Porque não alimentar os cervos no Phoênix Park, em Dublin

Pode pesquisar: 9 em cada 10 roteiros de viagem sugeridos para Dublin, na Irlanda, têm como recomendação de “coisas para fazer” alimentar os cervos do Phoênix Park. E é só entrar no parque (que, inclusive, é o maior parque urbano da Europa) que logo você já avista um grupo de cervos e, muito provavelmente, também um grupo de turistas ao lado oferecendo cenouras.

Aceitando as recomendações, também nos aventuramos por lá. Colocamos no roteiro e no dia certo compramos um pacotinho de cenouras no mercado e levamos bem satisfeitos para o parque.

Já decidiu sua hospedagem? Veja onde ficar em Dublin

Cenoura para os veados

Assim que os cervos viram o alimento, se aproximaram rapidamente, fazendo a festa para os turistas afoitos com suas câmeras.

Alimentando os cervos do Phoênix Park

Porque não alimentar cervos no Phoênix Park

Nos divertimos interagindo com os animais, que rapidamente comeram todas as cenouras e ficaram querendo mais. No entanto, só um tempo depois, através de uma amiga que estava fazendo intercâmbio em Dublin, é que descobrimos que a prática de alimentar os cervos do Phoênix Park é proibida.

Parece até meio óbvio que dar comida para animais silvestres não é nada correto, mas na hora, na empolgação, nem paramos para pensar. 

Alimentar cervos em Dublin

Também não vimos nenhuma placa por onde passamos. Só depois, essa mesma amiga fotografou uma placa que encontrou em outro ponto do parque. 

Proibido alimentar os veados no Phoênix Park

Alimentar os cervos do Phoênix Park é uma prática desencorajada pela administração do parque. Um texto no site oficial cita entre os vários motivos, o desequilíbrio do metabolismo do animal, uma vez que os cervos estão acostumados a providenciar a própria comida e passam a ficar dependentes daquilo que é oferecido apenas ocasionalmente por humanos.

Veja também: Visita à fábrica da Guinness em Dublin

Alimentar os cervos no Phoênix Park

Com o novo hábito preguiçoso, o animal pode ficar violento e acabar atacando humanos em busca de comida. O risco pode ser ainda maior em época de acasalamento, que é entre outubro e dezembro.

E você, já fez algo que não deveria durante suas viagens? Conta aí para a gente! 



Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Pingback: Visita à Fábrica da Guinness | Across the Universe

  2. Muito boa informação. às vezes, na ânsia de ter a foto perfeita da viagem a gente acaba fazendo coisas erradas. Agora já sei que não devo alimentar os cervos no Phoenix Park em Dublin, e depois de ler o post, parece tão óbvio que não seria adequado fazer isso… Mas às vezes a gente erra querendo acertar, né?
    obrigada pela informação.

  3. Cíntia Grininger
    20 nov 2019

    Assim como os cervos do Phoenix Park, acredito que alimentar animais silvestres nunca é boa ideia, por mais bem intencionados que estejamos… vide os quatis nos parques de Foz do Iguaçu, que se tornaram até perigosos para os turistas.

  4. Lidiane Costa
    15 fev 2020

    Eu nunca fui alimentar animais em parques, lagoas, lagos… Mas, sei que muitas pessoas fazem sem pensar que pode prejudicar essa questão do metabolismo etc É sempre bom ler posts que nos alertam para esse tipo de conduta “a não seguir”.

  5. Pingback: Across the Universe | Onde ficar em Dublin: veja as melhores regiões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *