8 dicas para praticar o turismo sustentável
Já parou para pensar na ideia de diminuir os danos ao meio ambiente durante uma viagem? Pois saiba que o turismo sustentável é uma tendência cada vez mais necessária. É verdade que não dá para pensar em uma viagem com zero impacto ao meio ambiente, mas pequenos detalhes podem fazer a diferença. Então o que falta para começar pelo básico?
Veja 8 dicas para começar a praticar o turismo sustentável:
Tenha uma bagagem estratégica
Organize seu roteiro de forma que você possa prever o máximo de coisas que serão uteis durante o passeio. Se, por exemplo, for acampar, leve os itens básicos como garfo, prato para não precisar usar os plásticos descartáveis. De qualquer forma, leve sempre consigo sua garrafa de água e itens de higiene pessoal, rejeitando os descartáveis oferecidos pelo hotel.
Opte por uma hospedagem eco friendly
Ao pesquisar no Booking, é possível encontrar diversas hospedagens que trabalham com a ideia de turismo sustentável. Inclusive, fizemos uma lista com 10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo. Não conseguiu encontrar um? Sem problemas. Aplique você mesmo seus pequenos hábitos, não deixando o ar condicionado ligado ao sair do quarto, sem exagero de luzes acesas, sem desperdício de água e reaproveitando a mesma toalha durante toda a estadia. Afinal, na sua casa você não usa uma toalha por dia, não é mesmo?
Escolha meios de transporte menos poluentes
Optar por um transporte público ao invés de priorizar um particular, já é, por si só, uma escolha mais acertada. Mas que tal andar a pé sempre que possível? É mais barato, saudável e tem zero impacto no meio ambiente. Outra opção é o aluguel de bicicleta, muito comum em cidades turísticas.
Apoie a cultura e a economia local
Turismo sustentável também está relacionado com as pessoas e a forma de desenvolvimento de uma determinada cidade. Para que o turismo cumpra seu papel de transformação social, todo o mercado envolvido precisa ser valorizado. Então apoie a economia local, comprando naquele restaurante que valoriza a culinária e os ingredientes produzidos pelos produtores do lugar. Dessa forma, apoiamos as pessoas que vivem desse mercado, garantindo que o turismo seja uma ferramenta de desenvolvimento social sustentável.
Adapte o hábito das lembrancinhas de viagem
Quer mesmo levar algo para um amigo, um familiar? Então escolha algo realmente útil e valorize o trabalho de artesãos locais.
Boicote lugares que violam direitos básicos
Há inúmeros atrativos turísticos com métodos questionáveis, seja na violação de direitos humanos, dos animais ou do meio ambiente. E turismo sustentável envolve tudo isso. Então não incentive locais que exploram os funcionários, ou que não dão importância a detalhes básicos sobre o meio ambiente ou ainda exploram animais.
Recolha todo e qualquer lixo que produzir
Fique atento aos resíduos que você gera quando visita um local e o destino deles. Não se esqueça que eles são da sua responsabilidade. Então leve sempre um recipiente onde você pode ir recolhendo o lixo durante uma trilha ou recolher os resíduos que você produziu ao passar o dia na praia ou no parque.
Se sobrar um espaço no seu saquinho, que tal ajudar a recolher o lixo daquele turista que estava ao lado e não tem a mesma consciência ambiental que você? Isso ajuda até mesmo outros turistas que podem ver a cena e tomar como lição.
Não recolha nada da natureza
É comum o turista achar que não faz mal pegar uma plantinha durante aquele passeio em áreas ambientais. Mas faz mal sim. Nada de recolher pedras, plantas e muito menos animais. Qualquer detalhe pode prejudicar o ecossistema. O melhor souvenir da natureza são as fotos.
Então, como você viu, existem inúmeros hábitos simples que podem colaborar com o turismo sustentável. Algumas práticas são comuns não apenas durante viagens, mas também no dia a dia. Então o que falta para você fazer escolhas ambientais amigáveis? Veja também a lista com destinos sustentáveis no Brasil.
Pingback: Across the Universe | 10 hotéis sustentáveis ao redor do mundo
Pingback: Across the Universe | 10 resorts na Bahia que vale a pena conhecer - Across the Universe
Pingback: Across the Universe | Lista com destinos sustentáveis no Brasil