As opções de passeios em Morro de São Paulo

Quando se fala em Morro de São Paulo, um destino paradisíaco no litoral da Bahia, logo se imagina praias de areias brancas, águas cristalinas e tranquilidade. E de fato, esse é o cenário que você vai encontrar por lá. Mas se você tiver tempo, além de curtir as belas praias, há alguns passeios em Morro de São Paulo bem legais para explorar ainda mais as belezas do arquipélago de Tinharé. 

Piscinas Naturais em Morro

Então nesse post vou relacionar as principais opções de passeios que vão tornar a sua experiência em Morro de São Paulo ainda mais completa. De todo modo, é importante deixar claro que Morro de São Paulo não é um daqueles lugares onde é necessário fazer um passeio diferente a cada dia. 

Passeio de Barco

Na verdade, se tiver pouco tempo disponível, eu aconselharia você a curtir “apenas” a primeira, segunda, terceira e quarta praia mesmo. Que é possível curtir a pé, já são maravilhosas e você já vai ter uma experiência incrível. No entanto, se estiver em busca de novas aventuras, as agências locais oferecem bons passeios. 

Veja também: Pousada em Morro de São Paulo – Nossa experiência na Chez Max

Praias em Morro de São Paulo

Os passeios em Morro de São Paulo

Passeio Volta à Ilha 

Um dos passeios mais procurados é o passeio de Volta à Ilha, que inclui também uma passadinha em Boipeba. Ele dura o dia inteiro e percorre de barco as ilhas do arquipélago de Tinharé. Saindo pela manhã da Terceira Praia, o barco faz paradas nas piscinas naturais de Guarapuá, em Morro de São Paulo, e/ou nas piscinas naturais de Moreré, em Boipeba. 

Piscinas naturais

O almoço é em Boipeba, na Boca da Barra ou na praia da Cueira.

Almoço em Boipeba

Durante o passeio, há ainda paradas em um flutuante em Canavieiras para degustar ostras e na cidade histórica de Cairu, onde é possível visitar o Convento de Santo Antônio. Vale ressaltar que algumas paradas estão sujeitas às condições da maré.

Passeio até a Praia de Garapuá com 4×4

Enquanto no passeio de Volta à Ilha você chega a ir nas piscinas naturais da Praia de Garapuá, o acesso à praia em si é feito somente nesse passeio de 4×4. Ou seja, você só vai conseguir ir até a Praia de Garapuá com esse passeio. A saída é da Segunda Praia em veículos tipo jardineira e dura aproximadamente 6 horas.

Passeio de 4x4 em Morro de São Paulo

Na ida, há uma parada na Quinta Praia de Morro de São Paulo, conhecida como Praia do Encanto. Já em Garapuá, você pode adquirir um passeio extra até as piscinas naturais (geralmente custa R$20) ou alugar uma bicicleta para explorar a Praia de Pratigi, também conhecida como praia deserta.

Banco de areai

Passeio para a Ilha de Boipeba com veículo 4×4 ou quadriciclo

Esse passeio também complementa o passeio de volta à ilha e é dedicado exclusivamente à Ilha de Boipeba. Geralmente, o passeio começa com um percurso de 25km de estrada até o Rio do Inferno, onde atravessa-se de barco até a Praia da Boca da Barra

Estradas em Morro

Uma vez em Boipeba, você terá o dia livre para explorar as principais praias a pé, como a Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré e Praia do Bainema. No retorno, há ainda uma parada rápida na Praia de Garapuá. A diferença entre as opções de veículo (4×4 ou quadriciclo) está no preço, sendo o quadriciclo mais caro.

Passeio de lancha até Gamboa

Se você preferir um passeio mais curto, mas igualmente encantador, essa é uma opção. Apesar de ser possível chegar a pé de Morro de São Paulo até a Gamboa durante a maré baixa (são apenas 2 km), esse passeio de lancha vai além, contornando o norte da ilha e oferecendo vistas deslumbrantes.

volta a ilha

E, mais uma vez, aviso que há variações nas paradas e que tudo vai depender da maré. Mas geralmente, o barco parte da Terceira Praia e faz paradas no paredão de argila da Gamboa, onde os turistas podem desfrutar da “lama terapêutica”. É apontada por alguns como uma argila com propriedades medicinais.

Argila Gamboa

Em maré baixa, também é possível fazer uma parada na Coroa, um banco de areia no meio do mar. 

Passeios em Morro de São Paulo

O passeio inclui ainda uma parada na praia da Ponta do Curral, localizada no continente e que costuma ser mais frequentada pelos próprios locais.

Praia da Ponta do Curral

Tem uma praia rasa e de água bem quentinha. O passeio termina com um almoço na Gamboa do Morro, retornando pelo píer principal da ilha.

Gamboa do morro

Outros passeios em Morro de São Paulo

Além dos passeios mencionados, há outras atividades que você pode explorar em Morro de São Paulo. Uma opção é explorar as principais praias da região. São mais de 10 praias, sendo as 4 primeiras as mais visitadas e facilmente acessíveis a pé. Se preferir, as agências locais também oferecem aluguel de bicicletas, permitindo que você explore a ilha no seu próprio ritmo.

Passeio de Bicicleta em Morro de São Paulo

Outro ponto que merece uma visita é o Forte de Morro de São Paulo, onde você pode apreciar as ruínas da Fortaleza do Tapirundu. Além disso, a visita é gratuita e o pôr do sol nesse local é simplesmente perfeito.

Por do sol no farol

Para os mais aventureiros, considere descer na maior tirolesa do mundo com queda no mar, que fica logo ao lado do Farol.

Tirolesa Morro

Se organize

Em alguns trechos, o assédio dos vendedores da agência pode ser bem chatinho. Então, já se organize para saber que passeios pretende fazer em Morro de São Paulo, reserve tudo no primeiro dia e quando eles abordarem, diga que já está com os passeios fechados e apenas curta suas férias  em um dos destinos mais encantadores do Brasil. 

passeios em morro

Em geral, não há muita variação de preço, nem de serviço. As diferenças fica por conta do atendimento, da estrutura do barco e das paradas que vão ser possível fazer naquele dia. Além disso, o barco oferece algumas bebidas (pagamento à parte). Alguns só cerveja e refrigerante, outros preparam drinks. 

Estrutura dos barcos

Se você ainda não tem indicação, recomendo o trabalho da Dayane, que é da região, é muito dedicada e garante o melhor atendimento. Você pode já chamar ela no whatsapp (75 99888-0221) e deixar os pacotes já reservados. 

Atente-se ao local de saída e chegada do barco. Geralmente partem da segunda ou terceira praia e sempre retornam pelo píer.

Píer de entrada do Morro

E então, já fez um desses passeios em Morro de São Paulo? Nos conte ai nos comentários como foi sua experiência. E não deixe de ver também todos os outros posts já publicados sobre Morro de São Paulo

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Então nos ajude a mantê-lo atualizado.
Fazendo reservas através do link dos parceiros do blog, nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso - em alguns até tem desconto - e ainda ajuda a manter esse conteúdo no ar.  

Planeje sua viagem com os nossos parceiros:

- Escolha e reserve sua hospedagem com o Booking.com
- Pesquise e compre suas passagens com o Skyscanner ou ainda MaxMilhas
- Se preferir, reserve pacotes de viagem com o Zarpo
- Faça cotação de aluguel de carro com a Rentcars
- Faça seu seguro viagem com a Real Seguro
- Reserve seus passeios com a Civitatis
- E não fique sem chip em viagem internacional com Holafly (link com 5% de desconto).

 


Compartilhe este artigo!

Comentários

  1. Maria
    16 jul 2023

    Eu e meu marido fomos ao Morro de São Paulo antes da pandemia,que lugar lindo fomos em todas praias fizemos o passeio ao redor da ilha imperdível comemos uma moqueca na praia da gamboa inesquecível, um dos lugares mais lindos que meus olhos já viram! Saudades, ainda vamos voltar se Deus quiser.

  2. Pingback: Across the Universe | Pousada em Morro de São Paulo: nossa experiência na Chez Max

  3. Tarcísio Caetano de Sousa
    20 jul 2023

    Olha assim como descrito realmente é um dos melhores lugar para viajar tudo de melhor as pessoas da ilha super educados vou pra lá sempre que possível.
    Tarcísio

  4. Pingback: Across the Universe | Guia Viajar Melhor lista 100 lugares incríveis para viajar no Brasil - Across the Universe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *