com os cuidados para não usar nem aliança para não chamar a atenção dos malandros e não se afastar do grupo, nem por um minuto.
Isso me deixa triste, por ser meu país, mas é a dura realidade.
Santiago tem a parte Oriente q é mto mais moderna e limpa q qqer outra capital do Brasil, porém é a parte mais cara – Vitacura, Las Condes, La Reina Alta, Lo Barnechea, parte de Providencia. Se vc ficou e visitou outras áreas, imagino q não era tão limpo e organizado como esperava. Mesmo assim, repito, mto mais limpo, organizado e seguro q qqer capital do Brasil.
Realmente no centro vc encontra esses homens são noção, ainda mais qdo percebem q são brasileiros.
Atendimento ao cliente em Santiago é mto ruim, as pessoas não tem o mesmo “tato” q os brasileiros, são mais rudes.