Paraúna: conhecendo os monumentos naturais da APA Serra das Galés

Uma ótima opção para quem deseja fazer um passeio diferente no estado de Goiás é um bate e volta até Paraúna, município localizado a 157 km de Goiânia. Paraúna se destaca pelas formações rochosas, com grutas, serras, rios e cachoeiras e, acredite vocês, tem até uma vinícola. Então, neste post falo sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra das Galés.

Serra das Galés em Paraúna

Como chegar na Serra das Galés

De Paraúna até Serra das Galés são 27km. O acesso é feito pela GO-050, sentido Rio Verde, onde depois é necessário virar à direita para pegar a GO-411. Dalí é preciso percorrer 16,5 km de estrada de chão, até a entrada da propriedade, que é bem sinalizada. O trecho tem muita areia, mas bom estado de conservação. 

 

A entrada é gratuita e o local não tem nenhuma estrutura.

Entrada da Serra das Galés

De onde você deixa o carro é preciso percorrer uma trilha de 1,2km até que os primeiros atrativos comecem a aparecer. São dezenas de formações rochosas. Mas o destaque vai para Pedra do Cálice, considerada o cartão-postal da cidade.

Pedra do Cálice em Paraúna

No local, é possível observar também outras geoformas denominadas de Pedra da Tartaruga, Lagartixa, Índia, a dos Três Reis Magos, entre outras.

Pedra da Lagartixa em Paraúna

De alguns pontos no alto das rochas, há uma vista deslumbrante de onde se enxerga uma grande faixa de floresta, que pertence ao Parque Estadual de Paraúna. Essa é outra unidade de conservação importantíssima para a preservação da biodiversidade do bioma Cerrado.

Serra das Galés

Já a serra que se vê nesse mesmo horizonte é denominada Serra da Portaria, considerada mística pela população local.

Turismo em Paraúna

Esse, sem dúvidas, é um tipo de passeio que vale muito a pena colocar no roteiro. Eu adorei!

Veja outros posts já publicados sobre turismo em Goiás

Compartilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *