Tudo sobre a Costa do Sauípe

Praia exclusiva, hospedagem de alto nível e sistema all inclusive. Tudo isso na Bahia, um dos destinos de praia preferido dos brasileiros. Costa do Sauípe é um destino perfeito para família pelas comodidades e pelo sossego. Se está programando uma viagem para lá, veja alguns detalhes que você precisa saber.

Resort All Inclusive no Brasil

Hospedagem em Costa do Sauípe: como funciona

Antes de mais nada, é preciso entender como funciona o complexo. Apesar de antigamente serem propriedades diferentes, agora é tudo um grupo só. Inclusive o mesmo grupo dono do Rio Quente Resorts. Hoje são 10 opções diferentes de hospedagem: 5 resorts e 5 pousadas. Entre os resorts, 3 básicos, 1 médio e 1 de categoria superior.

Ao reservar no Sauípe Resorts ou Sauípe Pousadas, você não escolhe um hotel específico, apenas a categoria. Só no momento do check in, eles te direcionam de acordo com a disponibilidade das “alas”, que é como eles nomearam os resorts após a fusão. São 3 alas: da direita para a esquerda: Mar, Terra e Água. Em um outro post explico melhor como funciona cada tipo de hospedagem na Costa do Sauípe.

Resort All Inclusive | Ala Mar


Entre a ala Mar e Terra ficam as pousadas, que estão um pouco mais afastadas do mar. Mas não são distantes. É que como elas são baixas, de lá não tem vista para o mar. São 5: Pousada Gabriela, Pelourinho, Agreste, Pousada Da Torre e Carnaval. Elas ficam ao redor da Vila Nova da Praia, em prédios mais simples, mas bem charmosinhos. 

É uma opção para quem quer economizar na hospedagem, mas ainda contar com a comodidade do all inclusive. Elas têm restaurante próprio e refeições diferenciadas, além de parque aquático separado. Mas dependendo da época e da lotação, todas as refeições dos hóspedes das pousadas são feitas nos resorts, assim como eles têm acesso ao parque aquático dos resorts. 

Hospedagem em Costa do Sauípe

Sauípe Premium

Caso você queira uma categoria superior a dos resorts, tem o Sauípe Premium Sol, que é considerado o mediano e o Sauípe Premium Brisa, que é o que eles oferecem como sendo o serviço de ponta. Nesse, os hóspedes das pousadas e resorts não tem direito a fazer suas refeições. Sendo área exclusiva dos clientes premium. 

Entre os diferenciais está a qualidade dos produtos oferecidos. Na área externa do Brisa, uma piscina de borda infinita também é apontada como diferencial. 

A praia de Costa do Sauípe

Essa parte do litoral baiano é de mar agitado e, por isso, alguns salva vidas ficam de olho na área durante todo o dia. Logo cedo, eles sinalizam com bandeiras as condições do mar. É um local propício para uma iniciação no surf. Inclusive, uma equipe fica no local oferecendo aulas guiadas para crianças e adultos. 

Praias de Costa do Sauípe

Da ponta sul até a ponta norte da praia que fica de frente ao complexo de Costa do Sauípe são menos de 2Km. São 3 praias: Praia Tranquila, Praia da Oca e Praia Selvagem. São próximas, mas ainda assim, cada uma com suas características. 

Praia Tranquila 

A Praia Tranquila, mais especificamente, em frente a Ala Sol é boa, aberta e tem um detalhe muito interessante: o encontro da água do rio com o mar.

Encontro do Rio do Mar

Encontro do Rio e Mar pela manhã

Além da água ficar bem mais quentinha  nesse trecho (é bem raso) é tranquila, então as crianças fazem a festa. 

Praia Tranquila em Costa do Sauípe

Encontro do Rio e Mar no fim do dia

A Praia Tranquila tem mar aberto e não tem pedras.  O ponto negativo desse trecho da praia é que se você quer beber, precisa voltar para a área de lazer da Ala Sol ou ir até a barraca de praia de frente a Ala Mar. Não é distante, mas com a areia fofa e quente e no sol escaldante, é bem fácil você ter pique para fazer mais que uma viagem até o bar.

Essa parte da praia costuma ser menos frequentada, tanto que no local tem pouco guarda-sol. No entanto, ainda na Praia Tranquila, mas de frente a Ala Mar, fica a maior oferta de cadeiras e guarda-sol. É aqui que fica a barraca dos professores de surf e um quiosque de praia que serve cerveja, água, refrigerante, água de coco, suco e petisco como salgado, batata frita e pipoca. 

Praia Tranquila

Nesse trecho também tem uma feira de artesanato com barracas vendendo biquini, lembrancinhas, saída de praia e outros. 

Praia da Oca

A partir desse trecho, começa a Praia da Oca. A principal diferença é a presença de pedras. A vantagem é que essa área acaba sendo ótima para crianças, porque as pedras fazem barreiras, formando piscinas naturais, com água tranquila e morna. Em frente a Ala Terra tem outra barraca de praia, onde são servidos os mesmos itens. 

Praia com piscinas naturais

A Praia da Oca continua até o Brisa, mas essa área é cheia de pedras e nada convidativa. Ao se hospedar no Brisa, o melhor é seguir para as outras praias. Nesse trecho, inclusive, nem colocam cadeiras e guarda sol, porque realmente nem tem faixa de areia. 

Praias de Costa do Sauípe

Praia de frente ao Sauípe Premium Brisa

Praia Selvagem

Essa fica no extremo norte do complexo, começando quase de frente a Ala Água. E apesar de linda, aqui já não tem nenhum serviço. Acho que por isso é chamada de Praia Selvagem. Não tem pedra, mas se quiser curtir essa praia, leve sua canga. 

Praia Selvagem

Como chegar

O complexo de Costa do Sauípe fica a 80Km de Salvador, mas eles não oferecem o transporte do aeroporto até o resort. Expliquei em detalhes em outro post como chegar em Costa do Sauípe. Tem várias formas e alguns detalhes influenciam na escolha. Mas dá uma olhada no post que você vai entender melhor. 

Quanto custa viajar para Costa do Sauípe

Isso pode variar muito da época, do canal onde você faz a reserva e da promoção que você pegou. Quando fomos, compramos o pacote de 5 diárias para casal, com passagens aéreas e hospedagem no resort all inclusive por R$3,7 mil, saindo de Brasília. Foi um valor bem abaixo da média, pois compramos pelo Zarpo. 

Resort Costa do Sauípe

O Zarpo é um site voltado mais para pacotes de alto padrão e com acesso exclusivo para clientes cadastrados. Já usamos várias vezes e recomendo muito. Dá para fazer seu cadastro aqui para ter acesso às ofertas. De qualquer forma, também é possível fazer a reserva da hospedagem diretamente pelo Booking. Que geralmente é o que mais usamos. Volta e meia aparecem promoções e vantagens bem interessantes, então sempre avalie o que está com oferta melhor. 

As instalações

Ficamos no Sauípe Premium Sol, que é a categoria média dos resorts. O quarto é grande, estilo americano, com uma cama enorme e bem confortável. Nosso quarto era com vista para o mar, o que amamos. Mas se quer mais sossego, talvez seja melhor vista para a mata, já que estar virado para o mar significa estar sujeito ao barulho da piscina. 

Quarto com vista para o mar

Mas não nos incomodamos muito, pois o barulho de verdade era partir das 9h30 e parava às 19h. A estrutura do hotel é linda, com um estilo casarão colonial bem interessante, mas algumas partes deixam a desejar na manutenção. Quando estivemos por lá, os elevadores não estavam funcionando e os corredores destoavam do restante do resort, apontando uma necessidade urgente de reforma. 

No mais, o parque aquático de todas as alas é bem interessante, com boas piscinas. Em todos os resorts tem um bar dentro da piscina principal. 

O All Inclusive de Costa do Sauípe

Tem post bem completinho explicando como funciona o all inclusive de Costa do Sauípe. Eu gostei bastante. É bom entender as regras e o que diferencia na hora da escolha da hospedagem. 

Resort All Inclusive

 

O que fazer em Costa do Sauípe

Como a maioria dos resorts, o Costa do Sauípe costuma receber muitas famílias com filhos, então as atividades para fazer por lá giram basicamente em torno disso. Mas também tem texto explicando todas as opções do que fazer em Costa do Sauípe

Não deixe de ver aqui todos os posts já publicados sobre nossa experiência em Costa do Sauípe. 

Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Carlos
    04 abr 2021

    Estive lá em 2015 no Sauipe Park que hoje se chama Ala Terra, vejo que muita coisa mudou pretendo ir até lá para conferir
    Suas dicas me ajudaram muito
    Obrigado !

    • Maria Simoni Aparecida Faria
      06 ago 2021

      Estive aí em 2012 gostaria de voltar

  2. Dheyne
    18 dez 2022

    Amei as dicas, muito legal. Quero me organizar para ir em breve. Ótimas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *