Rio de Janeiro: Trilha da Pedra Bonita

O Rio tem Carnaval, bala perdida, gente rica na Zona Sul e favelas perigosíssimas. Essa ainda é a visão de muitas pessoas. Acredite. Mas é uma visão de quem não vive o Rio de Janeiro. As coisas estão bem melhores por lá. E, como todos sabem, o Rio de Janeiro continua lindo. Claro que ainda há violência, assim como há em todos os lugares do Brasil. Atenção e cuidado são indispensáveis em qualquer lugar, ainda mais para os turistas.Mas o Rio tem belezas que a maioria das pessoas desconhece. Uma delas é a Trilha da Pedra Bonita.

Lá do alto, é possível ver toda a Zona Sul, Oeste, o Corcovado, Morro Dois irmãos e favelas como a Rocinha e Vidigal. Além de ficar de cara com a Pedra da Gávea, outra montanha linda. Na Zona Oeste é possível ver toda a Barra da Tijuca e o bairro de São Conrado, praticamente nos pés do morro.

Veja também: O que fazer no Rio de Janeiro

Trilha da Pedra Bonita | Pedra da Gávea e Visual Zona Oeste

O visual

A Pedra Bonita fica no Parque Nacional da Tijuca. É lá também a famosa rampa para o voo livre de asa delta, famoso na cidade maravilhosa. O Morro da Pedra Bonita tem 693 metros de altitude (prepare o corpinho, durma bem e não beba na noite anterior – como certas pessoas). A trilha tem 1.350 metros e estimativa de 35 minutos de caminhada. O caminho é quase todo de sombra na Mata Atlântica.



Trilha da Pedra Bonita | Paraglider

Encaramos o desafio no dia 1º de março de 2015, dia em que o Rio completou 450 anos. A trilha é boa e bem cuidada. Prepare o fôlego para o caminho de pedras (uma antiga estrada colonial) até a chegada da entrada da trilha. É bem íngreme. Eu sofri, mas preciso confessar que tive uma noite badalada. A Carol Martins e a Barbara Nayrol, minhas parceiras nessa trilha, subiram de boa e tiveram paciência com minhas paradas frequentes (thanks, meninas).

Caminho de Pedra

Mas apesar disso, a Pedra Bonita é considerada uma trilha de nível fácil e recomendada para toda família. Outra recomendação é a escolha de um dia com céu aberto para curtir ainda mais o visual.

Ao contrário do que eu mesma imaginava, o cume da montanha é muito amplo e é possível que uma grande quantidade de pessoas fique lá em cima por tempo indeterminado.

Não há cobrança de taxas e nem necessidade de guia para acompanhamento na trilha. Só é preciso deixar o nome dos visitantes na portaria.

Lembre-se de água e alimentos leves. Assim você pode ficar mais tempo aproveitando a paisagem. Prepare os olhos, é lindo demais. É gostoso para namorar, pra ir com os amigos e até para ir sozinho curtir um momento e pensar na vida.

A vista da Zona Sul do Rio

Como chegar na Trilha da Pedra Bonita

Muitas pessoas nos alertaram sobre os perigos de acesso à entrada do Parque da Tijuca, falaram de assaltos frequentes, mas fomos corajosas e nada observamos de errado.

Você pode ir de táxi – mas dependendo do seu ponto de partida, só vale a pena se tiver em quatro pessoas. É muito chão.

Você pode ir de ônibus até uma parada perto da passarela da Rocinha e então pegar um táxi que vai acessar o primeiro estacionamento do parque – os carros comuns só podem ir até lá.

Vai gastar uns R$ 30 de táxi nesse esquema.

Nós encaramos o busão para todo o trajeto (o que significou caminhar um pouco mais da entrada do parque até os estacionamentos. Saindo de Botafogo, pegamos dois ônibus para chegar até a portaria do parque.

A Barra da Tijuca é um dos pontos mais próximos e também têm ônibus que passam na porta do parque.

Seja de carro, táxi ou bus, não perca a chance de fazer essa trilha. Vale a pena demais.

No alto da pedra

Roberta Luiza é jornalista, nossa amiga e companheira em várias viagens. Viajou ao Rio de Janeiro por conta própria e colaborou gentilmente com o Across the Universe. 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Carol Martins
    08 abr 2015

    A trilha é muito tranquila e o visual é indescritível! Vale a pena ir cedo, curtir a vibe do lugar e ainda pegar uma praia depois – como bem disse Roberta Luíza, São Conrado e Barra estão a um pulo da trilha.
    Para os perdidos, como nós, Google Maps arrasa nas dicas – dá certinho, pode confiar!
    Roberta Luíza, obrigada pela parceria! =)

    • Roberta Luiza
      20 abr 2015

      Valeuuu! 🙂

  2. Parabéns pelo excelente post! Como carioca queria ressaltar que, como você bem colocou, perigo existe em todo lugar do mundo. Infelizmente o que acontece no Rio ganha muita repercussão, apesar de haver violência em todo Brasil.
    Acho que só faltou você comentar para os corajosos que ao final da trilha é possível arriscar fazer um voo duplo de asa delta.
    abs

    • Roberta Luiza
      30 abr 2015

      Obrigada, Luciana.
      Não fomos na rampa do voo livre. Faltou coragem. hehehe

      Abraço!

  3. Jessica Ribeiro
    19 maio 2015

    Olá Roberta, gostei muito do seu post. Estou querendo ir a pedra bonita no sábado, e só estou meio receosa do trajeto antes de iniciar a trilha, tbm to querendo ir de ônibus. É muito tempo até chegar ao pé da trilha? Vai muita gente a pé ou recomenda pegar um táxi? E a volta como foi? Obrigada e parabéns pelo blog

    • Roberta Luiza
      20 maio 2015

      Jessica, acredito que o táxi não vale a pena porque os carros não podem ir até a entrada da trilha. Somente os que estão com equipamento para o voo livre podem subir. Amenizaria a metade da subida, que é bem íngreme, mas relaxa que você consegue.
      Quando fomos, outros grupos tambem estavam subindo e foi super tranquilo.
      O ônibus para a uns 50 metros do portão do Parque da Tijuca e do portão até a entrada da trilha são cerca de 500 metros na subida.
      Confie no google maps para as orientações de qual ônibus pegar a partir de sua localização.
      E, acredite, o esforço vale muito a pena.
      Obrigada pela visita e leitura…
      Boa trilha!!!

  4. Cristina
    15 jan 2016

    Boa tarde. Qual os ônibus que vocês pegaram saindo de Botafogo? Bjs

  5. Priscila Cardoso do Nascimento
    04 set 2016

    Olá.Eu Reservei a Trilha da Pedra Bonita para Passar o Dia Todo em Breve.Obrigada.

  6. Jessica
    13 jul 2017

    Ola.. Como é a volta, tem onibus a todo momento na saida da trilha?

    • Roberta Luiza
      14 jul 2017

      Oi, Jéssica. Nós pegamos um ônibus, lá na porta do parque mesmo, para a Barra da Tijuca. Curtimos a tarde por lá e depois voltamos pra Botafogo. Foi bem rápido
      Fim de semana tem número menor de veículos né, mas foi bem tranquilo. Pesquise no Google as linhas disponíveis para o destino que você quer. Possivelmente vai precisar pegar pelo menos duas linhas.
      Obrigada pela visita e bom passeio.

  7. Que lugar lindo! Acredita que sou carioca mas nunca fiz a trilha da Pedra Bonita? Agora que estou morando fora, bateu aquela saudade! Obrigada pelo Post, adorei!!

    • Roberta
      17 nov 2019

      Gisele, não acreeeedito. Ahahaha
      Mas faça isso assim que voltar ao seu Rio de Janeiro. Vale muito a pena!!

  8. Pingback: Confeitaria Colombo no Centro do Rio de Janeiro | Aprontando as Malas

  9. Pingback: Across the Universe | 7 destinos para uma viagem de fim de semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *