Turismo em São Paulo: Mosteiro de São Bento
Um passeio básico pelo centro de São Paulo precisa passar pelo Mosteiro de São Bento. O prédio, onde o Papa Bento XVI se hospedou durante sua visita ao Brasil, em 2007, ocupa quase um quarteirão inteiro e abriga o monastério onde vivem mais de 40 monges, uma faculdade, colégio, biblioteca e teatro, além da igreja (Basílica de Nossa Senhora da Assunção). A principal celebração acontece aos domingos, na missa das 10h da manhã, com o famoso canto gregoriano entoado por um coral e com um órgão de 7 mil tubos.
Mesmo que você não seja religioso e não tenha intenção de participar, vale a pena conhecer. O canto costuma ser admirado por pessoas de várias religiões, que lotam a igreja. Para assistir à missa sentado, chegue cedo ao local. A cerimônia começa com a entrada dos monges, que saem do mosteiro já cantando e fica ainda mais emocionante quando o canto se ajusta à acústica perfeita da basílica.
Aliás, a parte externa do prédio não impressiona além do tamanho, mas o interior da igreja é perfeito. De acordo com o site do mosteiro, a decoração foi feita pelo monge beneditino holandês D. Adelbert Gresnicht em estilo beuronense, combinando elementos das artes egípcia, bizantina e românica.
Leia também: O que fazer em São Paulo – Beco do Batman
Padaria do Mosteiro
Assim que a missa acaba, a mini padaria, montada no fundo da igreja, se abre e você pode comprar alguns dos produtos feitos pelos próprios monges, como bolos e pães. Tinha a intenção de tomar café da manhã alí mesmo, mas além de ter achado os preços um pouco salgados, eu estava só com cartão e eles só aceitam dinheiro e cheque (?).
Acabei não levando nada. Mas a Padaria do Mosteiro, no entanto, não se restringe a esse pequeno espaço. Ela é bem maior e está anexada ao prédio, vendendo inclusive online. Dá para ver todos os produtos disponíveis aqui.
Veja também: Santuário de Aparecida do Norte
O empreendimento existe seguindo a regra de São Bento, do “ora et labora”(oração e trabalho), que dizia que a ociosidade é a inimiga da alma. A ideia é que os monges deveriam se ocupar também de trabalhos manuais, além das orações e leituras. Dizem que as receitas dos pães e bolos são seculares, mas guardadas a sete chaves. O modo de preparo só é passado de monge para monge. Tanto cuidado talvez justifique os preços.
Veja também: roteiro completo de viagem para São Paulo
No último domingo de cada mês, além dos produtos da padaria, os monges beneditinos convidam um chef paulista para promover um brunch, que sempre é acompanhado de uma exposição de arte e boa música. Os ingressos para esse evento específico ainda dão direito a um tour guiado pelo Mosteiro.
Inclusive, é nesse tour dá para ver, entre outros pontos, o local onde o Papa Bento XVI ficou hospedado. No entanto, para garantir o ingresso é preciso reservar com antecendência pelos telefones: (11) 3328-8792 ou (11) 94075-0593. Aqui tem post sobre o Brunch no Mosteiro.
Como chegar
O Mosteiro de São Bento em São Paulo fica no Largo São Bento e o melhor acesso é pelo metrô. Inclusive, a Cecília, do blog Viajante Econômica, tem um post completinho com dicas de passeios baratos em São Paulo e que ficam próximos ao metrô.
Para chegar no Mosteiro é só descer na Estação São Bento. Dalí você já está ao lado também da 25 de março e de outros pontos turísticos mais conhecidos como a Catedral da Sé, o Mercado Municipal, o Farol Santander e o Edifício Martinelli. Tem um tour guiado por São Paulo que visita o Mosteiro e esses outros pontos citados, explicando ponto a ponto. A reserva pode ser feita aqui.
Se pretende fazer alguns passeios nos arredores da cidade, o blog World By 2 tem uma lista com os melhores bate e volta saindo de São Paulo. Vale a pena conferir.
Veja todos os outros posts já publicados sobre São Paulo.
Pingback: Beco do Batman | Across the Universe
Só conhecemos o Mosteiro de São Bento por fora, que arrependimento agora olhando as suas fotos, ele é belíssimo.
Pingback: Across the Universe | 7 destinos para uma viagem de fim de semana
Quero fazer caminho vocacional .
Por gentileza entrem em contato para que eu possa saber os passos para a caminhada
Desculpe, Fábio. Mas esse é apenas um blog de viagens relatando uma experiência visitando o mosteiro. Para essas informações, teria que entrar em contato diretamente com a administração do local.