Visita à fábrica da Guinness em Dublin

Um dos atrativos mais visitados da Irlanda, a Fábrica da Guinness recebe em média 1 milhão e meio de turistas por ano e é uma boa opção de passeio mesmo para quem não é exatamente um amante da cerveja escura. Nesse texto vamos contar como é a visita à fábrica da Guinness, em Dublin.  A Guinness Storehouse, como é chamado o espaço aberto à visitação, mostra não só o processo de fabricação, mas também outros detalhes do empreendimento como um todo, como a evolução do marketing da marca e as campanhas de publicidade que deixaram a cerveja ainda mais famosa.

Visita à fábrica da Guinness

Engano quem pensa que você visita realmente a fábrica da cerveja. Na verdade a parte aberta aos turistas é quase como um museu. É uma amostra de como as coisas funcionam. Você não chega perto das salas onde a cerveja é realmente produzida, embalada, etc. Mas ainda assim, é muito interessante e interativo. O próprio espaço já é chamativo, uma vez que a estrutura onde os visitantes são recebidos é montada dentro de um prédio em formato de pint (a tradicional caneca de cerveja).

Como é a visita à fábrica da Guinness

O tour não é guiado. Na entrada, você é recepcionado em um amplo salão, recebe instruções sobre a visita e então é liberado. O tour você faz sozinho, com o apoio de um panfleto explicativo (tem em português) e de um audioguia, que você loca se quiser.  O guichê do audioguia fica logo após a entrada e a locação do aparelho custa 1 euro (tem opção de áudio em português, mas já aviso que é português de Portugal).

audioguia e panfleto da Guinness em Português



A visita começa pelo primeiro andar e vai subindo até o 6º. Cada andar, um processo diferente da fabricação ou da história da marca. O tour completo com degustação demora entre 2 e 3 horas. Claro que dá para fazer em menos e mais tempo. Depende do seu ritmo e do seu interesse.

Já decidiu sua hospedagem? Veja onde ficar em Dublin

Visita à Fábrica da Guinness em Dublin

O primeiro andar fala sobre os ingredientes e a história do fundador da cerveja, Arthur Guinness. Tudo é muito interativo e chamativo. Tipo: para falar da água fizeram simplesmente uma cachoeira. Simples assim.

Explicação sobre os ingredientes da Guinness

O espaço é recheado de equipamentos novos e antigos contando a história da cervejaria. As famosas campanhas publicitárias da marca ocupam o terceiro andar inteiro do museu. É legal porque dá para acompanhar não só a evolução da empresa, como da própria cultura.

Campanhas publicitárias da Guinness

A degustação

Uma sala dedicada à degustação dá o gostinho do que está por vir, porque o ápice mesmo do tour fica por conta da Guinness Academy, um espaço onde os visitantes são separados em grupos e um barman ensina como tirar um chopp de Guinness perfeito. Ao fim da explicação, cada um prova o que aprendeu tirando o seu próprio chopp da máquina. Todos ainda recebem um diploma pelo curso rápido.

Como tirar um chopp perfeito

Alí dentro também há restaurantes, para o caso de você não querer tomar a sua Guinness de barriga vazia. Tem opções de lanches rápidos e pratos mais elaborados (muitos feitos com cerveja, inclusive).

Veja também: onde comer bem e barato em Dublin

Restaurante da fábrica da Guinness

Outra opção de local para degustar o seu chopp com calma é o Gravity Bar, que fica no último andar. É um espaço todo de vidro com vista panorâmica e privilegiada da cidade de Dublin. Se quiser, dá para comprar alí mesmo outras bebidas e ficar mais tempo no local. Mas melhor tomar só uma mesmo e dedicar mais tempo para conhecer os melhores pubs de Dublin.

Veja também: porque não alimentar os cervos no Phoênix Park, em Dublin

Gravity Bar na fábrica da Guinness

No fim, não deixe de visitar a lojinha de souvenir da marca. Não tem os melhores preços, mas tem muita coisa bacana. Eu saí de lá até com uma bolinha para a minha árvore de Natal.

Preço da visita à fábrica da Guinness

Dá para comprar na porta, mas é muito cheio e corre o risco de você ficar esperando muito até conseguir comprar e chegar sua vez de entrar. Aconselho comprar com antecedência. Nós compramos nosso ingresso pelo Dublin Pass, agendando data e horário. Não precisamos enfrentar fila nem nada.

O ingresso custa a partir de 18,50 euros por pessoa (crianças de até 5 anos não pagam, entre 6 e 12 anos pagam 5 euros e adolescentes entre 13 e 17 anos pagam 16 euros). Dependendo da data e horário que você pretende fazer a visita, consegue um desconto, mas é mais fácil estar mais caro do que esse valor mínimo (18,50 euros) do que aparecer opção de desconto. Não tem regra certa. É colocar a data que pretende e ir avaliando os melhores preços pelo quadro que aparece no site. 

Ingresso para Fábrica da Guinness

Outra opção é comprar o Dublin Pass, que dá acesso a mais de 30 atrações, incluindo a visita à Guinness. Dependendo da sua programação e do que pretende visitar na cidade, vale muuuito a pena.

Como chegar à fábrica da Guinness

A fábrica da Guinness fica em Dublin 8 (St. Jame`s Gate). É um prédio enorme e não corre o risco de você não ver. O ônibus 123 leva até lá, mas também dá para ir do centro até lá tranquilamente. São 2,5km.

Veja aqui todos os posts já publicados sobre a Irlanda


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Nosso Roteiro: Lisboa | Across the Universe

  2. Pingback: Porque não alimentar os cervos no Phoênix Park em Dublin | Across the Universe

  3. Pingback: Porque não alimentar os cervos no Phoênix Park, em Dublin | Across the Universe

  4. Esse é um dos passeios “obrigatórios” em Dublin né?! Adorei saber mas sobre ele!

  5. maria c
    21 nov 2019

    Morro de vontade de visitar a fábrica da Guinness em Dublin! Eu gostei de saber que a visita é com audioguia.
    Eu prefiro ficar mais livre e passear com mais calma!

  6. Leonardo Vidal
    25 nov 2019

    Curto demais esses tours por cervejarias. Em Amsterdam fiz o da Heineken e gostei muito. Certamente em Dublin eu farei a visita à Fábrica da Guiness. Aliás, muito moderno esse aplicativo da visita. O preço também está valendo.

  7. Adorei saber que dá para visitar a fábrica da Guinness! Meu marido adora visitar cervejarias quando viajamos e achei a dica muito bacana!
    Obrigada por compartilhar!

  8. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Dublin: veja as melhores regiões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *